A nossa Oliveirense regressou este sábado ao nosso Pavilhão Dr. Salvador Machado, mais de dois meses depois. Na antevisão ao duelo com o Sporting CP, o nosso capitão Renato Azevedo, e o nosso poste João Guerreiro, analisaram a importância desta jornada da Liga Betclic.

Numa partida que contou com transmissão na FPBTV, os primeiros pontos da nossa Oliveirense surgiram das mãos do nosso poste Ricardo Monteiro e do nosso extremo João Balseiro, ambos junto ao cesto adversário. Intenso, o jogo contou com aguerridas disputas desde princípio e, com os nossos adeptos a darem voz ao espetáculo a cada segundo, o entusiasmo convidou os nossos atletas a assumirem a dianteira do marcador.
Perante uma Oliveirense organizada e eficaz, o técnico leonino recorreu ao time-out para ajustar a estratégia. Contudo, a estratégia contrária não surtiu efeito e o primeiro quarto a encerrou em 19-10.

O segundo parcial abriu com a reação verde e branca, que encurtou a desvantagem. Numa fase em que a solidez defensiva dos visitantes estancou a força ofensiva da nossa equipa, sobretudo através do bloqueio junto à tabela, o nosso coach João Figueiredo pediu para interromper o cronómetro e reuniu o grupo. As coordenadas transmitidas foram aplicadas minutos mais tarde, quando a partida já se encontrava igualada. O nosso Ricardo Monteiro desatou o nó na linha de lance livre, mas o Sporting sabia o peso de nova derrota, pelo que não permitiu o dilatar da desvantagem.

Até ao intervalo, o nosso extremo Zane Waterman esteve encarregue de rubricar novo triplo, decisivo para a nossa equipa liderar aquando o recolher aos balneários (37-33). Ao analisar o quadro estatístico na pausa, realce para o nosso extremo Ricardo Monteiro, o atleta mais pontuador (14); o nosso atleta Shaun Willett, que já havia conquistado sete ressaltos; e o nosso base Derrick Colter tinha registado três assistências. A nossa União liderava o capítulo dos ressaltos (22), das assistências (7) e dos pontos a partir de turnovers (4). O acerto na linha de lance livre era outro elemento dado a salientar, com os nossos atletas a converterem sete oportunidades em oito possíveis.

O penúltimo parcial arrancou com o fulgor que o anterior havia terminado, dentro e fora do court. Se a nossa equipa voltou a encontrar a fluidez pretendida em zona ofensiva, o adversário respondia em medida idêntica. Numa via de alta velocidade no que à emoção diz respeito, o espetáculo estava na mão daqueles que melhor temperavam as decisões. Com as emoções ao rubro, a formação leonina soube jogar com frieza e operou nova reviravolta no resultado. A resposta surgiu pela velocidade e bailado de Shaun Willett, e, segundos mais tarde, a nossa casa saltou e foi ao rubro com o triplo do nosso base Francisco Albergaria.

À partida para o último quarto, depois do empate a 19 pontos no parcial anterior, a nossa Oliveirense apenas tinha o extremo Ricardo Monteiro condicionado por faltas (3), pelo que seria monitorizado consoante o desenrolar do duelo. O domínio nos duelos aéreos, a coesão tática e o foco permanente permitiram alargar a vantagem, ponto a ponto. Ao mesmo tempo, as faltas acumuladas pelos atletas adversários obrigaram o timoneiro verde a branco a promover alterações, o que, importa ressalvar, não conduziu ao declínio de qualidade na partida.

Face à boa entrada do Sporting neste período derradeiro, o nosso Shaun Willett foi responsável por colocar a nossa equipa de novo na frente. A partir da linha de lance livre a nossa Oliveirense sustentou a vantagem, e os momentos defensivos, coesos e ensurdecedores, foram um dos pilares para a exibição. Cada bola passada, disputada, que castigava o aro, era motivo para o turbilhão de emoções expressadas no banco, nas bancadas e no court, sublinhando a certeza do nosso rumo: ser União.

A nossa equipa teve a chave para selar o triunfo, de novo a partir da linha de lance livre, porém as oportunidades concretizadas deixaram o Sporting somente a três pontos. Em cima da buzina final, surgiu um lançamento em zona exterior para o adversário, mas não foi convertido. A satisfação, e alívio, eclodiram de seguida no nosso pavilhão. No parcial com menos pontos marcados (13-14), foi importante manter o domínio nos ressaltos (13 vs. 5). Neste regresso a casa, a nossa União triunfou por 69-66.

A nossa equipa foi superior no capítulo dos ressaltos (44), dos pontos em segunda tentativa (11) e dos lances livres (16 em 22). No quadro estatístico individual, o nosso atleta Shaun Willett foi quem mais pontuou (21) e o líder dos ressaltos (12).

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: UD Oliveirense 19-10 Sporting CP
  • 2º Quarto: UD Oliveirense 18-23 Sporting CP
  • 3º Quarto: UD Oliveirense 19-19 Sporting CP
  • 4º Quarto: UD Oliveirense 13-14 Sporting CP
  • Resultado Final: UD Oliveirense 69-66 Sporting CP

Para além do nosso Shaun Willett, o MVP do encontro, importa destacar também a exibição do nosso poste Ricardo Monteiro (16pts / 2res).

Atleta / PTS / RES / AST:
Shaun Willett / 21 / 12 / 0
Feliciano Neto / 0 / 0 / 0
Derrick Colter / 7 / 1 / 5
Ricardo Monteiro / 16 / 2 / 0
João Grosso / 0 / 3 / 2
João Guerreiro / 3 / 3 / 0
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Zane Waterman / 5 / 6 / 1
Pedro Catarino / 4 / 0 / 1
João Balseiro / 2 / 2 / 1
Raven Barber / 6 / 8 / 0
Francisco Albergaria / 5 / 3 / 4

Todas as estatísticas podem ser consultadas no site da FPB e da FIBA.
Todas as fotografias da receção ao Sporting CP estão no nosso Facebook.

Depois do emocionante regresso ao nosso pavilhão e às vitórias, mantemos o quarto lugar na Liga Betclic.
Obrigado aos nossos adeptos que fizeram parte de uma noite em que, como sempre e tão bem sabemos, construímos o espetáculo em União.
Na próxima quarta-feira (13 de abril), às 18h, a nossa Oliveirense viaja até Lisboa para medir forças com o SL Benfica. O encontro vai ser transmitido pela FPB TV e BTV.

Vencemos Juntos, Crescemos Juntos.
Somos União!