A nossa Oliveirense iniciou, esta quinta-feira, a caminhada na fase a eliminar do campeonato. Os 1/4 de final da Liga Betclic, disputados à melhor de três jogos, reservaram à nossa equipa duelos com o CAB Madeira. Na antevisão ao primeiro encontro, o nosso coach, João Figueiredo, e o nosso poste Zane Waterman revelaram a estratégia para vencer em casa.

Numa partida que contou com transmissão na FPB TV, o nosso atleta Shaun Willett inaugurou a contagem no primeiro quarto. Determinado a batalhar pela vantagem, o adversário procurou responder, sobretudo em zonas exteriores. A tática da nossa equipa evidenciou o extremo João Balseiro, que somou cinco pontos consecutivos e permitiu, apesar da desvantagem, manter a nossa Oliveirense próxima no marcador (17-21).

A entrada eficaz dos forasteiros no segundo parcial não intimidou o espetáculo do nosso João Balseiro, que prosseguia de mão quente. Num ritmo veloz, de parada e resposta, os duelos pela posse de bola debaixo das tabelas sucedia-se. A nossa União ainda assumiu a frente do resultado, aquando um lançamento de Raven Barber, mas por escassos instantes. Até ao intervalo, os visitados mantiveram a bitola e retomaram a vantagem, mas pela diferença mínima (32-33). A aproximação da nossa equipa foi alicerçada na maior eficácia de lançamento e nos ressaltos conquistados ao longo do quarto (13). Na pausa, o quadro estatístico evidenciava os nossos atletas João Balseiro (8pts) e Raven Barber (7pts / 4res).

No regresso dos balneários, e com a nossa casa animada, o começo do terceiro quarto foi o princípio da reviravolta. Os pontos concretizados pelo nosso poste Zane Waterman foram o mote para nova dose de espetáculo. Alguns segundos volvidos, a dupla Derrick Colter e Shaun Willett abrilhantou a partida com (mais) um alley-oop soberbo, num momento que elevou a emoção nas bancadas e galvanizou a nossa equipa (55-48). Apesar das investidas visitantes, a fuga no resultado foi materializada pela qualidade ofensiva e pela coesão atrás (11 ressaltos defensivos). O penúltimo parcial trouxe, por fim, a superioridade da nossa Oliveirense no capítulo das assistências (5).

O 4º quarto manteve o espetáculo, sobretudo à boleia dos afundanços de Zane Waterman e Shaun Willett, dos triplos de Pedro Catarino e da emoção dos nossos adeptos. A réplica da formação madeirense exigiu aos nossos atletas foco até à buzina. Ao último triplo forasteiro, marcado a dez segundos do término do jogo, seguiu-se a resposta, também de três pontos, do nosso poste Ricardo Monteiro, para júbilo dos corações azuis e vermelhos. A cortina caiu sobre o primeiro ato dos 1/4 de final da Liga Betclic com resultado favorável à nossa União: 82-72. Do último parcial importa sublinhar a superioridade nas assistências (6) e nos roubos de bola (4).

A nossa equipa estancou o ímpeto ofensivo do CAB Madeira e agarrou a vantagem na eliminatória. Para o desfecho contribuiu a supremacia nos ressaltos (50), nas assistências (18), nos roubos de bola (9), nos pontos a partir de turnovers (16) e do banco de suplentes (18).

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: UD Oliveirense 17-21 CAB Madeira
  • 2º Quarto: UD Oliveirense 15-12 CAB Madeira
  • 3º Quarto: UD Oliveirense 23-15 CAB Madeira
  • 4º Quarto: UD Oliveirense 27-24 CAB Madeira
  • Resultado Final: UD Oliveirense 82-72 CAB Madeira

O nosso atleta Zane Waterman foi o MVP do encontro, somando 15 pontos, 15 ressaltos e duas assistências.

Atleta / PTS / RES / AST:
Shaun Willett / 17 / 8 / 3
Feliciano Neto / 0 / 0 / 0
Derrick Colter / 14 / 3 / 3
Ricardo Monteiro / 10 / 4 / 1
João Grosso / 1 / 4 / 1
João Guerreiro / 0 / 2 / 0
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Zane Waterman / 15 / 15 / 2
Pedro Catarino / 8 / 1 / 2
João Balseiro / 8 / 0 / 0
Raven Barber / 7 / 5 / 1
Francisco Albergaria / 2 / 1 / 5

As estatísticas podem ser consultadas no site da FPB e da FIBA.

As fotos da receção ao CAB Madeira são para consultar no nosso Facebook.

No final do encontro, os nossos atletas Shaun Willett e João Balseiro salientaram a importância do resultado e dos nossos adeptos, e aproveitaram para lançar o próximo duelo.

Obrigado a todos os adeptos que escolheram animar o serão com o espetáculo da nossa equipa no jogo inaugural dos 1/4 final do campeonato.

No próximo sábado (14 de maio), às 16h, a nossa Oliveirense voa até ao arquipélago da Madeira com o objetivo de garantir a presença nas meias-finais da Liga Betclic. A partida conta com transmissão na FPB TV.

Caminhamos Juntos, Conquistamos Juntos.
Somos União!