O nosso preparador físico,  Prof. Luís Catarino, segue de União ao peito para a nova temporada.

Na sua perspetiva, “não há outra forma de olhar a nova época que não de uma forma positiva e com mentalidade vencedora”. Sublinha ainda que a responsabilidade competitiva é reforçada pelo bicampeonato e, ao mesmo tempo, “dá confiança para encarar e superar múltiplos contextos”.

Quanto às entradas e saídas no plantel, o nosso preparador físico assume como “um desafio extra ao nosso conforto, que nos obrigará a superar-nos diariamente, no sentido de construirmos novas e melhores rotinas”.

Sobre a preparação da nova época, Luís Catarino revela que o trabalho se inicia com “protocolos de avaliação que permitem compreender os pontos fortes e menos fortes de todos os atletas, no que diz respeito ao seu desempenho atlético e técnico”. Esclarece, quanto a estes protocolos, que este processo permite “identificar necessidades de desenvolvimento que deverão otimizar o estado momentâneo do atleta no sentido de fazer face às responsabilidades técnico-táticas, à diminuição do risco de lesão e à melhoria das capacidades funcionais”.

O nosso preparador físico lembra que “os novos elementos vão exigir uma análise mais cuidada e atenção redobrada no que diz respeito à transmissão da filosofia e metodologia de trabalho, de forma a que rapidamente comecem a extrair benefícios”.


Nesta altura do defeso, o nosso preparador físico aproveita para frisar que os fatores emocionais e psicológicos são parte integrante do desenvolvimento atlético dos nossos atletas. “O facto de ser um elemento da equipa técnica que passa muito tempo com os atletas e, num ambiente controlado e informal faz com que se crie uma grande relação de proximidade, que muito me orgulho, e que permite muitas das vezes compreender fenómenos que poderão estar por detrás de alterações no rendimento de jogo e treino”, conta-nos Luís Catarino.

Por isso, o nosso preparador físico considera “estes canais de comunicação, baseados na frontalidade e confiança, bem como a compreensão de pequenos sinais que os atletas nos vão transmitindo podem ser úteis no sentido de frequentemente ajustarmos as nossas ideias, abordagens e planeamentos”.


Luís Catarino, continuamos juntos para a nova época!

Caminhamos Juntos, Vencemos Juntos. Somos União!