Nesta fase da transição entre épocas, recordamos a primeira edição da Oliveirense Basquetebol Summit. Na noite de 22 de novembro de 2019, no cinema Gemini, conhecemos o passado da nossa União, celebramos o presente e projetamos o futuro. A apresentação esteve ao encargo do nosso Paulo Bastos.

O conhecimento do passado permite justificar o presente e projetar o futuro. Por isso, para revelar as histórias do nosso basquetebol, reunimos o antigo capitão João Abreu, os ex-dirigentes Jorge Casimiro e Olímpio Costa, e o professor Carlos Pinto (à data técnico adjunto). A conversa, mediada por Hermínio Loureiro, permitiu valorizar o crescimento acumulado nas diferentes décadas, e partilhar com os presentes os valores inerentes aos diferentes capítulos compostos. O painel de oradores recordou a cronologia da nossa Oliveirense Basquetebol e debateu os próximos passos a dar.

Um dos momentos marcantes da noite aconteceu aquando da subida a palco de Manuel Carlos, antigo atleta do nosso basquetebol. Presenciou as primeiras competições da nossa Oliveirense, pelo que a nossa história foi relatada na primeira pessoa. Para os presentes no Summit foi um privilégio escutar as memórias únicas de Manuel Carlos. O legado que nos deixa é de resiliência e paixão ao jogo e ao clube.

Numa noite animada pelas nossas cheerleaders, escutamos de seguida o vice-presidente da nossa Oliveirense, e responsável pela secção de basquetebol, Hélder Albergaria. A primeira intervenção da noite serviu para sublinhar as conquistas acumuladas, sobretudo os recentes campeonatos, mas também para esclarecer os esforços necessários para atingir tal nível competitivo. De novo, foi reforçada a necessidade planear o futuro.

O futuro da nossa Oliveirense Basquetebol está assente na formação de atletas e cidadãos íntegros, capazes de honrar a instituição que representam. O projeto da formação e do minibasquetebol foi divulgado pelos diretores e coordenadores Sandro Oliveira, Vítor Martins e Rui Resende. Conhecedores do caminho a percorrer a par dos mais novos, o trio partilhou as metodologias de ensino, as sinergias que viabilizam o projeto, e as mais-valias de inscrever as crianças e jovens nestes escalões.

Um dos momentos altos da noite foi reservado para a intervenção do professor Norberto Alves, àquela data coach da nossa Oliveirense. Sempre convicto do destino traçado, partilhou o balanço dos capítulos compostos, e recordou algumas histórias. Além disso, comentou o trabalho a desenvolver pela equipa técnica, atletas, staff e adeptos. Por fim, Norberto Alves salientou a importância de a aventura ser planeada no âmbito financeiro, a fim de estruturar um projeto de longo-prazo, capaz de conjugar a autenticidade, a ambição e o contínuo progresso.

A primeira edição do nosso Summit contou com diversos momentos de entretenimento. Além das atuações das cheerleaders, foram apresentados os vários produtos da nossa loja, com particular destaque para os três equipamentos da época.

Havia chegado o momento de o diretor da comunicação da nossa Oliveirense Basquetebol assumir a palavra. João Gaspar apresentou a equipa de voluntários que contribui para o enriquecimento da imagem da secção, através de fotografias, vídeos, entrevistas, conteúdos de redes sociais e artigos escritos. Além disso, o nosso diretor de comunicação explicou a importância de investir na modalidade. Aliás, três anos depois, essa mudança ainda está a ser desenvolvida no basquetebol nacional. Portanto, a nossa comunicação provou estar um passo à frente, consciente da respetiva missão: enriquecer o elo entre a equipa, os adeptos e o clube. Esta sinergia, como referiu João Gaspar, motiva-nos para, em União, compor novos capítulos.

O último orador a subir a palco foi Ricardo Marques, parceiro da nossa Oliveirense Basquetebol. Experimente no ramo empresarial e no mundo do desporto, alertou os presentes para a necessidade de fomentar parcerias entre as diferentes entidades e a secção. Ricardo Marques reiterou a oportunidade de aliar a força industrial da região com a ambição e notoriedade do basquetebol oliveirense. Por isso, concluiu, é uma situação “win-win”, na qual os investidores são beneficiados pela conjunta prosperidade.

O Summit foi concluído pela voz de Hélder Albergaria, que lançou o futuro. O recente sucesso desportivo da equipa sénior deve motivar os adeptos a apoiar os vários escalões, a fim de valorizar as diferentes etapas de formação dos atletas. Ao mesmo tempo, o projeto da Oliveirense Basquetebol resulta de múltiplas ambições e esforços, mas necessita de investimento, de sinergias entre várias entidades. Apenas assim será possível manter a nossa secção no devido lugar, ou seja, entre os melhores de Portugal. Deste modo, o passado e o presente devem ser o mote para um futuro mais forte, de elos resistentes e de um projeto ímpar, dentro e fora do court.

O evento foi finalizado com um só grito: União!

No exterior, o nosso “mestre de cerimónia” Paulo Bastos revelou as sensações daquela noite. Hélder Albergaria e João Gaspar também teceram comentários sobre o nosso primeiro Summit.

A noite de 22 de novembro de 2021 fica na história da nossa Oliveirense Basquetebol pela viagem partilhada, mas também pelas mensagens quanto ao futuro.

Caminhamos Juntos, Crescemos Juntos.
Somos União!