A nossa Oliveirense foi visitada esta terça-feira pelo CAB Madeira para discutir a presença nas meias-finais na Liga Betclic, fase na qual o SL Benfica esperava adversário. Na antevisão ao encontro, os nossos atletas Renato Azevedo e Francisco Albergaria analisaram o triunfo em casa e a derrota no arquipélago, resultados que empataram a eliminatória.

Numa partida transmitida pela RTP e na FPB TV, os forasteiros abriram a contagem do primeiro quarto. O duelo foi pautado pela intensidade desde princípio, tanto no court como nas bancadas, e a resposta da nossa equipa surgiu no triplo de Derrick Colter. Entre espetáculo de João Guerreiro e de Raven Barber, a fuga dos madeirenses no marcador foi colmatada pelo poste Zane Waterman, que entretanto saltou do banco. O equilíbrio permaneceu no marcador até à buzina (17-17), ainda que a nossa Oliveirense fosse superlativa no capítulo dos ressaltos (16).

O segundo quarto foi inaugurado pelo nosso poste Ricardo Monteiro, que adicionou dois pontos à conta pessoal. À resposta do adversário seguiu-se uma jogada partilhada por Pedro Catarino e Francisco Albergaria: a bola circulou da linha final para a zona frontal e exterior, de onde surgiu o espetáculo assinado pela mão do nosso nº 86. A nossa União atingiu o intervalo em vantagem (37-28), sobretudo pela coesão coletiva e pelos contributos ofensivos de Zane Waterman e Shaun Willett. No descanso, a nossa equipa permanecia superior nos ressaltos (27) e nos pontos desde o banco de suplentes (18). O quadro estatístico individual evidenciava o poste Zane Waterman (11 pontos) e o nosso base Francisco Albergaria (4 assistências).

O adversário regressou eficaz e encurtou a distância. Determinados, pacientes e velozes, os nossos atletas foram capazes de operar nova fuga no resultado. A coesão defensiva e organização ofensiva foram espelhados por Francisco Albergaria, Zane Waterman e Shaun Willett. No término do terceiro parcial, a nossa União liderava o encontro (58-51), mas com alguns atletas, como Ricardo Monteiro e Derrick Colter, condicionados por faltas.

O último quarto arrancou, de novo, com dois pontos pela mão de Ricardo Monteiro. Tal como no parcial anterior, a equipa madeirense procurava a zona de triplo para manter o desfecho do jogo imprevisível. Depois de recorrer a um time-out para afinar a estratégia, o nosso coach João Figueiredo viu, em ângulo privilegiado, novo momento de triplo e espetáculo de Zane Waterman. A intensidade desgastava os protagonistas no court, e a pressão defensiva do CAB Madeira castigou o nosso poste Ricardo Monteiro com a 5ª falta, pelo que foi excluído.

Os últimos minutos mantiveram a toada de parada e resposta, com os nossos atletas Raven Barber e Derrick Colter a pontuar e a conservar a vantagem. Instantes depois de Zane Waterman roubar a posse de bola, o jogo 3 dos 1/4 final do campeonato terminou (77-71), para regozijo dos nossos adeptos! A garantia do triunfo neste quarto passou pelos ressaltos conquistados (15) e pelas assistências realizadas (6).

A nossa Oliveirense está nas meias-finais da Liga Betclic!

A nossa equipa foi superior no capítulo dos ressaltos (53), dos pontos marcados em segunda oportunidade (15) e a partir do banco (44).

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: UD Oliveirense 17-17 CAB Madeira
  • 2º Quarto: UD Oliveirense 20-11 CAB Madeira
  • 3º Quarto: UD Oliveirense 21-23 CAB Madeira
  • 4º Quarto: UD Oliveirense 19-20 CAB Madeira
  • Resultado Final: UD Oliveirense 77-71 CAB Madeira

O nosso atleta Zane Waterman foi o MVP do encontro, somando 25 pontos, 9 ressaltos e uma assistência.

Atleta / PTS / RES / AST:
Shaun Willett / 13 / 14 / 2
Feliciano Neto / 0 / 0 / 0
Derrick Colter / 9 / 3 / 6
Ricardo Monteiro / 9 / 6 / 0
João Grosso / 5 / 0 / 0
João Guerreiro / 3 / 1 / 1
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Zane Waterman / 25 / 9 / 1
Pedro Catarino / 0 / 1 / 2
João Balseiro / 0 / 0 / 0
Raven Barber / 8 / 6 / 0
Francisco Albergaria / 5 / 4 / 6

As estatísticas podem ser consultadas no site da FPB e da FIBA.

As fotos da receção ao CAB Madeira são para consultar no nosso Facebook.

No final do encontro, o nosso coach Jioão Figueiredo e o nosso atleta Zane Waterman analisaram o triunfo sobre o CAB Madeira.

Obrigado a todos os nossos adeptos que, uma vez mais, optaram como programa de serão o espetáculo da nossa equipa. Seguimos, sempre unidos, rumo aos nossos objetivos!

A nossa Oliveirense estreia-se nas meias-finais do campeonato no reduto do SL Benfica. No próximo sábado (21 de maio), às 15h, viajamos a Lisboa para o primeiro ato da eliminatória. Dois dias depois, na segunda-feira (23 de maio às 21h), voltamos a competir no Pavilhão Fidelidade. Uma vez que esta fase é disputada à melhor de cinco partidas, a nossa União regressa a casa às 19h de 25 de maio (quarta-feira). Na necessidade de recorrer ao quarto duelo, este encontra-se agendado para 27 de maio (sexta-feira), às 21h, de novo no nosso Pavilhão Dr. Salvador Machado. Por fim, se o empate persistir, o último duelo terá lugar em Lisboa, às 21h de 30 de maio (segunda-feira).

Caminhamos Juntos, Conquistamos Juntos.
Somos União!