Domingo, o nosso Salvador Machado foi novamente palco de espetáculo de basquetebol, desta vez para o segundo jogo da primeira ronda dos playoff, após a nossa União se ter colocado na frente da eliminatória ao ter vencido o S.C. Lusitânia, no dia anterior, por 103-94.

Impunha-se à Oliveirense corrigir alguns detalhes decorrentes da exibição anterior, nomeadamente na consistência das suas ações coletivas ao longo dos 40 minutos. A nossa União iniciou novamente com muita intensidade, e com vontade de “vingar” alguns dos minutos menos positivos da segunda metade do jogo anterior. O nível eficácia do período foi novamente excecional, com a Oliveirense a explorar a vantagem de peso nas zonas próximas do cesto, com Eric Coleman e Arnette Hallman a serem as referências ofensivas da equipa, chamando a si todas as atenções defensivas, permitindo converter e também assistir os seus parceiros. O resultado ficou estabelecido em 30-17.

Apesar da vantagem expressiva alcançada no período anterior, foi no segundo quarto do encontro que a Oliveirense disparou no resultado, fruto mais uma vez do seu empenho defensivo e da contribuição positiva de todos os intervenientes, expressos nas 17 assistências coletivas e nos 20 pontos convertidos através da participação de jogadores vindos do banco. Eric Coleman ia sendo dominante e extremamente eficaz nas zonas próximas do cesto, marcando de forma extremamente positiva o seu regresso à competição, neste fim de semana. O Lusitânia ia revelando alguns sinais de desgaste, decorrentes da intensidade do jogo e do cansaço acumulado do jogo anterior, contrastando com a nossa União em fatores relacionados com a profundidade de plantel e contribuição coletiva.

Já no terceiro período, a nossa equipa continuou a dilatar a sua vantagem pontual, optando por dar continuidade aos princípios táticos que até então vinham a funcionar e que o Lusitânia ia revelando dificuldade em parar, com os bases João Abreu e José Barbosa a descobrirem inteligentemente as vantagens que iam sendo criadas a partir da constante ameaça decorrente da presença física de Eric Coleman e Quintrell Thomas nas áreas próximas do cesto. O resultado parcial do período foi novamente favorável à nossa União (21-17), fixando o marcador em 55-44.

Nos derradeiros 10 minutos do encontro, importava à Oliveirense gerir o resultado, face a um Lusitânia que apresentou uma defesa zonal em grande parte das suas situações defensivas. Apesar do Lusitânia ter conseguido recuperar 10 pontos de desvantagem, o objetivo de controlar o jogo foi cumprido com sucesso, dando ainda oportunidade a todos os atletas participarem no encontro e contribuírem de forma positiva, permitindo à nossa equipa vencer por uns expressivos 88-66, adiantando-se assim com 2-0 nestes quartos de final da fase de playoff.

No que toca à estatística, na Oliveirense, deram nas vistas Arnette Hallman (17pts, 4res, 3as, 2rb), João Balseiro (15pts, 2res, 1as), James Ellisor (14pts, 4res, 3as, 2rb), Eric Coleman (14pts, 4res, 1rb) e Quintrell Thomas (12pts, 15res, 2as, 1dl), enquanto no opositor açoriano estiveram em melhor plano Dominique Coleman (19pts, 4res, 1as, 1rb), Brandon Garrett (14pts, 6res, 2as, 1rb, 1dl) e Timajh Parker-Rivera (12pts, 8res, 4as, 1rb, 1dl).

Podemos ver toda a estatística da nossa equipa aqui.

Todas as fotos da nossa vitória aqui.

Desta forma, a nossa União poderá “fechar” a série já no próximo sábado, onde irá disputar o terceiro jogo da série, em Angra do Heroísmo, num campo sempre difícil, mas onde tudo será feito para sair com a vitória e avançar para as meias finais da fase final do nosso campeonato, Liga Placard.