Fim de semana de grandes emoções em Sines, onde se disputaram os jogos referentes à Final 4 da Taça Hugo dos Santos, com a participação das equipas União Desportiva Oliveirense, FC Porto, SL Benfica e Vitória de Guimarães.

Num jogo das meias finais, a nossa União defrontou o FC Porto, naquele que viria a ser o terceiro encontro entre estas duas equipas, nesta época 2017-2018. O jogo não começou de forma favorável à nossa equipa, com um parcial de 11-2 estabelecido pela equipa do FC Porto. Perante a entrada mais forte da equipa adversária, a Oliveirense manteve-se serena e focada no plano de jogo, recuperando parte da sua desvantagem, terminando o primeiro período 3 pontos atrás no marcador, 19-22.

O 2º período foi um dos momentos chave do jogo, no que à exibição da União diz respeito, catapultando para a frente do marcador, muito em parte devido à subida dos níveis de agressividade defensiva individual e coletiva, que foi colocando sérios problemas nas saídas bloqueadas da equipa portista, neutralizando linhas de passe e atacando a o portador da bola, provocando 14 turnovers. Na outra metade do campo, a União revelou uma forte mobilidade ofensiva e partilha da bola, que vinha a ser traduzida em elevada eficácia de lançamento, com os atletas James Ellissor e João Abreu a irem para o intervalo com o registo de 100% em lançamentos de campo, e com o resultado fixado em 37-33.

O terceiro período foi pautado pelo equilíbrio, mas foi sem dúvida o período de menor eficácia por parte da União, convertendo apenas três lançamentos de campo. Ainda assim, a nossa equipa foi capaz de provocar 9 faltas pessoais na equipa portista, tendo parte sido convertidas em  12 lançamentos da linha de lance livre, onde apenas 5 viriam a ser aproveitados. Ainda assim, a Oliveirense iniciou o 4º período com 3 pontos de vantagem.

A Oliveirense iniciou o 4º período de forma bastante intensa, com James Elissor a “comandar as tropas” nas investidas ofensivas da União. A 5 minutos de terminar o encontro, o FC Porto que perdia por 10 pontos, foi recuperando a sua desvantagem através de uma forte pressão campo inteiro e das ações individuais de Pedro Pinto e Will Sheey, que juntos capitalizaram 14 dos 21 pontos da equipa adversária, neste período. A poucos segundos de terminar o encontro, o FC Porto vencia por dois pontos, após uma extraordinária bola de Will Sheey.

Norberto Alves pediu desconto tempo, de forma a preparar o seu último ataque, que viria a ser convertido pela mãos de Travante Williams, que empatou o encontro em 67-67. O FC Porto ainda teve tempo para preparar o seu ataque, após paragem de Moncho López, com 9 segundos no marcador. Will Sheey viria a ser o escolhido para a derradeira “bola”, mas teria pela frente Travante Williams que levou a melhor na situação de 1 contra 1 e adiou a decisão do encontro para o prolongamento.

No prolongamento, a União conseguiu ser mais sólida e consistente, saltando de novo para a frente do marcador com um triplo de Luka Nikolic, que juntamente com João Balseiro e James Ellissor a serem decisivos na eficácia ofensiva da nossa equipa. Destaque ainda para o base internacional José Barbosa, pela capacidade de gerir os ritmos do jogo e provocar desequilíbrios na equipa adversária, de forma extremamente inteligente.

No que toca à estatística, destaque para os 27 Turnovers provocados na organização portista, fruto do empenho defensivo da nossa equipa. Do ponto de vista individual, sobressaíram James Ellisor, (26pts, 6res, 1as, 1rb), João Balseiro (14pts, 1res, 1as, 1rb), Arnette Hallman (10pts, 3res, 2as) e Travante Williams (9pts, 1res, 1as, 3rb), ao passo que nos “dragões” deram nas vistas Will Hanley (22pts, 10res, 4as), Sasa Borovnjak (17pts, 9res, 3as, 1dl), Pedro Pinto (13pts, 3res, 1as, 2rb) e Will Sheehey (12pts, 4res, 1as, 2rb, 1dl).

Consulta aqui toda a estatística da nossa equipa.