A nossa Oliveirense visitou esta quarta-feira o reduto do SL Benfica para disputar a 3ª jornada da 2ª fase da Liga Betclic. Na antevisão à partida, os nossos atletas João Grosso e Pedro Catarino abordaram a estratégia para vencer no Pavilhão Fidelidade.

Numa partida que contou com transmissão na FPBTV e na BTV, os primeiros pontos surgiram pelo nosso poste Zane Waterman. As reações da formação encarnada receberam como resposta os triplos dos nossos postes Ricardo Monteiro e Zane Waterman, e dos nossos extremos João Grosso e Shaun Willett. A eficácia em zona exterior permitiu construir a vantagem no marcador. O Benfica procurou mudar o rumo dos acontecimentos, pelo que acentuou a pressão ofensiva. Forçando a nossa equipa a cometer faltas, o adversário conseguiu a liderança, porém efémera.

O quarto inaugural encerrou (24-28) com contributos do nosso base Francisco Albergaria e do nosso poste Raven Barber. Neste parcial, a nossa equipa foi superior quanto aos pontos a partir de turnovers (4), assistências (9) e pontos a partir do banco (4). A eficácia em zona de três pontos foi total (15 pontos).

Foto de arquivo

O segundo quarto abriu com nova aproximação do adversário, prontamente anulada pela velocidade da nossa Oliveirense, que construiu oportunidades concretizadas pelo nosso poste Raven Barber. Nesta fase do encontro era já percetível que a tarefa defensiva da nossa União seria de extremo desgaste, uma vez que o oponente conquistava a maioria dos ressaltos. Por isso, os nossos atletas forçaram erros táticos e faltas ofensivas. Na outra extremidade do court, os nossos atletas Raven Barber e Zane Waterman selavam jogadas ponderadas e velozes, ampliando a vantagem. O cenário não era o pretendido pelo coach do Benfica, que parou o cronómetro por duas vezes, quando a diferença estava nos 11 pontos e, mais tarde, nos 14 pontos.

A equipa lisboeta dominou os últimos minutos e encurtou distâncias, sobretudo a partir da linha de lance livre. Em cima da buzina para o intervalo (38-44), a nossa Oliveirense voltou a pontuar pelo extremo Zane Waterman, que, aquando da pausa, liderava no capítulo dos pontos (15). Por sua vez, o nosso base Derrick Colter havia acumulado o maior número de assistências (7). Em termos coletivos, a nossa equipa era superior quanto às assistências (16), aos pontos a partir de turnovers (6) e desde o banco (12).

Foto de arquivo

O regresso dos balneários trouxe renovado ímpeto do adversário, que assumiu a frente do resultado. Em parada e resposta, e num ritmo frenético, o nosso extremo João Grosso rapidamente foi condicionado por faltas, o que obrigou o nosso coach João Figueiredo a procurar alternativas. A pressão dupla do adversário em momentos defensivos, aliada à eficácia nos lançamentos, permitiu dilatar as distâncias. À partida para o último quarto, o marcador assinalava (65-57).

O quarto parcial abriu com triplo do nosso extremo Shaun Willett. Todos os segundos contavam para reduzir distâncias, pelo que o Benfica colocou trancas à tabela. Por sua vez, a nossa Oliveirense procurou imprimir velocidade no ataque e aplicar pressão dupla atrás. Porém, o acerto nas decisões havia diminuído devido ao desgaste, e urgia o tempo para repor a igualdade. Ainda assim, as oportunidades na linha de lance livre permitiram, ponto a ponto, almejar essa meta.

Foto de arquivo

Os minutos finais castigaram os nossos postes Raven Barber e Ricardo Monteiro com as quartas faltas. Às portas do último minuto, o nosso extremo João Balseiro somou os primeiros três pontos no encontro desde a linha de lance livre. A diferença no resultado estava à distância de um tiro certeiro em zona exterior. Entre ressaltos junto à tabela contrária, o nosso Shaun Willett fixou a diferença num ponto. Depois de o adversário cometer um erro ofensivo, a nossa Oliveirense teve a última posse do jogo. Contudo, não conseguiu lançar e a buzina soou para o término do jogo (76-75).

Foto de arquivo

A análise do quadro estatístico faria esperar um desfecho diferente para nossa União. O nosso atleta Zane Waterman foi o mais pontuador (23), Shaun Willett acumulou mais ressaltos (13) e Derrick Colter registou o maior número de assistências (8). Em termos coletivos, a nossa equipa registou mais assistências (25) e mais pontos a partir do banco (20). O resultado foi, sobretudo, consequência do fosso gerado no terceiro quarto e dos lances livres não concretizados.

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: SL Benfica 24-28 UD Oliveirense
  • 2º Quarto: SL Benfica 14-16 UD Oliveirense
  • 3º Quarto: SL Benfica 27-13 UD Oliveirense
  • 4º Quarto: SL Benfica 11-18 UD Oliveirense
  • Resultado Final: SL Benfica 76-75 UD Oliveirense

O nosso atleta Shaun Willett foi o MVP da partida, somando 19 pontos, 13 ressaltos e seis assistências. Destaque também para o nosso Zane Waterman (23pts / 6res / 1ast).

Atleta / PTS / RES / AST:
Shaun Willett / 19 / 13 / 6
Feliciano Neto / 0 / 0 / 0
Derrick Colter / 2 / 0 / 8
Ricardo Monteiro / 8 / 0 / 0
João Grosso / 3 / 2 / 0
João Guerreiro / 0 / 3 / 0
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Zane Waterman / 23 / 6 / 1
Pedro Catarino / 1 / 2 / 1
João Balseiro / 3 / 2 / 1
Raven Barber / 14 / 6 / 0
Francisco Albergaria / 2 / 2 / 7

As estatísticas podem ser consultadas no site da FIBA e da FPB.

Foto de arquivo

O resultado no Pavilhão Fidelidade mantém a nossa União no quarto lugar da Liga Betclic.
Obrigado aos nossos adeptos que viajaram até Lisboa para sonorizar a batalha da nossa equipa.

No próximo domingo (17 de abril) às 18h, a nossa Oliveirense regressa ao nosso Pavilhão Dr. Salvador para medir forças com o FC Porto. Contamos com o apoio de todos os nossos adeptos para novo espetáculo!

Foto de arquivo

Caminhamos Juntos, Crescemos Juntos.
Somos União!