Depois de ter vencido os dois jogos em casa, a deslocação aos Açores antevia-se perigosa pelas dificuldades normais de jogar fora e por a equipa adversária ter que entrar com tudo em campo para se manter em competição.

A União entrou determinada no jogo por forma a resolver a eliminatória já neste 3º jogo, como comprova o parcial do período inicial de 9-21 a favor da Oliveirense, fruto de uma defesa intensa que obrigou a equipa adversária a 8 turnovers.

No segundo período assistiu-se a uma tentativa de reação da equipa do Lusitânia, mas a União mostrava-se bastante concentrada defensivamente dominando a sua tabela. Ofensivamente, apesar de menos esclarecida, 6 turnouvers neste período, conseguiu aumentar a vantagem vencendo por 19 pontos ao intervalo (23 – 42).

Com uma entrada muito forte no terceiro período (7-26), continuando com uma defesa muito agressiva na bola e dinâmica fora da bola, retirando os espaços para o adversário jogar e obrigando a lançar sempre pressionado, a União praticamente colocou um ponto final na partida acabando o período com uma diferença pontual de 38 pontos (30-68).

No quarto e último período do encontro o rumo da partida não se alterou, acabando a União por vencer confortavelmente a partida por 48 – 84.

Uma vitória assente, defensivamente com uma intensidade defensiva bastante alta, provocando muitos erros no adversário e ofensivamente imprimindo sempre um ritmo de jogo elevado, com uma boa partilha da bola à procura da melhor solução para lançar ao cesto, a União venceu o terceiro jogo dos quartos-de-final, avançando assim para as meias-finais da competição.

Estatisticamente destaque para três jogadores acima dos 10 pontos marcados, Arnette Hallman (16), João Balseiro (14), Quintrell Thomas (12) e também para Travante Williams com 8 ressaltos (5 ofensivos) e 5 assistências.

A União espera agora pelo adversário para as meias-finais, que sairá do 5º jogo a realizar na próxima quarta-feira na madeira, entre o CAB Madeira e o Vitória SC, sendo que os dois primeiros jogos das meias-finais se disputam já no próximo Sábado e Domingo no Pavilhão Dr. Salvador Machado.