A nossa Oliveirense iniciou a caminhada nas meias-finais da Liga Betclic em Lisboa, com jogos no último sábado e na última segunda-feira. Na antevisão aos encontros, os nossos atletas Raven Barber e João Guerreiro partilharam a estratégia para contrariar o SL Benfica.

Numa eliminatória disputada à melhor de cinco jogos, o duelo inaugural foi transmitido pela RTP2 e pela FPB TV. A bancada destinada aos nossos adeptos revelava uma moldura humana exemplar e de invejar. Apesar da entrada a todo o fulgor do nosso atleta Shaun Willett, a resposta adversária inverteu a vantagem no marcador. De modo a evitar a fuga dos encarnados, o nosso base Francisco Albergaria encerrou o primeiro parcial com triplo (25-20).

Ainda que os visitados continuassem em desencontro com a zona exterior de lançamento, os turnovers da nossa equipa permitiram ao Benfica vencer o segundo quarto. Os pontos do extremo Pedro Catarino ajudaram a conservar a proximidade no resultado, porém insuficientes para encurtar a distância (45-38). O nosso internacional português era destaque ao intervalo (9 pontos), mas havia cometido quatro faltas, dado que condicionaria o regresso ao court.

Foto FPB

No regresso dos balneários, o nosso Shaun Willett voltou a impulsionar a nossa equipa para a discussão da partida. Porém, a reação dos lisboetas (parcial 15-0) afastou a nossa Oliveirense do objetivo e o extremo Pedro Catarino do jogo (5ª falta). A contribuição ofensiva dos nossos atletas Ricardo Monteiro e Shaun Willett apenas diminui o fosso (64-48).

Conscientes da tarefa hércule, os nossos atletas procuraram encurtar a diferença para a dezena. O jogo foi interrompido durante largos minutos após comportamento antidesportivo de um elemento adversário, que, junto ao banco da nossa Oliveirense, visou o nosso poste Ricardo Monteiro com sucessivos empurrões. A confusão que se seguiu envolveu alguns suplentes de ambos os bancos, que procuraram defender o colega e serenar os ânimos. Contudo, e com base no definido pelos regulamentos, o trio de arbitragem entendeu que o episódio constituía uma “situação que podia conduzir a uma luta”. Em suma, houve motivo para desqualificar os nossos atletas Zane Waterman, Shaun Willett e Renato Azevedo, e a nossa União disputou os últimos minutos somente com três elementos disponíveis para substituição (Derrick Colter, Feliciano Neto, Raven Barber).

Foto FPB
Foto FPB

O jogo inaugural as meias-finais do campeonato teve como ponto final um lançamento de João Balseiro (89-72). A partida encontrou no terceiro parcial a chave para o desfecho, sobretudo face aos nossos turnovers (19 no total) e ao acerto adversário. Ainda assim, a nossa União foi superior no capítulo dos ressaltos (41), dos pontos a partir do banco (36) e em segunda oportunidade (10).

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: SL Benfica 25-20 UD Oliveirense
  • 2º Quarto: SL Benfica 20-18 UD Oliveirense
  • 3º Quarto: SL Benfica 19-10 UD Oliveirense
  • 4º Quarto: SL Benfica 25-24 UD Oliveirense
  • Resultado Final: SL Benfica 89-72 UD Oliveirense
Foto FPB

O nosso atleta Shaun Willett (18 pts / 10 res) foi o elemento da nossa Oliveirense com valorização superior, ainda que desqualificado quando restavam oito minutos para a buzina final.

Atleta / PTS / RES / AST:
Shaun Willett / 18 / 10 / 0
Feliciano Neto / 0 / 0 / 0
Derrick Colter / 8 / 0 / 2
Ricardo Monteiro / 16 / 6 / 1
João Grosso / 5 / 4 / 0
João Guerreiro / 5 / 3 / 1
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Zane Waterman / 1 / 2 / 2
Pedro Catarino / 9 / 0 / 1
João Balseiro / 6 / 6 / 0
Raven Barber / 0 / 7 / 1
Francisco Albergaria / 8 / 5 / 1

As estatísticas podem ser consultadas no site da FIBA e da FPB.

Foto FPB

No segundo duelo das meias-finais, transmitido pela FPB TV, a nossa Oliveirense registou os primeiros pontos pelo poste Raven Barber. Apesar da entrada eficaz do adversário, a nossa equipa manteve a diferença mínima, sobretudo à boleia dos nossos atletas Shaun Willett e Derrick Colter. Durante os últimos três minutos do parcial, a nossa União liderou o marcador, beneficiando da inspiração ofensiva dos extremos João Grosso e Ricardo Monteiro. Contudo, um último lançamento no primeiro quarto devolveu aos visitados a vantagem mínima (27-26). Do arranque da partida importa salientar o acerto em zona de triplo (4 em 4).

Foto FPB

O segundo quarto foi também vencido pela formação lisboeta, capaz de frustrar a nossa estratégia ofensiva e de castigar os turnovers (5). A diferença registada foi atenuada pelos contributos dos nossos atletas João Balseiro, Ricardo Monteiro, Zane Waterman e João Guerreiro. Deste parcial há a salientar os ressaltos conquistados (13). Ao intervalo, a nossa Oliveirense deparava-se com um déjà vu (45-38).

O regresso ao court pautou-se, numa primeira fase, por paradas e respostas, com Derrick Colter a comandar a recuperação no resultado. Porém, a inspiração ofensiva rapidamente desvaneceu, pelo que os oponentes, velozes e incisivos, ampliaram a vantagem. Apesar de esboçar uma reação, por vezes desorganizada, os nossos atletas estavam conscientes de nova tarefa complicada para o período final (67-54). A diferença registada no segundo e terceiro quarto permitiram às hostes lisboetas gerir o que restava do jogo.

Foto FPB

Até ao final do encontro, a nossa Oliveirense igualou o melhor registo num quarto (26 pontos) e contou com o espetáculo do nosso capitão Renato Azevedo, que concretizou dois triplos consecutivos. Numa fase da partida em que o cansaço dominava, os nossos atletas Zane Waterman e Raven Barber aproveitaram para pontuar na linha de lance livre. Antes da última buzina, Shaun Willett protagonizou um afundanço impiedoso. Ainda que de novo derrotada (93-80), a nossa União empatou o parcial (26-26) e foi superior no capítulo das assistências (8).

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: SL Benfica 27-26 UD Oliveirense
  • 2º Quarto: SL Benfica 18-12 UD Oliveirense
  • 3º Quarto: SL Benfica 22-16 UD Oliveirense
  • 4º Quarto: SL Benfica 26-26 UD Oliveirense
  • Resultado Final: SL Benfica 93-80 UD Oliveirense

O nosso atleta Shaun Willett (19 pts / 7 res / 2 ast) foi o elemento com maior valorização da nossa Oliveirense.

Atleta / PTS / RES / AST:
Shaun Willett / 19 / 7 / 2
Feliciano Neto / 0 / 1 / 0
Derrick Colter / 11 / 1 / 8
Ricardo Monteiro / 11 / 3 / 0
João Grosso / 6 / 3 / 0
João Guerreiro / 4 / 2 / 0
Renato Azevedo / 6 / 0 / 1
Zane Waterman / 14 / 6 / 2
Pedro Catarino / 0 / 1 / 3
João Balseiro / 3 / 3 / 0
Raven Barber / 6 / 2 / 2
Francisco Albergaria / 0 / 1 / 5

As estatísticas podem ser consultadas no site da FIBA e da FPB.

Obrigado aos nossos adeptos que, por duas vezes, viajaram até à capital para apoiar a nossa equipa!

Foto FPB

Na próxima quarta-feira (25 de maio), às 19h, a nossa Oliveirense regressa ao Pavilhão Dr. Salvador Machado. Precisamos de todos os nossos adeptos para continuarmos, em União, a batalhar nas meias-finais do campeonato. A partida conta com transmissão na RTP2. O triunfo no jogo 3 assegura novo duelo em casa!

Caminhamos Juntos, Competimos Juntos.
Somos União!