Em fim de semana de grandes decisões na Liga Placard, a primeira das três “finais” que se impõem à nossa União para o alcance do 1º lugar na Fase Regular aconteceu no passado sábado, dia 28 de Abril, frente à experiente equipa do CAB Madeira, que já havia demonstrado argumentos para nos colocar imensas dificuldades.

Do lado da Oliveirense, Eric Coleman continua como baixa confirmada, não tendo contribuído para a exibição da equipa.
O primeiro período foi pautado pelo equilíbrio a nível pontual, com a Oliveirense a demonstrar, uma vez mais, a sua qualidade de leitura e aproveitamento das situações que envolvem a utilização do bloqueio direto e contra ataque. Ainda assim, o CAB conseguiu superiorizar-se no marcador, convertendo 33 pontos, fruto de uma eficácia fora do normal (6/7 de lançamentos de 2pts; 7/9 de lançamentos de 3pts), com Fábio Lima a ser o principal agente concretizador, contabilizando 100% de eficácia de lançamentos de campo.

No segundo quarto do jogo, a Oliveirense melhorou alguns dos seus aspetos defensivos, invertendo o bom momento do CAB Madeira e não permitindo que a equipa visitante convertesse nenhum ponto até 3 minutos do final do período. Já a nossa União, conseguiu encontrar o caminho para se superiorizar, “arrancando” 7 faltas coletivas à equipa madeirense que ia revelando alguma dificuldade em parar as ações ofensivas da nossa União, nomeadamente pelas mãos de Quintrell Thomas e Arnette Hallman, que ao intervalo já contabilizavam 14 e 11 pontos, respetivamente. Ao intervalo, a nossa União vencia por 46-42, com o CAB Madeira a contabilizar apenas 9 pontos neste período.

No regresso dos balneários, o CAB optou por tentar mudar algo no jogo, utilizando uma defesa zonal, que não pareceu sortir efeito face ao poderio ofensivo e eficácia da nossa Unão que converteu as sua primeiras 8 posses de bola. A superioridade da Oliveirense foi sendo clara, forçando o CAB a oito turnovers neste período e impondo um parcial de 29-14, entrando no derradeiro quarto do jogo, com uma vantagem avolumada de 19 pontos.

A liderança da União nunca esteve em causa, sabendo gerir com inteligência a sua vantagem adquirida, permitindo ainda dar minutos a jogadores com menor tempo de jogo acumulado, e repousando alguns dos mais utilizados, tendo em conta a existência de um jogo onde se disputará a liderança do campeonato, dois dias depois.

Destaque para a capacidade de resiliência e para a serenidade da nossa equipa, face a uma equipa experiente que entrou de forma exímia no jogo, mantendo-se coesa, intensa e discernida para cumprir o plano de jogo e passo a passo ir buscar a vitória que acabou por chegar à diferença pontual de 23 pontos.

Sublinhar ainda as exibições de Quintrell Thomas (25pts e 6res), James Ellisor (24pts, 5res, 2 as e 2rb), Travante Williams (20pts, 4rb, 2res e 2as) e Arnette Hallman (15pts e 8res).

Segunda Feira, contamos com o apoio de todo o nosso público, num jogo decisivo para o desfeche da fase regular do nosso campeonato Liga Placard.

As estatísticas dos nossos atletas neste jogo encontram-se aqui.