Esta partida contou com transmissão na FPB TV. Vê ou revê a partida aqui.

 

Entrada veloz para a frente

A partida entre o Vitória SC e a UD Oliveirense iniciou com um ascendente dos visitantes. A União apresentou-se com uma postura ofensiva eficaz. No entanto, do outro lado do ‘court’ estava uma formação minhota pronta a responder e igualmente assertiva nos lançamentos. Apesar do equilíbrio, as rápidas trocas de bola entre os atletas da nossa equipa ajudaram a construir uma vantagem de quatro pontos, ao fim de dez minutos de jogo. A pressão defensiva, assim como a construção de jogadas ofensivas rápidas e objetivas espelha o trabalho nos treinos de entrosamento entre os nossos atletas.
No término do 1º quarto, a União vencia por 22-26.

Eficácia efémera e reviravolta no marcador

A pontaria registada nos dez primeiros minutos não foi transportada para o 2º quarto. Em apenas dois minutos, o Vitória foi capaz de se colocar na frente do jogo. O trunfo da formação da casa esteve, durante toda a partida, nos lançamentos da zona de três pontos.
Apesar das jogadas protagonizadas por James Ellisor e João Balseiro, o triplo de André Bessa e os consecutivos pontos de Travante Williams, a finalização vitoriana valeu, ao intervalo, vantagem no marcador. Os espaços abertos na defesa oliveirense facilitaram a tarefa ofensiva da equipa da casa.
Ao intervalo, o placar assinalava 48-45. Na nossa equipa, Travante Williams era o jogador com maior número de pontos (14), seguido por James Ellisor (11). No que diz respeito a assistências para cestos, ambos atletas tinham realizado 2 assistências.

Organização defensiva, fluidez de jogo e frieza ofensiva devolvem a vantagem

Para alcançar a vitória, a nossa Oliveirense sabia que teria de fechar a zona defensiva a sete chaves, impor o seu ritmo de jogo e superiorizar-se no aspeto ofensivo. Como seria de esperar, a partida prosseguiu intensa, com um ascendente para a União, que aumentou a sua capacidade de traduzir as jogadas em pontos.
À passagem do 5’ do 2º quarto, a nossa equipa protagonizou uma jogada que fica na retina de todos os fãs do basquetebol. Ainda no seu meio campo defensivo, Travante Williams faz a bola voar para o outro lado do ‘court’ para José Barbosa que, por sua vez, levanta a bola para Thomas De Thaey afundar. No pavilhão minhoto, ninguém ficou indiferente a este momento, percetível pela reação provocada nas bancadas.
Face a algumas falhas que surgiram no ataque do Vitória, a UDO aproveitou para consomar nova reviravolta no marcador, por intermédio de José Barbosa e Travante Williams, que mostrou um nível alto de eficácia ao longo do todo o confronto. No fim do 3º quarto, a nossa equipa vencia por 64-67. Era perspetivado um fim de jogo intenso.

Alma de conquistadores de sangue frio

José Barbosa abriu, de triplo, as hostilidades no último quarto. O controlo do jogo permitiu que a nossa União cavasse um fosso de nove pontos. Nesta fase do jogo, a Oliveirense procurava acalmar o ritmo da partida. A combinação destas pretensões foi o aumento da pressão, a concretização de menos pontos e o aparecimento de mais faltas.
Junto ao ‘court’, o nosso ‘coach’, o professor Norberto Alves, pedia calma, com o intuito de congelar a partida. A pressão defensiva e os triplos de João Guerreiro, João Balseiro e André Bessa sentenciaram o duelo. A eficácia ofensiva, que apenas desvaneceu no 2º quarto, a pressão defensiva e o espírito combativo foram as chaves para nova vitória da nossa Oliveirense.
O resultado final foi: Vitória SC 86-91 UD Oliveirense. José Barbosa foi o MVP com 12 pontos, quatro ressaltos e nove assistências. Por sua vez, Travante Williams foi o atleta com maior número de pontos concretizados (24).

No próximo sábado, dia 29 de dezembro, a nossa equipa desloca-se ao arquipélago da Madeira, para defrontar o CAB Madeira. Desejamos a todos os nossos adeptos um feliz Natal.
Sonhamos Juntos, Conquistamos Juntos!

Atleta / Pts / RES / AS
Williams / 24 / 4 / 3
Coleman / 4 / 7 / 3
André Bessa / 9 / 0 / 3
Barbosa / 12 / 4 / 9
João Guerreiro / 3 / 0 / 0
Francisco Albergaria / 0 / 0 / 0
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Rui França / 0 / 0 / 0
Thomas Thaey / 17 / 5 / 0
João Balseiro / 5 / 2 / 0
James Ellisor / 17 / 7 / 6
Marko Loncovic / 0 / 1 / 1

Estatísticas do jogo aqui.