Competição: Campeonato Distrital Sub18 3ªFase Gr.2

Local: Pavilhão Capitão Adriano Nordeste

“Início desconcertante”

Na última jornada da primeira volta desta fase do campeonato distrital, a nossa equipa deslocou-se a Ílhavo para defrontar a equipa do Illiabum. Esperávamos um adversário difícil e rotinado, orientado por um treinador com largos anos de experiência e atual treinador adjunto da equipa sénior daquele mesmo clube. Após uma partida bem disputado contra a equipa mais forte do grupo, tínhamos como objetivo disputar este jogo através de uma defesa aguerrida e combativa. Contudo, o mau início viria a ditar o resultado final.

A equipa entrou em campo desconcentrada defensivamente, pressionando pouco o portador da bola e demorando muito na recuperação defensiva o que permitiu ao adversário situações fáceis de finalização sem oposição. No ataque revelámos alguma ansiedade e vontade de querer resolver as situações de forma individual, o que contra uma equipa mais rotinada e forte não é solução. A fraca prestação nos dois lados do campo permitiu à equipa adversária terminar o 1º quarto com uma vantagem de 22 pontos, algo tinha que mudar, o que aconteceu nos restantes parciais.

No 2º quarto, a equipa voltou a si, começando crescer no jogo através de uma defesa mais agressiva e coesa. No ataque, o grupo voltou a impor-se sobre o individual e começámos a criar boas situações de finalização através de penetrações e extra passes, sempre procurando o melhor lançamento de equipa, que por vezes teimava em não entrar.

Voltámos do intervalo com o dever encurtar a distância no marcador. Mais uma vez, através de uma defesa pressionante, coletiva e altruísta, conseguimos condicionar o ataque adversário, aumentando os nossos níveis de confiança na transição para o ataque. Acabaríamos, assim, por ganhar os dois últimos quartos da partida.

É necessário tempo para assimilar processos e rotinas. No seio de uma equipa tão heterogénea como a nossa, o surgimento de erros é mais do que natural e expectável. Para chegarmos ao nível dos melhores não nos basta treinar como eles. Temos que treinar mais do que eles. Não basta querer. Jogar contra equipas mais fortes é primordial para o crescimento. Erros contra equipas do mesmo nível são remediáveis mas contra equipas mais fortes e rotinadas pagam-se caro. Mais uma vez demonstramos que quando estamos com a cabeça no jogo, coletivos, unidos, conseguimos jogar ao nível das equipas mais fortes criando dificuldades. É necessária consistência para não se repetirem mais parciais como o primeiro. Vamos continuar a trabalhar para colmatar as nossas falhas e crescer de dia para dia!

Crescemos juntos! Sonhamos juntos!

 

  1º Período 2º Período 3º Período 4º Período Final
Illiabum 31 10 12 12 65
UDO 9 9 15 14 47

 

Nome
1 Diogo Vasconcelos
2 Miguel Fonseca
6 Tiago Henriques
10 André Godinho
12 João Gaspar
17 Duarte Brito
22 Martim Santos
25 Tiago Coelho
30 Vitor Ferreira
 45 Gonçalo Batista

 

Treinador: André Gaspar

Seccionista(s): Paulo Gaspar e Jorge Gualter