A nossa União recebeu este sábado, no regresso à Liga Placard, a formação do Imortal BC, que se encontrava no 4º lugar do campeonato à entrada para a jornada. Na antevisão ao encontro, os nossos capitães Renato Azevedo e Rui França analisaram o novo desafio, assim como o momento do grupo de trabalho. Como é habitual, lançamos e analisamos os dados estatísticos que prometiam abrilhantar o espetáculo.

Numa partida que contou com transmissão na app da FPB TV e na RTP2, a equipa adversária registou um arranque melhor, construindo uma vantagem de cinco pontos. Contudo, a resposta da nossa equipa, com os nossos atletas Travis Munnings e Larry Austin Jr. em evidência, resultou na reviravolta no marcador (21-14).

No reatar do duelo, a equipa algarvia voltou a concretizar os primeiros pontos, aproximando-se da nossa União. Nesta fase do jogo destacou-se a coesão defensiva e a concentração ofensiva da nossa Oliveirense, que, assim, foi capaz de consolidar a vantagem e forçar o adversário ao erro. Ao intervalo, a nossa equipa liderava por 9 pontos (43-34).

O regresso dos balneários devolveu a nossa União fresca ao court, espelhado na vantagem ampliada aos 15 pontos no arranque do 3º quarto. Decididos a competir pelo resultado, os atletas do Imortal responderam em força e encurtaram a diferença para três pontos. No parcial em que o equilíbrio foi mais notado, cinco pontos concretizados pelo nosso atleta João Balseiro lançaram a nossa Oliveirense para o último quarto na frente por sete pontos (65-58).

Os últimos minutos da partida foram dominados pela nossa equipa que, uma vez mais, foi capaz de obrigar o adversário a cometer faltas, abrir a defesa e errar no ataque. No quarto menos produtivo (19-13), dois pontos saídos das mãos do nosso atleta Larry Austin Jr. selaram o nosso triunfo, valorizado também pela contínua competitividade por parte do Imortal BC.

A nossa equipa liderou no capítulo dos ressaltos (37), pontos a partir do banco (29), roubos de bola (9) e pontos concretizados a partir de turnovers (17). A nossa União encontrou na eficácia a partir da linha de lançamento livre um fator essencial para a construção do resultado (83% | 20 em 24).

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: UD Oliveirense 21-14 Imortal BC
  • 2º Quarto: UD Oliveirense 22-20 Imortal BC
  • 3º Quarto: UD Oliveirense 22-24 Imortal BC
  • 4º Quarto: UD Oliveirense 19-13 Imortal BC
  • Resultado Final: UD Oliveirense 84-71 Imortal BC

O nosso atleta Travis Munnings foi o atleta mais valioso da nossa equipa (19pts, 10res, 3as) e liderou no capítulo dos ressaltos. De destacar também a exibição do nosso atleta Larry Austin Jr. (21pts, 3res, 2as), o máximo marcador da nossa Oliveirense nesta partida.

  • Atleta / PTS / RES / AS
  • Larry Austin / 21 / 3 / 2
  • Travis Munnings / 19 / 10 / 3
  • José Barbosa / 12 / 3 / 6
  • João Guerreiro / 7 / 3 / 0
  • Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
  • Rui França / 0 / 0 / 0
  • Thomas De Thaey / 8 / 7 / 2
  • João Balseiro / 9 / 3 / 1
  • Justin Alston / 8 / 4 / 3
  • Francisco Albergaria / 0 / 0 / 0

Todas as estatísticas podem ser consultadas na FIBA e FPB.

O nosso atleta João Grosso foi baixa de última hora, devido a uma uma entorse no pé no aquecimento, pelo que se junta no boletim clínico ao nosso atleta EC Matthews, ainda a recuperar de uma rotura muscular. Por sua vez, o nosso atleta Shaquille Cleare encontra-se junto da sua família, devido a doença grave de um ente querido.

No final da partida, o nosso capitão José Barbosa e o nosso preparador físico, Luís Catarino, analisaram a vitória e apontaram às semanas de trabalho que se seguem.

Este triunfo, frente a um adversário direto, mantém a nossa União na 4ª posição da Liga Placard, à condição.

Segue-se uma paragem no calendário competitivo para compromissos de seleções. A nossa Oliveirense vai ser representada um pouco por todo o mundo: Portugal (José Barbosa e João Guerreiro); Moçambique (Nelson Jossias); Bahamas (Travis Munnings).

Agradecemos a todos os nossos adeptos o seu apoio via digital. Unidos continuamos a crescer e a caminhar pelos nossos objetivos.

O regresso à competição está marcado para 27 de fevereiro, às 21h, aquando a deslocação da nossa equipa ao reduto da Académica de Coimbra. A partida conta com transmissão na app da FPB TV.

Todas as fotografias da receção ao Imortal BC podem ser consultadas no nosso Facebook.

Vencemos Juntos, Crescemos Juntos.
Somos União!