No regresso ao campeonato, a nossa Oliveirense recebeu e venceu a formação da AD Ovarense. O duelo contou com transmissão na RTP2.

Começo de jogo menos conseguido, com três perdas de bola sem lançamento nos minutos iniciais e uma percentagem de acerto do lançamento exterior longe do que é habitual. Para isso contribuiu a boa réplica da Ovarense, que soube alternar defesa individual e defesa zona de forma eficaz, conseguindo tirar os nossos atletas das normais rotinas ofensivas. Resultado no final do 1º quarto: UDO 12 – 18 ADO.
Um 2º quarto muito distinto, quer na pressão defensiva, quer na eficácia do ataque. Mais uma vez, é através da defesa que a nossa Oliveirense encontra o ritmo de jogo que lhe interessa. Aumenta a pressão na bola e nas linhas de passe, faz trocas defensivas acertadas e luta nas tabelas por todos os ressaltos. Como consequência, os vareiros cometem muitas perdas de bola e lançam ao cesto mais condicionados, diminuindo a sua eficácia. No ataque a União consegue “castigar” os erros adversários com pontos. Dos 30 pontos marcados neste período, 18 pontos foram após perdas de bola do adversário. Um parcial de grande qualidade responsável pela reviravolta no marcador que ao intervalo registava: UDO 42 – 31 ADO.


Irrepreensível o recomeço da partida da nossa União. Os primeiros pontos da equipa forasteira foram conseguidos já na parte final do 3º quarto. Foram os 10 minutos de jogo mais espectaculares, com vários contra-ataques a terminarem em afundanços, desarmes de lançamento vistosos e roubos de bola a demonstrarem entrega total. Oliveirenses ao rubro, pavilhão a aplaudir o desempenho dos nossos jogadores. À entrada do último quarto, o marcador assinalava: UDO 65 – 41 ADO.
O quarto final foi de gestão. A Ovarense ainda deu um pequeno sinal de resistência, conseguindo parar três ataques consecutivos à equipa da casa e voltando a encontrar o caminho do cesto com maior eficácia. A nossa equipa voltou a “acelerar” o jogo e a diferença pontual estabiliza na casa dos vinte pontos. Resultado final: UDO 87 – 62 ADO.

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: UD Oliveirense 12-18 AD Ovarense
  • 2º Quarto: UD Oliveirense 30-13 AD Ovarense
  • 3º Quarto: UD Oliveirense 23-10 AD Ovarense
  • Último Quarto: UD Oliveirense 22-21 AD Ovarense
  • Resultado Final: UD Oliveirense 87-62 AD Ovarense

Vitória segura e bem conseguida. Destaque individual para o entusiasmo defensivo de Travante Williams (4 roubos de bola, um desarme de lançamento e 5 ressaltos defensivos) que também consegue ter um aproveitamento ofensivo muito bom (63,6% de eficácia nos lançamentos de campo).

O nosso atleta James Ellisor foi o MVP do duelo frente à Ovarense, com 21 pontos concretizados, três ressaltos conquistados e três assistências efetuadas. Todas as estatísticas para consultar aqui e aqui.

Atleta / Pts / RES / AS
Williams / 17 / 5 / 2
Coleman / 11 / 7 / 1
André Bessa / 9 / 1 / 4
Barbosa / 2 / 0 / 5
João Guerreiro / 4 / 1 / 0
Francisco Albergaria / 0 / 0 / 0
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Rui França / 0 / 0 / 0
João Balseiro / 6 / 4 / 0
M. Norelia / 9 / 5 / 1
James Ellisor / 21 / 3 / 3
Marko Loncovic / 8 / 6 / 2

Obrigado a todos os nossos adeptos que, como sempre, mostraram o seu apoio à nossa equipa.

Na próxima quinta-feiradia 28 de março, jogamos em Lisboa, frente ao SL Benfica, às 19h45.

Caminhamos Juntos, Vencemos Juntos. Somos União!