Cimeira entre líderes com abertura equilibrada
A partida no Pavilhão da Luz arrancou de forma equilibrada. A formação da casa colocou-se na frente do marcador, ao concretizar vários triplos. Do lado oliveirense, De Thaey foi, numa primeira fase, o mais certeiro. No entanto, a formação campeã nacional não era capaz de dar o melhor seguimento a várias jogadas. O primeiro período foi intenso e equilibrado, terminando 24-18. Deste quarto há que realçar a vantagem nos ressaltos ofensivos conquistados pela Oliveirense.

Dez minutos desequilibrados
André Bessa perfurou a defesa adversária no começo do segundo período, o que resultou na conquista de vários lançamentos livres. No entanto, seria um quarto negro para a Oliveirense. A eficácia do Benfica, tanto nos lançamentos como na conquista de faltas, deu a vantagem de 10 pontos. Perante esta situação, o professor Norberto Alves solicitou um desconto de tempo, com o intuito de reorganizar a equipa. A conversa do ‘coach’ com o plantel surtiu efeitos. Coleman ganhou um papel preponderante no registo ofensivo e Balseiro acertou o primeiro triplo da União. Contudo, o efeito foi curto. O Benfica alargou a vantagem para 15 pontos, face à menor eficácia e organização da Oliveirense.
O segundo período fechou com 51-34 no marcador. Ao intervalo, destaque para o nosso melhor marcador Coleman (12 pontos), e para Balseiro (8 pontos). Nos 20 minutos que restavam jogar no Pavilhão da Luz, era exigida à Oliveirense nova postura, melhor organização defensiva e maior eficácia.

Lutar pela reviravolta
A Oliveirense entrou na segunda parte mais pressionante e pronta a inverter o rumo dos acontecimentos. Coleman, Ellisor e Travante mostraram perfeito entrosamento. Das combinações eficientes, resultaram lançamentos livres e vários pontos. Neste período, a luta pela posse de bola intensificou-se. Foi notória a melhoria defensiva da Oliveirense. A eficácia do Benfica mantinha-se, comprovada pela quantidade de triplos concretizados. A União procurava reduzir a desvantagem, sempre impulsionada pelos adeptos presentes. Nesta fase de jogo, a diferença no marcador foi um autêntico sobe e desce.
No fim do terceiro quarto, o placar mostrava 71-58.

Fim digno
No basquetebol, uma desvantagem rapidamente pode ser invertida. Foi com esta mentalidade que a Oliveirense entrou no último período. A conquista de vários ressaltos, pontos e alguma irregularidade da parte do Benfica provavam ser possível batalhar pela vitória. O relógio não parava e a tensão aumentava. Junto ao ‘court’, o treinador Norberto Alves pedia calma. O Benfica guardou a vantagem até ao término da partida.

O jogo encerrou 83-75.

A época é longa, todos os jogos contam. No próximo sábado, dia 24 de novembro, recebemos o Galitos Barreiro. O jogo realiza-se às 21 horas, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.

Sonhamos juntos, lutamos juntos, conquistamos juntos. União!