Foi no passado fim de semana, entre 1 e 3 de julho, que os nossos atletas sub-14 alcançaram o topo da fase final distrital. Ante o Beira-Mar, o GRI Brandoense, a AD Ovarense, a AD Sanjoanense e o Clube dos Galitos, a nossa União somou quatro triunfos. As partidas tiveram lugar no Pavilhão Professor Aristides Hall, complexo desportivo da Universidade de Aveiro, e contaram com tremendo apoio aos nossos rapazes!

Está na hora de recordar o trajeto percorrido!

A partida inaugural, decorrida na noite de sexta-feira (1 de julho), foi de sucesso para os nossos atletas, uma vez que derrotaram a Ovarense (43-35). Na manhã seguinte, a nossa Oliveirense abriu o espetáculo com novo triunfo, desta feita perante o GRI Brandoense (27-53). Horas depois, durante a tarde, vitória no duelo com a Sanjoanense (55-40).

A nossa equipa partia para o último dia de competição na liderança do grupo, partilhada com o Beira-Mar, que também havia somado seis pontos. Por sua vez, o Galitos seguia no encalço com cinco pontos.

O jogo ante o Galitos encerrou a manhã de domingo. Numa partida disputada até ao último instante, os pormenores ditaram a vitória do adversário (39-37). Apesar do resultado, a nossa União dependia apenas de si para se sagrar campeã distrital. Face a novo triunfo do Beira-Mar no penúltimo jogo, e do Galitos na partida final, os nossos atletas estavam obrigados a vencer por pelo menos três pontos.

Escassos minutos após as 18h, a bola foi lançada no Pavilhão Prof. Dr. Aristides Hall. O complexo esteva repleto de pais e adeptos da nossa Oliveirense, honrando o nome e os valores do nosso clube. Os derradeiros esforços decidiam o sucesso da nossa equipa de sub-14, ante o Beira-Mar.

A nossa Oliveirense dominou a maioria do duelo, conseguindo alargar a vantagem para lá da dezena de pontos. Contudo, nos minutos finais, o adversário aurinegro encurtou distâncias e fez prevalecer a incerteza e emoção até ao último segundo. Um lançamento falhado, em zona exterior, coincidiu com o soar da buzina…e a festa dos nossos Campeões Distritais Sub-14 Masculino! O jogo terminou 37-41 para regozijo de quem vestia as cores da nossa União!

Seguiram-se abraços, saltos e festa pura, apenas possível pelo esforço investido pelos atletas, treinadores e pais ao longo da época. O nosso Francisco Ruela, dorsal nº23, foi considerado o MVP da fase final distrital. Depois, a taça foi entregue ao capitão Rodrigo Torcato, que junto dos colegas encetou novos momentos de comemoração.

No Facebook da nossa formação surge uma mensagem dedicada aos técnicos, seccionistas e pais: “Aos treinadores Vítor Martins, André Gaspar e Bruno Ferreira obrigado por ajudarem estes rapazes a crescer; aos seccionistas Diogo e Hugo um obrigado por todo o apoio logístico. Aos nossos pais, nem há palavras, que grande apoio ao longo de toda a época, os vossos filhos agradecem”. Para esta fase decisiva, os nossos sub-14 contaram também com a ajuda de João Abreu e Mariana Gaspar, assim como com a presença de Sandro Oliveira e Hélder Albergaria.

Finda a época 2021/22 dos nossos sub-14 masculinos, importa descansar, saborear a conquista e recordar os meses de regresso à competição. Cada passo define o futuro, e aquele firmado em Aveiro será, certamente, muito importante. Parabéns a todos que contribuíram para esta conquista, que engrandece a formação da nossa Oliveirense, atestando a qualidade do trabalho desenvolvido e das sinergias criadas.

Todas as partidas da fase final distrital podem ser consultadas no YouTube da Associação Basquetebol de Aveiro.

O futuro é brilhante. Somos Campeões Distritais de Sub-14!

Crescemos Juntos, Vencemos Juntos.
Somos União!