Na contagem decrescente para o arranque dos ‘playoffs’, vamos rever a caminhada da nossa União no campeonato até este momento.

Foi no nosso pavilhão que a defesa do título nacional se iniciou, no dia 7 de outubro, depois de dois dias antes termos conquistado o primeiro troféu da época, a Supertaça.

Na receção ao CAB Madeira, a nossa equipa venceu por 86-56. A partida marcou a estreia oficial de André Bessa, Francisco Albergaria, Marko Loncovic e Thomas De Thaey no nosso “Palco dos Sonhos”.

Foi um excelente início de temporada com vitórias consecutivas até ao primeiro desaire da nossa Oliveirense a 17 de novembro, em Lisboa, frente ao SL Benfica. Como refere o nosso treinador-adjunto professor Carlos Pinto, todos os jogos trazem novas lições.

As aprendizagens foram aplicadas e os nossos rapazes continuaram no trilho dos triunfos. Num leque de 10 vitórias consecutivas, referência à vitória na receção à formação do Esgueira (106-83), assim como o triunfo frente ao FC Porto, antes do embarque rumo à conquista da Taça Hugo dos Santos.

No regresso à competição, a nossa União derrotou o Benfica (92-82). Na partida seguinte voltou a quebrar a barreira dos 100 pontos, aquando a visita aos Galitos Barreiro (70-111). Foi com a marca de 12 vitórias consecutivas para o campeonato que a nossa equipa voltou ao sul de Portugal, já com Marc Eddy Norelia integrado, para mostrar a sua fibra na Taça de Portugal.


Com o foco em definitivo na conquista do bicampeonato, a nossa Oliveirense venceu em Lisboa, atingiu as 15 vitórias consecutivas mas foi travada no Dragão Caixa. Na resposta, quem “pagou a conta” foi o  Terceira Basket (103-75).

“A competividade do campeonato esta época é elevada”. A frase do nosso ‘coach’ professor Norberto Alves tem sido provada ao longo da época e voltou a ser repetida no fim do duelo com o Benfica, no nosso pavilhão, em que o adversário levou a melhor. Ao mesmo tempo, o nosso “homem do leme” sublinha sempre a força e mentalidade dos nossos atletas. Ficou, uma vez mais, provado no jogo que se seguiu, no reduto do Lusitânia (98-100), essa mesma resiliência.

A fase regular do campeonato foi encerrada nos Açores, frente ao Terceira Basket (70-93). Na tabela classificativa, a nossa equipa garantiu a dianteira a duas partidas do fim. A nossa União terminou com 61 pontos, mais dois em relação ao segundo classificado.


A nossa equipa tem, em 32 jogos para o campeonato, uma média de 88 pontos marcados por jogo e de 73 pontos sofridos. No que à 2ª fase regular diz respeito, os nossos atletas Travante Williams e James Ellisor são os pesadelos dos adversários, tendo por jogo, respetivamente, uma média de 18 e 14 pontos.

A nossa União possui a média do campeonato mais elevada no que à finalização em zona de triplo diz respeito (37 por cento). Por sua vez, a concretização em zona de dois pontos está em 52 por cento e, por fim, os lançamentos livres contam em 71 por cento das oportunidades.

O nosso James Ellisor conta com 47 por cento de finalização em zona de três pontos. Por sua vez, o nosso atleta Thomas De Thaey consegue concretizar em 71 por cento das vezes que se encontra em zona de dois pontos. Por fim, o nosso capitão José Barbosa conta com uma média de 6 assistência por partida.

Todas as estatísticas disponíveis no site da FPB.


A reta final pelo sonho do bicampeonato inicia-se frente ao Illiabum Clube
. Esta época, a nossa Oliveirense já encontrou a formação de Ílhavo por três vezes, tendo sempre encontrado o caminho da vitória. O primeiro frente a frente deu-se no embate pela Supertaça (97-89) e seguiram-se dois triunfos para a Liga Placard (75-85; 94-66).

No nosso “Palco dos Sonhos”, as partidas estão agendadas para 9 de maio (quinta-feira, 21h) e 11 de maio (sábado, 21h30). A viagem a Ílhavo será no dia 16 de maio (quinta-feira, 21h).

Os eventuais 4º e 5º jogo serão em Ílhavo no sábado 18 de maio às 16h e em Oliveira de Azeméis na segunda-feira 20 de maio às 21h.


O nosso apoio é sempre crucial para vencer, para caminhar rumo ao nosso maior objetivo. Estamos juntos, porque juntos somos União!

Caminhamos Juntos, Conquistamos Juntos. Somos União!