As últimas quatro épocas da nossa Oliveirense foram coroadas com cinco títulos nacionais que ficam para a história do basquetebol e do nosso clube. Em 2017 chegou à nossa União o coach professor Norberto Alves, e os seus adjuntos, professor Hugo Matos e o professor Luís Catarino, num projeto comprometido em espelhar, a cada dia, a essência do nosso clube.

Na época 2017/2018, a nossa equipa alcançou a final da Taça Hugo dos Santos e terminou a 1ª fase da Fase Regular da Liga Placard no 2º lugar. A liderança foi conseguida na 2ª fase, uma vez que no Grupo A apenas registamos uma derrota.

A caminhada nos playoffs foi pintada com os tons da nova campeã nacional, totalmente invicta, eliminando o SC Lusitânia, o Vitória SC e, na final, o FC Porto. Numa noite emocionante entre o Dragão Arena e Oliveira de Azeméis, a nossa União selou a época com a conquista mais sonhada! Este jogo também marcou o final de carreira do nosso capitão João Abreu.

A época 2018/2019, que contou com o coach prof. Carlos Pinto, foi inaugurada em festa, pois em Ovar conquistamos a Supertaça, frente ao Illiabum. Numa partida disputada até ao último segundo, em prolongamento, a simbiose e garra entre os nossos adeptos e atletas foi determinante para vencer o dérbi de Aveiro.

A Fase Regular da Liga Placard chegou ao fim com a nossa União na liderança, com apenas uma derrota. Por isso, a qualificação para a final-four da Taça Hugo dos Santos foi garantida. De regresso a Sines, a nossa Oliveirense derrotou o FC Porto e o SL Benfica, e venceu a competição!

Na Taça de Portugal, a nossa equipa atingiu a final, depois de eliminar a AD Ovarense. Porém, no jogo decisivo levou melhor o FC Porto.

A época 2018/2019 ainda tinha muito por contar e, confiante no trabalho desenvolvido, o nosso coach prof. Norberto Alves renovou o vínculo com a nossa Oliveirense. De regresso ao campeonato, para disputar os playoffs, a nossa equipa ultrapassou, sem derrotas, o Illiabum BC e a AD Ovarense.

Na final, face ao SL Benfica, a nossa União venceu o primeiro duelo, disputado no nosso Pavilhão Dr. Salvador Machado. No jogo 2, a resposta forasteira empatou a eliminatória. Em Lisboa, num turbilhão de emoções, a nossa Oliveirense venceu as duas partidas e, assim, completou o bicampeonato! O findar de uma época inesquecível foi celebrado madrugada dentro, e durante os dias seguintes.

A época 2019/2020 trouxe novos atletas, mas igual ambição de vencer. Ainda assim, a campanha na Supertaça não decorreu como desejado.

Desafiada a superar novos obstáculos, a nossa equipa agarrou a vaga na Taça Hugo dos Santos. Uma vez mais em Sines, a nossa União voltou a registar boas memórias. Depois de vencer o Sporting CP, a nossa Oliveirense conquistou a competição ao derrotar o SL Benfica.

Imagem FPB

Numa época atribulada, sobretudo pela questão pandémica, que ganhava preponderância, a última partida no nosso Pavilhão Dr. Salvador Machado foi a contar para os 1/4 final da Taça de Portugal, frente ao Sporting CP. Num duelo intenso e até ao último segundo, a equipa forasteira seguiu em para a final-four.

A última partida da temporada foi realizada no Dragão Arena, numa vitória sobre o FC Porto a contar para o campeonato. Seguiu-se a interrupção, e consequente conclusão precoce da competição, devido à pandemia.

O regresso à competição, já em modo 2020/2021, foi realizado com as devidas precauções. O balanço da época passada e as perspetivas para os novos desafios foram delineados pelo nosso coach, o professor Norberto Alves.

Numa temporada atípica, sem os nossos adeptos no nosso pavilhão, a pandemia esteve presente em todos os dias de trabalho. Porém, a nossa vontade de vencer sempre quebrou barreiras e permitiu seguir o nosso caminho. Encerramos a 1ª volta da Fase Regular da Liga Placard fora da zona de qualificação para a Taça Hugo dos Santos.

Na Taça de Portugal, depois de eliminarmos o SC Lusitânia, encontramos o SL Benfica nos 1/4 final, mas a formação lisboeta levou a melhor. Por fim, nos playoffs do campeonato, também contra o SL Benfica disputamos a última partida, saindo de cena nos 1/4 final.

Desde 2017, a nossa equipa técnica construiu um projeto desportivo sustentável, ambicioso e assente na superação diária. Em simbiose com os nossos adeptos e atletas, todos embarcamos no sonho da nossa União, no qual cada passo foi planeado. Os nossos atletas José Barbosa, Renato Azevedo, Rui França, João Balseiro e João Guerreiro fizeram parte das quatro épocas. No balanço deste ciclo fica o registo do Bicampeonato Nacional, as duas Taça Hugo dos Santos conquistadas, e uma Supertaça.

A Oliveirense Basquetebol sente-se grata pelos quatro anos de trabalho, crescimento e conquistas com o professor Norberto Alves enquanto nosso coach, com os adjuntos Hugo Matos, Luís Catarino e Carlos Pinto e com todos os atletas que fizeram parte destas vitórias.

O futuro é hoje, e a nossa União inaugura, em breve, um novo ciclo, com novos capítulos por escrever.

Somos União!