A nossa Oliveirense encerrou, este sábado, a segunda fase da Liga Betclic com a visita do SL Benfica. Na antevisão ao encontro, os nossos atletas Rui França e Feliciano Neto analisaram o crescimento do grupo e partilharam as expectativas quanto ao futuro próximo.

Numa partida que contou com transmissão na FPB TV e na RTP, o primeiro quarto abriu com espetáculo do nosso poste Zane Waterman e do nosso extremo João Balseiro. Sem alguma equipa conseguir assumir vantagem por muitos minutos, o jogo coletivo da nossa União permitiu manter o equilíbrio e cometer poucas faltas durante a fase inicial. Contudo, o ritmo frenético intensificou-se e algum acerto exterior do adversário foi suficiente para dilatar a distância até à buzina: 18-26.

O nosso coach operou várias mudanças no xadrez tático para o segundo parcial, mas sem efeito, pelo que João Figueiredo recorreu ao time-out. O reajuste de estratégia originou triplo do base Derrick Colter, mas foi sol de pouca dura. O adversário permanecia coeso e, em simultâneo, o acerto ofensivo da nossa equipa era raro…bitola quebrada pelo bloqueio do extremo João Grosso, seguido por novo triplo do outro extremo, João Balseiro.
A menos de dois minutos para o intervalo, a nossa Oliveirense havia cometido apenas uma falta, ao contrário do adversário, que havia registado cinco. Porém, os nossos atletas não forçavam os oponentes a parar ou a errar, pelo que a distância continuou em crescendo. Ao intervalo, os visitantes lideravam: 30-47.

Ao intervalo, aplaudimos o talentos dos nossos embaixadores XIV Festa do Basquetebol Juvenil, que decorreu em Albufeira entre 9 e 14 de abril. A nossa União foi representada por sete elementos: três treinadores (Mário Matos, Vítor Martins e Ricardo Guimarães) e quatro atletas (Rodrigo Torcato, Gonçalo Ferreira, Francisco Ruela e Kevin Silva).

No regresso dos balneários o nosso poste Zane Waterman esboçou a reação da nossa equipa, abrindo a contagem. Contudo, o ritmo da tarde estava definido pelo adversário, sem que a nossa Oliveirense fosse capaz de encurtar distâncias (44-69).

O quarto final foi o menos intenso, numa fase de gestão pelos visitantes. A contagem foi selada pelo nosso Zane Waterman, a passe de Raven Barber. A buzina concluiu o encontro: 57-87.

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: UD Oliveirense 18-26 SL Benfica
  • 2º Quarto: UD Oliveirense 12-21 SL Benfica
  • 3º Quarto: UD Oliveirense 14-22 SL Benfica
  • 4º Quarto: UD Oliveirense 13-18 SL Benfica
  • Resultado Final: UD Oliveirense 57-87 SL Benfica

O nosso atleta Zane Waterman foi o MVP do encontro, somando 23 pontos, sete ressaltos e uma assistência.

Atleta / PTS / RES / AST:
Feliciano Neto / 0 / 6 / 0
Derrick Colter / 14 / 0 / 3
João Grosso / 5 / 4 / 1
João Guerreiro / 2 / 4 / 0
Renato Azevedo / 2 / 1 / 0
Zane Waterman / 23 / 7 / 1
Pedro Catarino / 2 / 1 / 2
João Balseiro / 7 / 4 / 1
Raven Barber / 2 / 2 / 1
Francisco Albergaria / 0 / 0 / 0

As estatísticas podem ser consultadas no site da FPB e da FIBA.

As fotos da receção ao SL Benfica encontram-se no nosso Facebook.

A nossa União encerrou a fase regular do campeonato na quarta posição, pelo que a estreia nos play-offs vai opor a nossa equipa ao CAB Madeira.

Na próxima sexta-feira (6 de maio), em Albufeira, a nossa Oliveirense participa na final-eight da Taça de Portugal. O primeiro adversário é o FC Porto, numa partida agendada para as 14h e com transmissão na FPB TV. A fase final decorre até ao próximo domingo (8 de maio).

Caminhamos Juntos, Crescemos Juntos.
Somos União!