A nossa União voltou ao trilho das vitórias, ao derrotar a equipa açoreana do Lusitânia, nesta sexta feira num jogo a contar para a 17ª Jornada do Campeonato LPB Placard, consolidando o 2º lugar da tabela de classificação.


Ambas as equipas iniciaram o jogo desfalcadas: no lado da Oliveirense, Eric Coleman não participou no encontro, ao passo que do lado do coletivo açoreano, pairava a dúvida acerca da condição do base norte americano Asthon Khan, que acabaria por não vir a participar no encontro.

O encontro iniciou a um ritmo frenético (29-17), com inúmeras posses de bolas, e com a Oliveirense terminar o primeiro período com 90% de aproveitamento da linha de 3 pontos, e com João Balseiro e Luka Nikolic a brilharem com 100% de eficácia de lançamento, registando 11 pontos e dois roubos de bola e 6 pontos e 2 ressaltos, respetivamente. O Lusitânia foi tentando corresponder ao poderio ofensivo Oliveirense, “arrancando” 8 faltas, que em parte, foram convertidas em 7 pontos através da linha de lance livre.


O segundo período foi pautado pelas inúmeras ações de contra ataque por parte da União, convertendo 6 em 7 dos conseguidos, muito em parte da forte agressividade defensiva, que foi responsável pela indução de 14 turnovers no coletivo açoreano. Ao intervalo, o marcador registava 50-31, favorável à nossa equipa.

O terceiro período foi caracterizado por uma mudança no ritmo de jogo, após a introdução de uma defesa zona, por parte da equipa do Lusitânia, limitando o número de contra ataques e “seduzindo” a Oliveirense a apostar no seu lançamento exterior, que registou 3/10 lançamentos de 3 pontos, neste período. Ainda assim, a Olivieirense registou 20 pontos convertidos no período, 8 pela mão de Arnette Hallman. O Lusitânia conseguiu registar 19 pontos, neste período, acabando por ser o momento de maior equilíbrio parcial do encontro.

Já no 4º período, a Oliveirense nunca tirou o pé do acelerador, iniciando o período com dois lançamentos de 3 pontos convertidos por parte dos capitães João Abreu e Renato Azevedo. A agressividade ofensiva e defensiva, foram uma constante ao longo do encontro, refletidas no alcance dos 3 dígitos no marcador e nos 24 turnovers induzidos à equipa contrária.


Merecido destaque para as exibições de João Balseiro (24pts, 2res, 1as e 3rb), Luka Nikolic (20pts, 5res, 1as e 2rb), Arnette Hallman (16pts, 3res e 2as), João Guerreiro (12pts, 4res, 3as e 1rb) e João Abreu (9pts, 2 res, 6as e 2rb). Consulta toda a estatística aqui.

Do lado açoreano, deram nas vistas Joel Almeida (25pts, 9res, 1as e 1rb), Timajh Rivera (21pts, 11res, 3as, 2rb e 1dl), Pedro Catarino (11pts, 3res e 7as) e Dominique Coleman (10pts, 2res, 1as e 1rb).