O primeiro jogo deste fim de semana, frente ao Illiabum, constituíria o fecho da primeira volta da 2ª fase da Liga Placard. Antevia-se, como sempre, um jogo com elevado grau de dificuldade frente a uma equipa com características muito peculiares, que colocam problemas diferentes, nomeadamente ao nível da gestão de ritmos ofensivos.

Podemos ver o jogo aqui:

 

Existiam baixas nas duas equipas: do nosso lado, o capitão João Abreu, e do lado aveirense, o capitão Augusto Sobrinho e o jovem base Carlos Cardoso.

O jogo iniciou a um ritmo alucinante, como previsto, mas a Oliveirense, nesta fase a adaptar-se bem, convertendo 5 posses de bola consecutivas. A nossa União apresentou uma defesa muito assertiva nos bloqueios diretos do Illiabum, conseguindo atacar bem a bola, provocando más decisões e consequenciando-se em situações de contra ataque a nosso favor. O Illiabum ainda foi conseguindo manter o equilíbrio, terminando o período com 29-25 favorável à Oliveirense. O período ficou ainda marcado pela lesão de Eric Coleman.

No segundo período, a Oliveirense apostou na utilização de uma defesa alternativa (zona 2-3), colocando sérios problemas ofensivos ao conjunto de Ílhavo, que ao intervalo já levava 11 turnovers. Do ponto de vista ofensivo, a Oliveirense ia-se mantendo fiel à sua organização, e James Elissor ia sendo o motor ofensivo da equipa, com 3 triplos consecutivos e terminando o período com 100% eficácia de lançamentos de campo. Também João Guerreiro ia revelando a pontaria afinada, contabilizando 12 pontos ao intervalo. Este viria a ser o melhor período do encontro, por parte da Oliveirense, fazendo um parcial de 28-11 e encerrando a 1ª parte com o resultado estabelecido em 57-36.

O Illiabum, na entrada para a 2ª parte do jogo, também apostou numa defesa zonal, que não parecia constituir um problema para a nossa União, que ia encontrando as suas soluções através de uma circulação de bola e ocupação de espaços bastante criteriosas. O Illiabum também foi mantendo o equilíbrio do período, mas nunca pareceu ser uma ameaça à liderança da Oliveirense que entrou para o derradeiro quarto com 19 pontos de vantagem (77-58).

A União, no último período, foi gerindo a vantagem que até aqui foi adquirindo, perante um Illiabum que nunca “baixou os braços”, mantendo os seus níveis de agressividade característicos até ao soar da buzina.

Fica a imagem de uma grande prestação da nossa União, fiel aos seu planeamento tático e impondo o seu potencial físico em ações de grande intensidade, nomeadamente defensivas, onde importam destacar os 19 roubos de bola conseguidos ao longo dos 40 minutos. Realce ainda para as exibições individuais de João Balseiro (18pts, 2res, 1as, 3rb), João Guerreiro (16pts, 2res, 4rb, 1dl), James Ellisor (15pts, 1res, 5as), Arnette Hallman (13pts, 7res, 6as, 1rb), Quintrell Thomas (11pts, 11res, 1as, 1rb, 3dl) e Travante Williams (11pts, 5res, 1as, 3rb, 1dl). Por seu turno, no emblema de Ílhavo, realce para Jeffrey Early (25pts, 5res, 4as, 2rb), Filip Pejovic (13pts, 4res, 1rb), Diogo Araújo (11pts, 3res, 1as) e Filip Simic (10pts, 3res, 8as, 1rb).

Toda a estatística da nossa equipa aqui.