A nossa Oliveirense recebeu esta quarta-feira o Benfica, no terceiro encontro das meias-finais da Liga Betclic. Obrigada a vencer para prosseguir na disputa da eliminatória, a nossa equipa contou com apoio massivo dos nossos adeptos!

Numa partida transmitida na FPB TV e pela RTP2, os primeiros pontos da nossa União surgiram pela mão de Shaun Willett, que em zona exterior encetou o espetáculo. Alguns segundos volvidos, e o nosso extremo João Grosso açucarou a bola para novo triplo. Apesar do começo positivo, a consistência lisboeta provocou turnovers, e consequentes contra-ataques incisivos. De modo a encontrar solução para estancar o ritmo contrário, o nosso coach João Figueiredo interrompeu o cronómetro. Ainda assim, a mudança de peças no xadrez tático não devolveu a eficácia inicial, nem a coesão defensiva. Os visitantes encerraram o primeiro quarto em vantagem no marcador (14-25).

O nosso base Francisco Albergaria abriu a contagem do segundo parcial e, de seguida, forçou a falta do ataque adversário. Num recomeço animador, o extremo Ricardo Monteiro concretizava as oportunidades, e a defesa tinha em João Balseiro o exemplo do esforço necessário. A energia proveniente das bancadas foi transmitida à nossa equipa, que pela mão de Shaun Willett, em triplos consecutivos, operou a reviravolta no resultado. Uma vez que restavam 23 segundos para o intervalo, o técnico adversário solicitou um desconto de tempo e a sua formação repôs a bola de seguida. O escudo da nossa Oliveirense saiu frustrado para o descanso, pois a oposição concretizou em zona exterior, recuperou a vantagem (33-35) e resfriou a festa nas bancadas.

Depois de um quarto rico em roubos de bola (4 – dois de João Balseiro), durante a pausa o quadro estatístico indicava Shaun Willett como melhor pontuador (12); Derrick Colter liderava no capítulo das assistências (5); João Grosso havia realizados dois bloqueios.

Decidido a manter a proximidade no marcador, o extremo Ricardo Monteiro regressou dos balneários e assinou novo triplo. Porém, as faltas rapidamente acumuladas e os sucessivos turnovers (8), perante um adversário impiedoso, estenderam a distância para lá da dezena. O terceiro quarto revelou-se frustrante a vários níveis, pois o desacerto lisboeta na linha de lance livre não foi capitalizado, e nos últimos minutos surgiu a quarta falta de Shaun Willett. A contagem foi encerrada pelo nosso atleta João Balseiro (45-59), num parcial do qual se salienta a superioridade nos ressaltos (10) e o total acerto na linha de lance livre (4/4).

Uma vez mais entregues à árdua tarefa de reduzir distâncias, o último quarto arrancou da pior forma, com a vantagem forasteira ampliada para 25 pontos (parcial de 0-11). Os contributos ofensivos de Derrick Colter, Raven Barber, Shaun Willett e Zane Waterman permitiram atenuar a diferença. O lançamento concretizado por Raven Barber selou o resultado (60-75). No 4º quarto fomos superiores, de novo, nos ressaltos (10). A derradeira buzina fez cair o pano sobre a participação da nossa Oliveirense no campeonato.

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: UD Oliveirense 14-25 SL Benfica
  • 2º Quarto: UD Oliveirense 19-10 SL Benfica
  • 3º Quarto: UD Oliveirense 12-27 SL Benfica
  • 4º Quarto: UD Oliveirense 15-16 SL Benfica
  • Resultado Final: UD Oliveirense 60-75 SL Benfica

O nosso atleta Raven Barber (8 pts / 7 res) foi o elemento da nossa Oliveirense com valorização superior. O nosso base Derrick Colter concretizou o maior número de assistências (9).

Atleta / PTS / RES / AST:
Shaun Willett / 16 / 7 / 2
Feliciano Neto / 0 / 0 / 0
Derrick Colter / 4 / 1 / 9
Ricardo Monteiro / 14 / 3 / 0
João Grosso / 3 / 6 / 0
João Guerreiro / 0 / 4 / 1
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Zane Waterman / 6 / 4 / 1
Pedro Catarino / 0 / 2 / 0
João Balseiro / 5 / 1 / 0
Raven Barber / 8 / 7 / 0
Francisco Albergaria / 4 / 0 / 2

As estatísticas podem ser consultadas no site da FIBA e da FPB.

Todas as fotografias da receção ao SL Benfica são para consultar no nosso Facebook.

No final da terceira partida das meias-finais da Liga Betclic, o nosso capitão Renato Azevedo analisou a eliminatória e deixou uma mensagem para os adeptos da nossa Oliveirense.

O nosso Pavilhão Dr. Salvador Machado recebeu, no final de tarde desta quarta-feira, centenas de apaixonados pelo basquetebol e, na maioria, aficionados da nossa União. Terminamos a época com o espelho da nossa génese. Honramos o símbolo, quase centenário, que levamos ao peito, com orgulho, respeito e brio. A nossa família Oliveirense Basquetebol está de parabéns por mais uma época de momentos diversos e aprendizagens para o futuro próximo.

Caminhamos Juntos. Somos União!