A nossa Oliveirense deslocou-se este sábado a Lisboa para medir forças com o Sporting CP, no duelo que encerrou a 1ª volta da Fase Regular da Liga Placard. O jogo contou com transmissão na RTP2 e na app da FPB TV.

Na antevisão ao encontro, o nosso coach, o professor Norberto Alves, descreveu o perfil do adversário que a nossa União encontraria. Por sua vez, e na antecâmara da estreia no campeonato, o nosso atleta João Balseiro partilhou o que sentiu nos últimos meses.

A partida principiou plena de intensidade, com a nossa União a assumir a frente do marcador. Porém, a resposta da formação anfitriã não se fez demorar. A entrada do nosso atleta João Balseiro ficou guardada para os últimos dois minutos do quarto inaugural. O nosso extremo foi capaz de potenciar as jogadas ofensivas da nossa União, transmitindo bons sinais no momento de regressar ao court de União ao peito. No final do 1º quarto, o Sporting vencia por 21-19.

Num crescendo de batalhas pela bola e pelo controlo do duelo, no 2º quarto a organização defensiva da nossa equipa foi importante para frustrar as investidas adversárias. Ao mesmo tempo, a concentração e acerto no ataque foram decisivos para a vantagem ao intervalo. Pelas mãos do nosso atleta João Guerreiro, três reviravoltas no marcador foram seladas, duas delas em zona de triplo. Quando soou a buzina que assinalou o intervalo, a nossa União vencia (45-46).

Fotografia com direitos FPB
Fotografia com direitos FPB

Conscientes da importância de manter a coesão, a nossa Oliveirense manteve a coesão que vinha a registar. Num quarto em que os pontos demoraram a surgir, o maior destaque foi para a conquista de ressaltos por parte dos nossos atletas, assim como para a sua imposição física. O nosso atleta Shaquille Cleare venceu duelos físicos e posicionais, pontuou através de ganchos e bloqueou ataques da equipa anfitriã. A caminho do último quarto, a nossa União mantinha a vantagem de um ponto (56-57).

No quarto final, tudo o que restava dos nossos atletas foi empenhado para defender a frente do marcador. O equilíbrio manteve-se até à entrada para os últimos quatro minutos, quando a equipa adversária abriu a diferença para seis pontos. Contudo, a preserverança da nossa União ficou vincada nos trinta segundos finais, quando o nosso atleta Justin Alston concretizou um lançamento em zona de triplo. De seguida, e com poucos segundos para jogar, o nosso dorsal 32 conquistou um ressalto defensivo e passou ao nosso atleta EC Matthews, que apostou no seu melhor sprint, não perdoou e empatou o duelo (74-74).

Fotografia com direitos FPB
Fotografia com direitos FPB

No prologamento, o acerto ofensivo da nossa equipa diminuiu, o que permitiu à formação anfitriã conquistar a frente do marcador, da qual não saiu até ao final. No término deste emocionante jogo, o marcador assinalou: 85-78.
O quadro estatístico aponta ao empate nos ressaltos conquistados (48), e liderança da nossa União no capítulo das assistências (23) e pontos a partir do banco (23).

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: Sporting CP 21-19 UD Oliveirense
  • 2º Quarto: Sporting CP 24-27 UD Oliveirense
  • 3º Quarto: Sporting CP 11-11 UD Oliveirense
  • 4º Quarto: Sporting CP 18-17 UD Oliveirense
  • Prolongamento: Sporting CP 11-04 UD Oliveirense
  • Resultado Final: Sporting CP 85-78 UD Oliveirense
Fotografia com direitos FPB
Fotografia com direitos FPB

Os nossos atletas Travis Munnings (12pts, 7res, 3as) e Shaqueille Cleare (14pts, 8res, 2as) foram os elementos mais valiosos da nossa equipa, ficando igualados na valorização.
No quadro de estatísticas individuais, o nosso capitão José Barbosa liderou no capítulo das assistências (10).

  • Atleta / PTS / RES / AS
  • Nelson Jossias / 0 / 0 / 0
  • EC Matthews / 6 / 4 / 5
  • Travis Munnings / 12 / 7 / 3
  • João Grosso / 4 / 5 / 1
  • José Barbosa / 6 / 3 / 10
  • João Guerreiro / 13 / 5 / 1
  • Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
  • Rui França / 0 / 0 / 0
  • João Balseiro / 12 / 1 / 0
  • Justin Alston / 14 / 9 / 1
  • Shaqueille Cleare / 14 / 8 / 2
  • Francisco Albergaria / 0 / 0 / 0

Todas as estatísticas podem ser consultadas no site da FIBA e FPB.

O nosso atleta Thomas De Thaey permanece em recuperação física.

Fotografia com direitos FPB
Fotografiia com direitos FPB

Este resultado conduz a nossa União ao 6º lugar no encerrar da 1ª volta da Fase Regular, a um ponto de distância do Lusitânia e Imortal.

A metade final desta fase da Liga Placard arranca na próxima sexta-feira (15 de janeiro), às 21h00. Recebemos a formação da AD Ovarense no nosso Pavilhão Dr. Salvador Machado, num duelo que conta com transmissão na app da FPB TV.

Agradecemos a todos os nossos adeptos pelo apoio partilhado nas redes sociais. Em União caminhamos pelos nossos objetivos!

Fotografia com direitos FPB

Crescemos Juntos, Conquistamos Juntos.
Somos União!