No passado domingo, dia 7 de abril, a nossa Oliveirense recebeu e venceu o Terceira Basket. Nos momentos que antecederam o duelo, o nosso ‘coach’ Norberto Alves recebeu a distinção de melhor treinador do mês de março, sem esquecer os adjuntos.


A partida contou com transmissão no canal de YouTube da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Um início de jogo demolidor que marcou o encontro de forma decisiva. Superioridade na “luta” das tabelas (18 – 4 em ressaltos) e uma percentagem de lançamento de campo muito boa (61%) marcaram a diferença nos 10 minutos iniciais. 36 pontos marcados e apenas 16 sofridos dizem bem da diferença de argumentos entre as duas equipas.

Com uma “almofada” de pontos tão confortável para gerir, o 2º quarto permitiu uma rotação em campo de onze jogadores sem perder a eficácia ofensiva. Na equipa do Terceira Basket destaque neste quarto para as performances de Skyler White (11 pontos) e de Sérgio Silva (6 pontos e 4 assistências). Foram eles os responsáveis pelo parcial mas produtivo da equipa forasteira (25 – 25) mas que nem assim foi capaz de reduzir a diferença pontual.

Ao intervalo: U.D. Oliveirense 61 – 41 Terceira Basket.


Com o recomeço da partida, o jogo foi dando sinais de que estava “traçado” o desfecho final. A nossa União controlava a partida de forma segura, com uma gestão do tempo de jogo e do desgaste físico dos jogadores à medida dos acontecimentos, não permitindo aproximações no marcador. No final do 3º quarto o resultado era de U.D. Oliveirense 86 – 60 Terceira Basket.

Para os dez minutos finais, apenas faltava saber se a nossa União conseguia chegar aos três dígitos no marcador. Sem perder espetacularidade, o jogo segue no ritmo que mais convém à equipa, para gáudio dos presentes que puderam continuar a assistir a bons momentos de basquetebol.

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: UD Oliveirense 36-16 Terceira
  • 2º Quarto: UD Oliveirense 25-25 Terceira
  • 3º Quarto: UD Oliveirense 25-19 Terceira
  • Último Quarto:  UD Oliveirense 17-15 Terceira
  • Resultado Final: UD Oliveirense 103-75 Terceira


Destaque individual para o nosso atleta James Ellisor que fez um duplo-duplo (20 pontos / 10 ressaltos) e foi o MVP da partida com 26,5 de valorização.

Atleta / Pts / RES / AS
Williams / 18 / 5 / 1
Coleman / 0 / 3 / 2
André Bessa / 9 / 2 / 2
Barbosa / 11 / 1 / 6
João Guerreiro / 10 / 6 / 1
Francisco Albergaria / 0 / 0 / 0
Renato Azevedo / 0 / 1 / 2
Rui França / 1 / 0 / 0
João Balseiro / 14 / 1 / 3
M. Norelia / 10 / 9 / 1
James Ellisor / 20 / 10 / 1
Marko Loncovic /10 / 7 / 0

Todas as estatísticas para consultar aqui e aqui.

Segue-se uma paragem no campeonato para o evento “All-Star”, que vai decorrer em Portimão. Vamos estar representados pela nossa equipa técnica e pelos nossos atletas João Guerreiro, Travante Williams e James Ellisor. A Liga Placard regressa no próximo dia 19 de abril (sexta-feira), aquando o duelo no pavilhão da AD Ovarense.

Obrigado a todos os nossos adeptos que compareceram e guiaram a nossa equipa para uma nova vitória e para uma liderança mais alargada. Caminhamos Juntos, Vencemos Juntos. Somos União!