O atleta norte-americano Raven Barber reforça a nossa União na posição “poste”: nasceu a 2 de outubro de 1991 (30 anos) no estado de Maryland, mede dois metros e três centímetros, e pesa 107kg.

No momento de assinar pela nossa Oliveirense, o nosso atleta partilhou a determinação de enriquecer a nossa “tradição vitoriosa”, e garante que está preparado para integrar um grupo de trabalho árduo e competitivo na procura dos objetivos.

O poste representou o Mount St. Mary’s Mountaineers no basquetebol univeristário, entre 2009 e 2013, e foi no país vizinho, no Canadá, que Raven Barber encontrou o primeiro desafio sénior. Ao serviço dos Halifax Rainmen, o nosso atleta foi eleito Rookie (jovem estreante) da época. A aventura de Raven Barber na região da Nova Escócia ficou marcada pela média de 10 pontos e quatro ressaltos.

Seguiu-se a travessia do Oceano Atlântico, para que o poste chegasse a Ústi nad Labem, cidade capital de distrito na República Checa, próxima da fronteira com a Alemanha. No clube local, Raven Barber registou, em média, nove pontos e quatro ressaltos.

Foi em 2015 que o nosso reforço deu os primeiros passos no basquetebol português, ao serviço da AD Ovarense. Numa época em que conquistou mais minutos de jogo, Raven Barber anotou, em média, 15 pontos e seis ressaltos. O poste norte-americano ajudou a equipa de Ovar a alcançar as meias-finais do campeonato e da Taça Hugo dos Santos, e a final da Taça de Portugal.

O espetáculo de Raven Barber proporcionou um lugar no SL Benfica para a época 2016/17. Na capital, o nosso atleta registou, em média, 13 pontos e seis ressaltos, e conquistou campeonato, Taça Hugo dos Santos e Taça de Portugal. Na temporada seguinte, o nosso reforço continuou em Lisboa, anotou 10 pontos e cinco ressaltos por jogo, e acumulou no currículo a Supertaça e nova Taça Hugo dos Santos.

O atleta norte-americano ainda tem memórias das das sensações de jogar no nosso Pavilhão Dr. Salvador Machado: “eram sempre jogos difíceis e os adeptos são apaixonados”.

Em nova travessia, desta vez não tão longa, Raven Barber viajou até às ilhas Baleares, onde assinou pelo Iberostar Palma. A competir na LEB Oro, o nosso atleta conseguiu uma média de 10 pontos e quatro ressaltos. Nessa temporada, a equipa de Palma Maiorca perdeu na final do play-off de promoção à primeira liga de Espanha.

Preparado para experiências diferentes, o nosso reforço seguiu para a Argentina, onde vestiu as cores do Obras. A média de Raven Barber fixou-se nos 14 pontos e seis ressaltos.

Na última temporada, o poste regressou a Espanha para representar o Cáceres Ciudad na LEB Oro. A época terminou na zona de permanência, às portas do play-off, e Raven Barber somou, em média, 14 pontos e cinco ressaltos, em apenas 13 partidas.

Na época 2021/22, Raven Barber já representou o Hapoel Migdal Haemek, equipa israelita que compete na segunda divisão. O nosso novo atleta registou média de 15 pontos e sete ressaltos.

O reforço da nossa Oliveirense garante estar feliz por regressar à competição, e tem como objetivos “vencer e ser uma ótima ajuda para a equipa”. Raven Barber, que já atuou na FIBA Europe Cup e na ronda de qualificação da Basketball Champions League, descreve-se enquanto elemento “atlético e inteligente, que dá o corpo pela equipa”.

Raven Barber vai, em breve, estrear-se pela nossa União com o dorsal 35. Conhecido no mundo do basquetebol por “Ray”, o novo atleta da nossa Oliveirense vem completar a posição “poste” e acredita ser capaz de somar experiência no grupo.

Bem-vindo à nossa União, Raven Barber.
Crescemos Juntos, Vencemos Juntos.
Somos União!