A nossa Oliveirense regressou este domingo ao espetáculo da Liga Betclic. Na antevisão ao desafio em Guimarães, frente ao Vitória SC, o nosso coach João Figueiredo e o nosso atleta Shaun Willet lançaram a partida.

O encontro, a contar para a 17ª jornada do campeonato, estava em atraso e contou com transmissão na app FPB TV. O nosso equipamento vai, doravante, contar com uma singela, mas honesta, homenagem a uma das maiores referências na família Oliveirense Basquetebol: José Ribas.

A nossa equipa entrou melhor no jogo e garantiu desde princípio a frente do marcador. Os cestos concretizados na linha de três pontos foram essenciais para a vantagem conseguida. Ainda assim, e como é sabido, a formação vimaranense gosta de competir, pelo que aproveitou turnovers para encurtar distâncias.

Nos segundos finais do quarto inicial, o nosso atleta Pedro Catarino aproveitou para somar pontos. Quando a buzina deu por terminado este parcial, a nossa União vencia: 20-29.

O caminho para o intervalo foi feito com intensidade e emoção. Se, por um lado, o Vitória procurava empatar o encontro, por outro a nossa equipa foi capaz de forçar o erro adversário. Os nossos atletas controlaram o espaço aéreo defensivo, conquistando 11 ressaltos nessa zona.

O nosso base Derrick Colter fechou a contagem do segundo quarto, serpenteando entre os adversários e lançando dentro da área vimaranense. O intervalo chegou com 33-46 no marcador, e com os nossos atletas João Balseiro (8pts / 1res) e Zane Waterman (7pts /9res / 1as) em destaque.

A nossa Oliveirense dilatou a vantagem no reatar do jogo, e o nosso atleta Shaun Willet foi a principal referência ofensiva. Contrariando o jogo de ataque do Vitória, e organizados em toda a zona adiantada, o nosso espetáculo encheu o court. Fechado o terceiro quarto, o marcador anotava: 45-65.

No último quarto, a formação vimaranense apostou em reduzir a distância, sobretudo a partir de zona exterior. Contudo, o foco da nossa União não esmoreceu e, com velocidade, o espaço em terreno ofensivo foi aproveitado. A entreajuda foi um dado importante neste parcial, com os nossos atletas a registarem cinco assistências.

A buzina confirmou novo triunfo da nossa Oliveirense (69-85), que consolidou o 4º lugar na tabela e está, assim, mais próxima de confirmar a presença no principal grupo da 2ª fase da Liga Betclic.

A nossa União foi superior no capítulo dos ressaltos (46), sobretudo em zona defensiva (38). Destaque também para o capítulo das assistências (14), dos pontos a partir do banco (29) e para a eficácia na linha de lance livre (12 em 14).

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: Vitória SC 20-29 UD Oliveirense
  • 2º Quarto: Vitória SC 13-17 UD Oliveirense
  • 3º Quarto: Vitória SC 12-19 UD Oliveirense
  • 4º Quarto: Vitória SC 24-20 UD Oliveirense
  • Resultado Final: Vitória SC 69-85 UD Oliveirense

O nosso atleta Shaun Willet foi o elemento com maior valorização: 24 pontos, sete ressaltos e duas assistências. Por sua vez, o nosso atleta Zane Waterman (12 pts, 14 res, 2 as) esteve também em evidência.

Atleta / PTS / RES / AST:
Shaun Willett / 24 / 7 / 2
Feliciano Neto / 2 / 0 / 0
Derrick Colter / 8 / 1 / 3
Ricardo Monteiro / 2 / 6 / 0
João Grosso / 5 / 2 / 2
João Guerreiro / 7 / 2 / 0
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Zane Waterman / 12 / 14 / 2
Pedro Catarino / 5 / 2 / 2
João Balseiro / 10 / 4 / 1
Raven Barber / 8 / 5 / 0
Francisco Albergaria / 2 / 0 / 2

As estatísticas da partida no reduto do Vitória SC podem ser consultadas no site da FPB e da FIBA. As fotografias do desafio são para conhecer no nosso Facebook.

Obrigado aos nossos adeptos que marcaram presença em Guimarães e ajudaram à conquista da vitória no reduto vimaranense.

No calendário da nossa equipa segue-se a deslocação a Lisboa, ao pavilhão do Sporting CP. O desafio está agendado para as 21h30 do próximo sábado (12 de março) e vai ser transmitido na app da FPB TV e no canal do clube leonino.

Vencemos Juntos, Crescemos Juntos.
Somos União!