Este sábado, a nossa Oliveirense encerrou a 1ª fase da Liga Betclic no reduto do FC Porto. Na antevisão à partida, os nossos atletas Zane Waterman e Rui França abordaram a última jornada, assim como próximos desafios no campeonato.

Num duelo com transmissão na FPB TV, a nossa Oliveirense desde cedo mostrou acerto em zona ofensiva e intensidade na defesa da tabela. As poucas faltas cometidas (4) e o acerto do nosso atleta Shaun Willet (nove pontos) foram alguns dos elementos que conduziram à vantagem. Quando a buzina soou para o fecho do 1º quarto, a nossa União vencia: 14-18.

O segundo parcial abriu com mãos quentes do nosso poste Raven Barber, que, aliadas à consistência tática da nossa equipa, obrigou a formação visitada a travar o cronómetro, a fim de procurar estancar o espetáculo vermelho e azul. O time-out acelerou o ritmo no court, assim como os duelos individuais, o que exigiu à nossa União maior coesão defensiva. Face à recuperação adversária, o nosso poste Ricardo Monteiro adoçou a partida desde a linha de três pontos. Minutos depois, o nosso extremo João Balseiro roubou a bola, acelerou desde a linha lateral em meio-campo defensivo, e só parou debaixo do cesto contrário, forçando nova pausa técnica. De regresso, o nosso 24 fez o que melhor sabe: triplo.

Ao intervalo, a nossa Oliveirense liderava o marcador (31-37), e era a formação com melhor aproveitamento dos turnovers adversários (cinco pontos). Com as estatísticas coletivas praticamente empatadas, em termos individuais o nosso atleta Shaun Willet era o melhor marcador do jogo (10 pontos) e o nosso poste Ricardo Monteiro repartia o destaque nos ressaltos (cinco).

Foto de arquivo
Foto de arquivo

O duelo recomeçou como havia sido interrompido, pleno de intensidade e velocidade. Em parada e resposta, Derrick Colter e Raven Barber foram os responsáveis pelos nossos primeiros pontos neste quarto. A organização defensiva da nossa Oliveirense dificultou, por várias vezes, a reposição de bola por parte do Porto. O nosso atleta Shaun Willet não demorou a espalhar magia e, em duros duelos com Rashard Odomes, concretizou quatro pontos consecutivos e dilatou a vantagem para os dois dígitos.
A acumulação de faltas obrigou o nosso coach João Figueiredo a gerir os cinco elementos no court, até porque o adversário aproveitou para reduzir a diferença no resultado. Contudo, o inverso também se sucedeu, pelo que os últimos minutos do terceiro parcial exigiam organização e frieza. A formação azul e branca aproximou-se e fazia adivinhar um último quarto difícil. A buzina soou quando o marcador apontava: 54-58.

Foto de arquivo
Foto de arquivo

O Dragão Arena foi ao rubro com a entrada da equipa local, que empatou o encontro e, apesar da resposta da nossa Oliveirense, operou a reviravolta. Ainda que o nosso Zane Waterman tenha concretizado um afundanço fantástico, o espectro ofensivo contrário continuava a fluir, pelo que o nosso coach João Figueiredo foi obrigado a recorrer de um time-out. Numa montanha-russa sem travão, os nossos atletas forçaram as faltas dos oponentes, o que permitiu manter a diferença mínima. Ainda assim, o adversário conseguiu conservar a posse de bola e concretizar mais oportunidades. A última posse de bola pertenceu ao nosso extremo Shaun Willett, que não conseguiu reverter a desvantagem.
A buzina confirmou a derrota da nossa Oliveirense, numa partida que provou a nossa qualidade e veia competitiva, e que nos motiva para os desafios que se aproximam!

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: FC Porto 14-18 UD Oliveirense
  • 2º Quarto: FC Porto 17-19 UD Oliveirense
  • 3º Quarto: FC Porto 23-21 UD Oliveirense
  • 4º Quarto: FC Porto 22-17 UD Oliveirense
  • Resultado Final: FC Porto 76-75 UD Oliveirense
Foto de arquivo

O nosso base Derrick Colter foi o nosso elemento com maior valorização, somando 20 pontos e quatro assistências.

Atleta / PTS / RES / AST:
Shaun Willett / 14 / 4 / 3
Feliciano Neto / 0 / 0 / 0
Derrick Colter / 20 / 0 / 4
Ricardo Monteiro / 5 / 5 / 0
João Grosso / 2 / 1 / 2
João Guerreiro / 0 / 2 / 0
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Zane Waterman / 5 / 6 / 1
Pedro Catarino / 0 / 0 / 0
João Balseiro / 9 / 1 / 0
Raven Barber / 17 / 4 / 1
Francisco Albergaria / 3 / 3 / 1

As estatísticas podem ser consultadas no site da FPB e FIBA.

Foto de arquivo

A nossa União termina esta fase do campeonato na quarta posição. Em 22 jogos, a nossa equipa foi a segunda melhor em termos de ressaltos (média de 38). Destaque nas estatísticas individuais para o nosso atleta Shaun Willett, o segundo atleta do campeonato com maior valorização média (21.4); o terceiro com melhor média de pontos (18); o líder no capítulo de média de ressaltos (10). Por sua vez, o nosso extremo João Guerreiro está no segundo lugar de percentagem na linha de três pontos (50%).

No próximo domingo (3 de abril) regressamos ao Dragão Arena para inaugurar a 2ª fase da liga. O jogo com o FC Porto começa às 17h e conta com transmissão na RTP.

Foto de arquivo

Caminhamos Juntos, Crescemos Juntos.
Somos União!