Em mais um fim de semana de jornada dupla, desta feita caseira, a nossa União recebeu o FC Porto, naquele que viria a representar o quinto confronto entre as duas equipas, em frente a uma moldura humana que encheu as bancadas do Salvador Machado.

Podemos ver o jogo aqui:

 

João Abreu e Eric Coleman eram baixas de peso confirmadas antes do início do encontro.

A nossa União entrou muito forte no jogo, estabelecendo um parcial inicial de 9-0, revelando uma grande eficácia ofensiva e dominando as tabelas, muito em parte devido à “omnipresença” do gigante Quintrell Thomas. Durante todo o período a Oliveirense foi superior, conseguindo provocar desequilíbrios defensivos na equipa portista, que ia sendo obrigada a utilizar faltas pessoais para parar as ações ofensivas da União, que aproveitou para contabilizar 10 pontos através da linha de lance livre. O período terminou com o marcador estabelecido em 20-11.

No 2º período, a Oliveirense não entrou tão bem, realizando duas perdas de bola consecutivas que foram aproveitadas pelo FC Porto. O FC Porto foi encontrando o caminho para o cesto através de idas para a linha de lance livre, contabilizando daqui 14 dos seus 23 pontos do período. Ainda assim, a Oliveirense ia-se demonstrando resiliente e segura nas suas ações, indo para o tempo de intervalo com 6 pontos de vantagem (20-23).

Após afinar alguns detalhes, a Oliveirense regressou ao jogo, abrindo a 2ª parte com uma ação de excelência de James Elissor que vinha a fazer um jogo de altíssimo nível, quer ofensivo, quer defensivo, num duelo frequente com o protagonista da equipa visitante Will Sheey. A Oliveirense foi explorando a utilização de bloqueio direto, que lhe ia permitindo encontrar a dupla de internacionais portugueses João Guerreiro e Arnette Hallman que converteram 3 triplos em 3 posses de bola consecutivas. Depois disso, a nossa União teve um período menos positivo a nível de eficácia ofensiva, com algumas perdas de bola e lançamentos menos bem selecionados que permitiu ao FC Porto acelerar e “encostar” no marcador, facto que permitiu entrar no 4º período com apenas 1 ponto de desvantagem (60-59).

O derradeiro período, foi extremamente esclarecedor por parte da nossa União, revelando muita vontade em ganhar, com José Barbosa a gerir a vantagem e o ritmo de jogo de forma inteligente. O 4º período foi também tempo para Travante Williams “aparecer” no encontro e  transmitir toda a sua alma a nível defensivo e ofensivo, convertendo os seus 16 pontos, neste último período. Também James Elissor, foi mais uma vez decisivo, constituíndo uma habitual fonte de consistência e eficácia ofensiva que ia sendo procurada e aproveitada pela nossa União. A Oliveirense conseguiu assim aumentar a sua distância pontual, derrotando o FC Porto pela 5ª vez esta época, com o resultado estabelecido em 91-79.

O maior destaque vai para mais uma grande exibição coletiva, como a nossa União nos tem vindo a habituar, mas com merecido destaque para James Ellisor (17pts, 7as, 4res), Travante Williams (16pts, 4res, 2rb), José Barbosa (13pts, 7as, 4rb), Arnette Hallman (13pts, 3res, 3as, 3rb), Quintrell Thomas (12pts, 7res, 4dl) e João Guerreiro (11pts, 2rb). Do lado portista, os mais resilientes foram Will Sheehey (22pts, 4res, 2as, 2rb), Sasa Borovnjak (15pts e 4res), André Bessa (11pts, 5as, 1rb) e Will Hanley (9pts, 9res).

Toda a estatística da nossa equipa aqui.

Importa ainda agradecer e realçar o enorme apoio e “calor humano” que se fez sentir no nosso Salvador Machado.