A nossa Oliveirense viajou, este sábado, à Madeira para medir forças com a equipa que representa o arquipélago na Liga Betclic. Na antevisão à 20ª jornada do campeonato, que estava por disputar, os nossos atletas Derrick Colter e Raven Barber lançaram os dados para a visita ao CAB Madeira.

Num jogo com transmissão na app FPB TV, a equipa madeirense conseguiu a dianteira no marcador e, apesar da reação da nossa Oliveirense, a eficácia e organização ofensiva, sobretudo desde a linha de três pontos, prevaleceu e permitiu liderar o marcador (27-13).

A missão da nossa equipa afigurava-se difícil para os restantes parciais. Ainda assim, o segundo quarto começou como o anterior havia terminado. A desvantagem foi reduzida pelas mãos de Shaun Willet, e contou também com o contributo de Zane Waterman. Nesta fase, a tática delineada pelo nosso coach João Figueiredo passava por marcações individuais, por vezes duplas, pelo que os nossos atletas responderam com controlo dos ressaltos defensivos e velocidade no ataque.

Em cima da buzina para o intervalo, o nosso atleta João Balseiro encurtou a diferença. Ao intervalo, o placar eletrónico apontava: 46-33. Nestes dois parciais, a nossa União foi superior no capítulo dos ressaltos (26), no qual, em termos individuais, o nosso atleta Shaun Willet (7) liderava. Por sua vez, o nosso poste Ricardo Monteiro já havia somado dez pontos.

Imagem de arquivo

No regresso dos balneários, a nossa equipa foi capaz de encurtar distâncias através da eficácia ofensiva, e organização em zona recuada. Assumindo as rédeas do encontro, a nossa Oliveirense raramente desperdiçou oportunidades desde a linha de lance livre para continuar a procurar o empate. Ao toque para o fim deste parcial, a nossa União perdia somente por cinco pontos (68-63).

Imagem de arquivo

O último parcial arrancou de forma intensa, algo confuso, com várias faltas e turnovers de parte a parte. Os minutos finais foram disputados em cada pormenor, e o nosso base Derrick Colter foi o primeiro a somar para a nossa equipa. Em parada e resposta, a nossa equipa encurtou para dois pontos a diferença quando sobrava um minuto no cronómetro.
Contudo, um triplo da equipa madeirense praticamente ditou o desfecho do encontro. A última buzina confirmou o desaire: CAB Madeira 93-87 UD Oliveirense.

Imagem de arquivo

A superioridade no capítulo dos ressaltos (44), dos roubos de bola (7), dos pontos a partir de turnovers (11), e o acerto desde a linha de lance livre (17 em 20), não foram suficientes para regressar às vitórias. O nosso atleta Zane Waterman foi quem mais pontuou (23) e, por sua vez, os ressaltos ficaram ao encargo do nosso camisola zero, Shaun Willet (10).

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: CAB Madeira 27-13 UD Oliveirense
  • 2º Quarto: CAB Madeira 19-20 UD Oliveirense
  • 3º Quarto: CAB Madeira 22-30 UD Oliveirense
  • 4º Quarto: CAB Madeira 25-24 UD Oliveirense
  • Resultado Final: CAB Madeira 93-87 UD Oliveirense

O nosso atleta Zane Waterman foi o MVP do encontro, somando 23 pontos e nove ressaltos.

Atleta / PTS / RES / AST:
Shaun Willett / 17 / 10 / 4
Feliciano Neto / 0 / 0 / 0
Derrick Colter / 18 / 5 / 4
Ricardo Monteiro / 11 / 8 / 2
João Grosso / 0 / 1 / 0
João Guerreiro / 0 / 1 / 0
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Rui França / 0 / 0 / 0
Zane Waterman / 23 / 9 / 0
João Balseiro / 12 / 2 / 1
Raven Barber / 2 / 1 / 0
Francisco Albergaria / 4 / 2 / 4

As estatísticas podem ser consultadas no site da FPB e da FIBA.

O nosso atleta Pedro Catarino consta do boletim clínico.

Imagem de arquivo

Depois de matematicamente confirmada a nossa presença no principal grupo da 2ª fase do campeonato, este resultado ditou a posição da nossa Oliveirense na tabela até ao final da fase inaugural da Liga Beticlic.

No próximo sábado (26 de março) a nossa União encerra a fase inicial do campeonato no Dragão Arena, reduto do FC Porto. O duelo começa às 15h e conta com transmissão na FPB TV e no Porto Canal.

Imagem de arquivo

Crescemos Juntos, Caminhamos Juntos!
Somos União!