Durante a época 2021/22, várias equipas da Liga Betclic lidaram com surtos de covid-19, e a nossa Oliveirense não foi exceção. Por isso, as jornadas do campeonato têm sido disputadas fora da sequência prevista. Uma vez que ainda existem partidas por disputar, a FPB optou por reformular o calendário do campeonato e da Taça de Portugal. Na base desta decisão estão os compromissos de SL Benfica e Sporting CP na FIBA Europe Cup, assim como os jogos de Portugal a contar para o apuramento FIBA World Cup 2023, agendados para junho.

Hora de reunir a família, União: vamos explicar o que mudou!

Conclusão da 1ª fase da Fase Regular da Liga Betclic

A nossa Oliveirense apenas regressa ao espetáculo a seis de março, aquando a partida no reduto do Vitória SC (jornada 17).

Uma semana depois, a 12 de março, a nossa União viaja até Lisboa para medir forças com o Sporting CP, em jogo da 21ª jornada da Liga Betclic. A emoção no Pavilhão João Rocha fervilha a partir das 21h30.

A nossa equipa voa até à Madeira para acertar calendário no dia 19 de março. A partida no reduto do CAB Madeira, a contar para a 20ª jornada, inicia às 15h.

Encerramos esta fase do campeonato no dia 26 de março no Dragão Arena, casa do FC Porto (jornada 22). Depois de completo o calendário, a tabela vai ser dividida em três grupos de quatro equipas. Por isso, para garantir o fator “casa” nos play-offs, importa à nossa Oliveirense perfilar entre o quarteto da frente.

A renovada 2ª Fase da Liga Betclic

Na procura de libertar datas e prevenir novos acertos de calendários, a FPB entendeu que a divisão da tabela em três grupos seria a decisão mais benéfica para todos os clubes. Assim, ao longo do mês de abril, vão ser realizadas seis jornadas, ao invés das dez previstas anteriormente.

Para os play-offs vão seguir as quatro equipas do grupo principal e do grupo secundário. Já no terceiro grupo, a equipa com menos pontos acumulados é despromovida à Proliga, e os dois classificados acima vão disputar o play-out.

Taça de Portugal versão 2021/22

Esta época, a fase final da Prova Rainha do basquetebol português vai envolver oito equipas, libertando a data dos quartos de final, que estavam agendados para 23 de março. Neste momento alto da época, disputado entre seis e oito de maio em Albufeira, vai estar presente a nossa União, que vai defrontar o FC Porto nos quartos-final. O cartaz conta também com o SL Benfica, o Vitória SC, a AD Ovarense, o Sporting CP, o Imortal BC e o Illiabum.

A nossa Oliveirense derrotou a formação do Galitos do Barreiro (93-67) nos oitavos da Taça de Portugal.

A emoção dos play-offs

A reta final da Liga Betclic começa no dia 11 de maio e o troféu será levantado já no mês de junho.

Disputada entre os oito melhores classificados, a primeira eliminatória, a disputar entre 11 e 17 de maio, tem uma particularidade: só pode chegar aos três duelos. Deste modo, o jogo de desempate é realizado em casa do melhor classificado. Uma vez mais, a FPB procurou libertar datas e prevenir novos acertos de calendário.

As meias-finais são para acompanhar entre 21 e 31 de maio. Os jogos que decidem a/o vencedor(a) da Liga Betclic começam no quarto dia de junho e podem estender-se até dia 14 desse mês.

Datas guardadas, estamos preparados para mais espetáculo, e unidos rumo aos nossos objetivos!

Caminhamos Juntos, Crescemos Juntos.
Somos União!