Em jogo a contar para a 3ª jornada da 2ª volta da Liga Portuguesa de Basquetebol, a nossa Oliveirense recebeu no Pavilhão Dr. Salvador Machado a formação terceirense do S.C. Lusitânia. É importante recordar que a equipa do Lusitânia criou dificuldades na primeira visita a Oliveira de Azeméis, com a nossa União a garantir a vitória nos momentos finais e pela margem de apenas 2 pontos. O jogo contou com transmissão na RTP2.

Os nossos atletas entraram no ‘court’ com a lição bem estudada. Imprimindo desde o minuto inicial um ritmo de jogo elevado, o 1º quarto terminou com 34 pontos marcados. No 2º quarto, a nossa União conseguiu acentuar a diferença pontual. A elevada intensidade defensiva reduziu a eficácia do lançamento exterior do Lusitânia e desgastou os atletas mais influentes. Ao intervalo, o resultado já revelava uma vantagem significativa: UDO 58-35 SCL.

O desempenho da nossa Oliveirense na 1ª parte permitiu uma gestão tranquila do marcador. O duelo não deixou de ter momentos de grande espetáculo e acabou por ser mais equilibrado nos últimos dois parciais, sem que a diferença pontual fosse posta em causa.

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: UD Oliveirense 34-19 SC Lusitânia
  • 2º Quarto: UD Oliveirense 24-16 SC Lusitânia
  • 3º Quarto: UD Oliveirense 26-25 SC Lusitânia
  • Último Quarto: UD Oliveirense 14-14 SC Lusitânia


Ao longo da partida, a nossa União conseguiu os seguintes dados estatísticos que ajudam a perceber as diferenças entre as duas equipas:

  • Mais 10 posses de bola com direito a lançamento do que a equipa adversária;
  • Provocou 17 perdas de bola ao adversário, 14 delas em roubo de bola;
  • Conseguiu 29 pontos marcados em contra-ataque;
  • 5 atletas com valorização de dois dígitos.

O atleta mais valioso foi o nosso Marko Loncovic com 18 pontos marcados e 8 ressaltos conquistados. Destaque também para o Eric Coleman que conseguiu um duplo-duplo (10 pontos e 13 ressaltos). Todas as estatísticas da partida para consultar aqui e aqui.

Atleta / Pts / RES / AS
Williams / 16 / 3 / 3
Coleman / 10 / 13 / 1
André Bessa / 6 /0 / 1
Barbosa / 6 / 0 / 5
João Guerreiro / 4 / 1 / 1
Francisco Albergaria / 0 / 1 / 0
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Rui França / 0 / 0 / 0
João Balseiro / 3 / 1 / 3
M. Norelia / 19 / 3 / 4
James Ellisor / 16 / 4 / 3
Marko Loncovic / 18 / 8 / 0

A liderança do campeonato sai reforçada no final desta 3ª jornada da 2ª volta, agora com 3 pontos à maior do segundo classificado. Na próxima quinta-feira, dia 4 de abril, a nossa equipa desloca-se ao Dragão Caixa para defrontar o FC Porto às 20h30. Contamos com o apoio dos nossos adeptos.

Caminhamos Juntos, Vencemos Juntos. Somos União!