A nossa Oliveirense inaugura esta quinta-feira, 22 de abril, a participação nos playoffs da Liga Placard, frente ao SL Benfica. Findada a Fase Regular do campeonato, a nossa União permaneceu no 5º lugar, apesar da vitória sobre o Sporting CP.

Na última jornada, o Imortal BC derrotou o FC Porto. Por sua vez, o Maia BC venceu o Benfica. Esta conjugação de resultados deixou a equipa algarvia no 3º lugar, por troca com o Benfica, que desceu ao 4º posto. A diferença pontual no confronto direto definiu os lugares para o playoff.

Ao longo desta temporada a nossa equipa já mediu forças com o Benfica por três ocasiões: duas partidas a contar para o campeonato (uma vitória ; uma derrota) e nos 1/4 final da Taça de Portugal.

No último jogo entre as duas equipas a contar para a Liga Placard foram determinantes os ressaltos (39), as assistências (21), os roubos de bola (10), os pontos a partir de turnovers (22) e o acerto a partir da linha de lance livre (76% | 13 em 17). Importa realçar que este triunfo esteve assente na organização defensiva e acerto ofensivo, o que contrariou a resposta adversária e forçou o seu erro.

Ainda assim, nesta partida a formação contrária foi mais assertiva em zona de dois pontos. Ao mesmo tempo, e como ficou provado em outros jogos, a equipa do Benfica lança frequentemente em zona de três pontos.

No quadro estatístico, a nossa equipa regista uma média superior ao adversário no que diz respeito ao acerto na linha de lance livre (76% | entre 14 e 18 concretizados), aos ressaltos (42 | 29 ressaltos defensivos ; 13 ressaltos ofensivos) e à valorização dos atletas.

Nas estatísticas individuais, os nossos atletas José Barbosa e EC Matthews fazem parte do top-5 no capítulo dos lances livres: o nosso capitão regista eficácia de 88% ; o nosso extremo norte-americano encesta em 89% das oportunidades.

O nosso atleta Travis Munnings faz parte do grupo que domina nos ressaltos, com uma média de 8 conquistados por jogo.

Por fim, o nosso capitão José Barbosa está entre os melhores no capítulo das assistências, com uma média de 8 realizadas por jogo. Desta lista faz também parte Rafael Lisboa (6), base do Benfica.

O nosso atleta Justin Alston (16pts, 7res, 1as) é o elemento com melhor índice de valorização, com 25 jogos realizados. No lado do adversário, esse lugar é ocupado por João “Betinho” Gomes (15pts, 5res, 2as), que disputou 24 jogos.

A nossa União joga esta quinta-feira (22 de abril) em Lisboa, numa partida que conta com transmissão na app da FPB TV. Poucos dias depois, a nossa equipa volta ao Pavilhão Fidelidade para o 2º jogo, a 24 de abril. O nosso Pavihão Dr. Salvador Machado acolhe os 3º jogo, no dia 29 de abril, assim como o eventual 4º jogo, a 1 de maio. Um possível 5º jogo, em Lisboa, está agendado para 3 de maio.

Direitos de imagem: FPB

Contamos com o apoio de todos os nossos adeptos, pois é em União que concretizamos os nossos objetivos e escrevemos a nossa história. Importa lembrar as palavras do nosso coach, o professor Norberto Alves, e o nosso capitão José Barbosa quando lançaram uma primeira análise sobre os playoffs da Liga Placard.

Contagem decrescente para o ponto alto da época! A hora da nossa Oliveirense está a chegar!

Caminhamos Juntos, Vencemos Juntos.
Somos União!