A nossa Oliveirense visitou este sábado a Arena da Ovar para medir forças com a AD Ovarense. Na antecâmara do dérbi, as estatísticas faziam prever uma partida equilibrada, ainda que revelassem vantagem da nossa equipa na média de ressaltos ofensivos (15), roubos de bola (9) e pontos a partir do banco (30).

O espetáculo foi transmitido na RTP2 e na FPB TV, e contou com a presença massiva dos nossos adeptos, que ajudaram à emoção fora do court.

A Ovarense assumiu o controlo do marcador nos minutos iniciais, castigando as decisões ofensivas da nossa equipa. Os primeiros sinais de eficácia surgiram das mãos dos nossos atletas Derrick Colter, João Balseiro e Shaun Willet. Ainda assim, a formação da casa foi clínica em zona de três pontos e coesa na proteção da tabela, negando à nossa Oliveirense a recuperação no resultado. Por isso, a diferença aumentou e no final do 1º quarto a Ovarense liderava a partida: 28-15.

O segundo parcial foi inaugurado com um triplo do nosso João Guerreiro. Contudo, os atletas adversários voltaram a assumir o espetáculo e alargaram a vantagem para 16 pontos. Com o objetivo de chegar ao intervalo com menos de dois dígitos de diferença, a nossa União teve em Derrick Colter a base para vencer este quarto: desde a atenção defensiva até pontos somados, passando pelos passes bem sucedidos. Os nossos atletas Zane Walterman e Shaun Willet também fizeram o marcador funcionar, e ao intervalo a nossa Oliveirense havia reduzido a diferença para oito pontos.

No regresso do espetáculo, a equipa de Ovar voltou a mostrar eficácia em toda o campo. Durante o 3º quarto, a diferença no resultado esteve fixada, sobretudo, nos 10 pontos. Antes da buzina, o nosso extremo João Guerreiro, em zona de três pontos, deu o mote para o último parcial, fixando o marcado em 70-60.

A tarefa dos nossos atletas para os últimos minutos exigia níveis de coesão e eficácia inéditos na tarde deste sábado. Com a emoção em crescendo a partir das bancadas, a nossa Oliveirense conseguiu encurtar distâncias no marcador. Ainda assim, em duelos de parada e resposta, a Ovarense repôs a diferença de 10 pontos quando faltavam cinco minutos para a buzina final.

De volta à estaca zero, o nosso Shaun Willet retomou o rumo desejado e concretizou novo triplo. Esta fase crescente da nossa equipa culminou com o empate a 87 pontos, com pouco mais de um minuto para jogar na Arena de Ovar. Uma vez mais, o nosso extremo Shaun Willet esteve em destaque: primeiro repôs a igualdade com um afundanço de encher o olho, e logo de seguida deu vantagem à nossa União, depois de conquistar um ressalto defensivo e correr de tabela a tabela, serpenteando entre os adversários.

Com o pavilhão em efervescente, os nossos adeptos elevaram os decibéis no apoio. Depois de a equipa da casa conseguir novo empate, restavam 23 segundos para a nossa equipa atacar.

O momento pedia coordenação e frieza, em contraste com o ambiente em redor. A bola reposta pelo nosso atleta Zane Waterman foi driblada de seguida pelo nosso base Derrick Colter, que entregou a posse a João Balseiro. O nosso extremo rodou a jogada para o lado esquerdo, onde Shaun Willet trocou as voltas ao adversário, que já no chão viu o nosso Ricardo Monteiro concretizar a jogada.
Estes segundos de espetáculo são a nossa Jogada da Semana!

A Ovarense ainda ensaiou um triplo em zona defensiva, mas a buzina fez rebentar a festa azul e vermelha. Desde a bancada até ao court, a vitória no dérbi foi celebrada entre abraços, e muito alívio, pois a tarefa neste último parcial não se adivinhava simples. A organização e eficácia foram cruciais para operar a reviravolta no marcador.

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: AD Ovarense 28-15 UD Oliveirense
  • 2º Quarto: AD Ovarense 18-23 UD Oliveirense
  • 3º Quarto: AD Ovarense 24-22 UD Oliveirense
  • 4º Quarto: AD Ovarense 19-31 UD Oliveirense
  • Resultado Final: AD Ovarense 89-91 UD Oliveirense

Para novo triunfo da nossa Oliveirense contribuíram sobretudo os ressaltos ganhos (35) e os pontos a partir do banco (21), dois índices em destaque na antevisão ao dérbi.

O nosso atleta Zane Waterman (21 / 6 / 0) foi o elemento com maior valorização da equipa e quem mais pontos concretizou na Arena de Ovar. Por sua vez, o nosso extremo Shaun Willet foi o atleta com mais ressaltos conquistados (8).

Atleta / PTS / RES / AST:
Shaun Willett / 17 / 8 / 3
Derrick Colter / 10 / 2 / 4
Ricardo Monteiro / 10 / 6 / 0
João Grosso / 3 / 1 / 1
João Guerreiro / 11 / 3 / 1
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Rui França / 0 / 0 /0
Zane Waterman / 21 / 6 / 0
Carlos Dotson / 2 / 3 / 1
Pedro Catarino / 0 / 0 / 0
João Balseiro / 12 / 1 / 0
Francisco Albergaria / 5 / 1 / 3

Todas as estatísticas podem ser consultadas no site da FPB.

As fotografias desta partida estão no nosso Facebook.

A nossa Oliveirense soma a quinta vitória consecutiva para o campeonato, uma série que começou a cinco de janeiro, aquando a receção à AD Ovarense. No próximo domingo (13 de fevereiro), a nossa União voa até à Madeira para defrontar a equipa que representa o arquipélago na Liga Betclic, o CAB Madeira. Nesta partida agendada para as 15h, a nossa equipa está apostada em quebrar a malapata, e, duas épocas depois, voltar a vencer em solo madeirense.

Ainda que a tabela continue com muitos jogos por realizar, a nossa Oliveirense continua bem posicionada para garantir o 4º lugar no final da 1ª fase da Fase Regular da Liga Betclic.

O apoio dos nossos adeptos na Arena de Ovar foi crucial para virar o rumo do dérbi. A resiliência é provada dentro e fora do court, e só em União conseguimos atingir os nossos objetivos, independentemente das adversidades no percurso.

Vencemos Juntos, Crescemos Juntos.
Somos União!