A Arena de Ovar recebeu a trigésima quarta edição da Supertaça de Basquetebol masculino. Os adeptos da Oliveirense estiveram em maioria, ocupando grande parte das duas bancadas centrais. O pavilhão que serve de casa à AD Ovarense pintou-se vermelho e amarelo, concretizando o desejo da Federação Portuguesa de Basquetebol, que ofereceu t-shirts no ato de compra dos ingressos.

 

Entrada fulgurante de ambas as equipas

O começo da partida deixou o público ao rubro, dada a intensidade que foram jogados os primeiros minutos. Tanto a Oliveirense como Illiabum procuraram, desde o princípio, ganhar vantagem no marcador. Foram os campeões nacionais, empurrados por toda a massa associativa presente, que conseguiram garantir a frente do jogo. No final do primeiro período, a nossa equipa já tinha concretizado 24 pontos. Por sua vez, o Illiabum ficou nos 20 pontos.

Destaque para De Thaey que concretizou dois triplos, assistido por James Ellisor. O americano desde cedo assegurou o sucesso das jogadas, através de receções e passes certeiros, tanto na zona do garrafão como na do meio-campo.

 

Barbosa encontra a porta da muralha de Ílhavo

Iniciámos o segundo período com André Bessa e João Guerreiro em campo. A tática defensiva da União passou a ser feita à zona. O Illiabum entrou mais agressivo, com defesa cerrada e ataque letal.

A quatro minutos do intervalo, José Barbosa conseguiu um triplo para Oliveirense que foi a chave que desbloqueou a muralha da formação de Ílhavo. A União conseguiu alargar a vantagem para dez pontos. No entanto, o Illiabum respondeu prontamente, e encurtou a vantagem oliveirense para seis pontos. Ao intervalo, o resultado registado era de 46-40, a favor dos nossos campeões.

 

Travante Williams: um espetáculo, dentro do espetáculo

Se a entrada do Illiabum no segundo período foi agressiva, então no terceiro período foi avassaladora. Em apenas dois minutos de jogo, a formação de Ílhavo deu a volta ao resultado. Como seria de esperar, e é habitual, os adeptos afetos à Oliveirense não permitiram que a equipa esmorecesse e fizeram-se, sempre, ouvir.

O jogo não estava fácil, uma vez mais com o Illiabum forte, tanto na defesa como no ataque. As dores de cabeça para o coach Norberto Alves aumentaram quando Eric Coleman caiu, muito queixoso, no chão. Na sequência de uma bola disputada, Coleman caiu sobre o cotovelo e joelho esquerdo. O atleta americano não regressou ao court, alongando e massajando a zona ferida junto à entrada para os balneários.

Travante Williams brilhou na partida no terceiro período. Com vários lances livres e jogas estudadas concretizadas, o jogador americano ajudou a fazer crescer a vantagem da Oliveirense. As respostas do Illiabum foram constantes mas Travante estava imparável. Lançamentos concretizados, pontos e faltas ganhas. O atleta da Oliveirense foi um espetáculo, dentro do próprio espetáculo. A conexão forte com o público foi sempre visível, através dos vários festejos.

No término do terceiro período, a Oliveirense permanecia na frente, mas apenas por dois pontos (67-65).

 

Dez minutos impróprios para cardíacos

Últimos dez minutos de jogo. Ambas as formações estavam decididas a deixar tudo em campo para conquistar a Supertaça.

O quarto período ficou marcado pelas decisões controversas da equipa de arbitragem, pelos ânimos exaltados nas bancadas e pela indefinição no resultado. Em poucos minutos, a Oliveirense ficou sem José Barbosa e Travante Williams, ambos expulsos por acumulação de faltas. Sem dois pilares no equilíbrio da equipa, a coesão ofensiva foi determinante para fazer frente ao adversário.

As claques faziam-se ouvir, a emoção estava ao rubro. A liderança no resultado foi alternando e poderia ter caído, no último lance, para a Oliveirense, mas Ellisor não conseguiu concretizar. Tinha chegado a hora do primeiro, e decisivo, prolongamento.

 

União, coesão, domínio e a vitória

Entrámos no prolongamento focada em terminar de imediato com o jogo. James Ellisor e Loncovic reentraram na partida com quatro faltas, qualquer erro podia significar mais uma baixa para a Oliveirense. Foi precisamente o jogador português que concretizou os primeiros pontos da União no recomeço da partida. João Balseiro e James Ellisor conduziam as jogadas, tanto no capítulo ofensivo como defensivo.

Embalados pelo apoio da ensurdecedora massa associativa, a Oliveirense conseguiu uma vantagem de oito pontos. O apito final mal foi ouvido, dada a intensidade dos cânticos e festa por parte dos oliveirenses. A Oliveirense derrotou o Illiabum por 97-89. Um jogo digno de campeões, muito disputado e intenso.

 

Vitória saborosa mas foco no futuro (muito) próximo

No rescaldo ao jogo, o coach Norberto Alves mostrou alguma preocupação quanto à recuperação física dos seus jogadores, pensando já no jogo deste domingo, para o campeonato, frente ao CAB Madeira. O treinador da Oliveirense frisou também alguns aspetos táticos a melhorar, e considerou “o apoio do público muito importante”.

As palavras de Norberto Alves foram as mesmas de José Barbosa. O capitão da Oliveirense considera que há a melhorar “a partilha da bola e a serenidade em campo”. José Barbosa destacou o facto de “a Oliveirense jogar em casa”, dada a presença de imensos adeptos nas bancadas da Arena de Ovar.

James Elissor, um dos atletas em maior destaque no jogo, sublinha a entrega da equipa ao jogo e ao objetivo de conquistar a Supertaça. O atleta americano agradeceu a todos os adeptos a presença na final, e sublinhou a conexão existente entre jogadores e adeptos.

Estreamo-nos no campeonato este domingo, no Pavilhão Dr. Salvador Machado, frente ao CAB Madeira. O jogo realiza-se às 17 horas e tem transmissão na RTP2.