A nossa União deslocou-se a Guimarães, para defrontar o Vitória Sport Clube, num jogo em que a vitória garantiria o estatuto de segundo classificado da 2ª Fase do Campeonato LPB Placard, aquando do seu término.

Eric Coleman continua a ser baixa “de peso” na equipa da Oliveirense, ao passo que o capitão João Abreu regressava aos convocados do Prof. Norberto Alves.

O jogo iniciou de forma favorável à equipa da casa, com os suspeitos do costume Roderick Nealy e Lace Dunn, a aproveitarem a entrada menos intensa por parte da nossa União, e a protagonizarem os melhores momentos ofensivos. Travante Williams e Quintrell Thomas foram sendo os mais resilientes por parte da equipa da Oliveirense, ao somarem juntos 5 ressaltos, 2 roubos de bola e 12 dos 16 pontos convertidos pelo coletivo.

No segundo período, a Oliveirense conseguiu corrigir alguma das suas dificuldades ofensivas, encontrando novas e melhores oportunidades de lançamento, mas ainda assim, ia revelando lacunas ao nível da sua transição defensiva, permitindo 15 pontos de contra ataque à equipa do Vitória e 18 pontos no “pintado”. Já a nossa equipa, do ponto de vista ofensivo, ia revelando um melhor “acerto” exterior, registando 6 lançamentos convertidos para lá da linha dos 6,75 m que contrastavam com os apenas 4 convertidos de 2 pontos, indo para o intervalo perdendo por 43-33.

O tempo de descanso parece ter feito bem à nossa União que entrou “a todo gás” no 3º período, convertendo 20 pontos consecutivos, nas primeiras 8 posses de bola da 2ª parte, através de ações de contra ataque e transições rápidas com excelentes leituras e aproveitamento dos bloqueios diretos. Travante Williams ia revelando um grande aproveitamento dos seus lançamentos, sendo o principal agente catalisador da intensidade das ações da nossa equipa, convertendo 15 pontos neste período. O período finalizou com um parcial favorável à Oliveirense (20-28), mas ainda com a equipa do Vitória na frente do marcador com uma vantagem de dois pontos (63-61).

No derradeiro período, a Oliveirense continuou focada e rigorosa na utilização e aproveitamento dos bloqueios diretos, atacando de forma extremamente madura e conseguindo controlar o ritmo do jogo. João Guerreiro que vinha a realizar uma exibição algo apagada, abriu a pontuação do período e viria ainda a converter dois triplos consecutivos em momentos cruciais do encontro. O Guimarães optou por colocar uma equipa dotada de grande poderio físico, tentando aproveitar as diferenças físicas em zonas próximas do cesto, posteando alguns dos seus jogadores exteriores, ao passo que na defesa apostou numa defesa zonal, fatores que colocaram algumas dificuldades na nossa equipa e permitiram ao Guimarães encostar no marcador. Ainda assim, a Oliveirense manteve-se coesa, unida e serena até ao final do encontro, não deixando a vitória escapar e fixando o resultado do encontro em 79-83.

Destaque para as exibições de Travante Williams (25pts, 5res, 3rb, 1dl), Quintrell Thomas (15pts, 8res, 2as, 1dl) e James Ellisor (10pts, 6res, 3as, 1rb, 1dl). Do lado do Vitória, sobressaíram Lace Dunn (23pts, 4res, 2as, 4rb), Rod Nealy (16pts, 5res, 2rb) e Devaugntah Williams (12pts, 6res, 2as, 3rb).

Consulte as estatísticas dos nossos atletas neste jogo aqui.

Fotos acima por Cláudio Gomes