A nossa União regressou ao reduto do SL Benfica para disputar a 2ª partida dos 1/4 de final dos playoffs da Liga Placard. Depois do resultado do 1º jogo era importante a nossa Oliveirense vencer e, assim, empatar a eliminatória.

Numa partida que contou com transmissão na app da FPB TV, n’A Bola TV e na BTV, a nossa equipa abriu o marcador pelas mãos do nosso capitão José Barbosa. Num duelo que desde início prometia intensidade e equilíbrio, as trocas na frente do resultado foram sucessivas. Este quarto foi rico em lançamentos concretizados na zona de triplo, e a nossa Oliveirense construiu a vantagem até ao último segundo, quando o adversário operou nova reviravolta. No término do 1º parcial a equipa anfitriã liderava pela margem mínima (26-25).

Direitos de imagem: FPB

No 2º quarto, a equipa contrária entrou melhor e consolidou a vantagem. A pressão defensiva praticada por ambas equipas forçou a erros no processo ofensivo e, até ao intervalo, a nossa União soube capitalizar alguns para se aproximar no marcador. Ainda assim, a resposta do adversário, assente em jogadas para triplos, aumentou a distância. Quando soou a buzina para recolher aos balneários, o resultado apontava: 45-40.

Direitos de imagem: FPB
Direitos de imagem: FPB

De regresso ao espetáculo, os pontos demoraram a surgir no 3º quarto. Porém, um triplo do nosso capitão José Barbosa, outro do nosso atleta João Grosso, e lançamentos de dois pontos concretizados pelo nosso atleta Terrell Carter, inverteram o resultado. Ainda assim, na reta final do quarto, a formação da casa conseguiu aproveitar falhas e impôs uma diferença de dois pontos (61-59).

Direitos de imagem: FPB
Direitos de imagem: FPB

No último parcial, a nossa Oliveirense viu o adversário alargar a diferença, mas não desistiu. Por isso, continuou a somar ressaltos, permaneceu focada, coesa e obrigou o oponente a errar. No 4º quarto foi fundamental, entre outros aspetos, a conquista de oportunidades a partir da linha de lance livre.
À entrada para o último minuto de jogo, a diferença era de oito pontos. O nosso atleta João Balseiro concretizou um triplo e, poucos segundos depois, o nosso atleta Justin Alston castigou uma má reposição da bola por parte do adversário. Com 40 segundos no marcador, a diferença era de três pontos.
Depois de um time-out, os nossos atletas forçaram o adversário a sucessivos turnovers e faltas. Ainda assim, a equipa anfitriã não deixou de pontuar. Os últimos cinco segundos vão ficar na história da nossa Oliveirense: empate a 86 pontos; o Benfica soma dois pontos; a bola é rapidamente reposta, Travis Munnings passa para João Balseiro, que lança em zona de triplo…e saiu bomba!

A euforia chegou de Lisboa a Oliveira de Azeméis, e foi sentida em qualquer parte do mundo onde os nossos adeptos vibram com o espetáculo da nossa União!

Direitos de imagem: FPB
Direitos de imagem: FPB

No final, o marcador assinalou: 88-89. Assim, a nossa Oliveirense empata a eliminatória, numa partida em foram determinantes os ressaltos (47), os roubos de bola (9), os pontos a partir de turnovers (17) e vindos do banco (36).

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: SL Benfica 26-25 UD Oliveirense
  • 2º Quarto: SL Benfica 19-15 UD Oliveirense
  • 3º Quarto: SL Benfica 16-19 UD Oliveirense
  • 4º Quarto: SL Benfica 27-30 UD Oliveirense
  • Resultado Final: SL Benfica 88-89 UD Oliveirense
Direitos de imagem: FPB

O nosso atleta Travis Munnings (8pts, 16res, 5as) foi o MVP da partida, assim como o atleta com maior número de ressaltos conquistados.

  • Atleta / PTS / RES / AS
  • EC Matthews / 15 / 3 / 1
  • Larry Austin / 5 / 2 / 4
  • Travis Munnings / 8 / 16 / 5
  • João Grosso / 8 / 4 / 0
  • José Barbosa / 16 / 3 / 5
  • João Guerreiro / 4 / 3 / 0
  • Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
  • Rui França / 0 / 0 / 0
  • Terrell Carter / 12 / 6 / 2
  • João Balseiro / 11 / 0 / 0
  • Justin Alston / 10 / 3 / 2
  • Francisco Albergaria / 0 / 0 / 0

Todas as estatísticas podem ser consultadas na FIBA e FPB.

O nosso atleta Thomas De Thaey encontra-se a recuperar de lesão, por isso consta no boletim médico da nossa União.

Direitos de imagem: FPB
Direitos de imagem: FPB

O próximo duelo da nossa Oliveirense vai ser disputado na próxima quinta-feira (29 de abril) às 18h. O espetáculo no nosso Pavilhão Dr. Salvador Machado conta com transmissão na app da FPB TV.
O 4º jogo da eliminatória está agendado para o próximo sábado (1 de maio) às 17h e conta com transmissão na RTP2 e na app da FPB TV.

Obrigado a todos os nossos adeptos que partilharam a sua emoção e fibra pela nossa equipa! Todos os passos são dados em União e estamos preparados para os próximos capítulos.

Direitos de imagem: FPB
Direitos de imagem: FPB

Todas as fotografias do 2º jogo dos 1/4 final dos playoffs da Liga Placard, pela lente da FPB, podem ser consultadas no nosso Facebook.

Direitos de imagem: FPB
Direitos de imagem: FPB
Direitos de imagem: FPB
Direitos de imagem: FPB

Vencemos Juntos, Crescemos Juntos.
Somos União!