A nossa Oliveirense recebeu e venceu, este domingo, o Vitória SC por 89-66. O jogo contou com transmissão na RTP2.

 
 

 

Os objetivos das equipas eram distintos. A nossa União tinha o objetivo de manter a invencibilidade em casa e o Vitória SC procurava uma vaga no Grupo A da 2ª fase (os seis primeiros da tabela classificativa).

O primeiro quarto ficou marcado pelas escolhas de lançamento bastante certeiras, 22 pontos marcados e controlo do ritmo de jogo. O Vitória fez do lançamento de três pontos a sua principal arma ofensiva, com destaque para o número 8, João Ribeiro, que conseguiu converter três lançamentos seguidos nos minutos finais.


Reação muito positiva da equipa vitoriana no 2º quarto. Continuou a apostar no desequilíbrio da defesa oliveirense, através da penetração em drible ou do bloqueio direto no corredor central, criando espaço para os lançadores prepararem a receção e lançarem de meia distância. Também na defesa, a equipa forasteira optou por mudar de estratégia, passando a defender uma Zona 2:3. Estas opções permitiram uma aproximação no marcador que chegou à diferença mínima de um ponto com dois minutos para jogar antes do intervalo. Foi nessa altura que a nossa Oliveirense mostrou os seus atributos. Roubos de bola e lançamentos contrariados, contra-ataques a terminarem com afundanços e espetáculo no nosso Pavilhão Dr. Salvador Machado. Em apenas dois minutos a nossa União fez um parcial de 10-0 e seguiu para os balneários com o resultado em 44-33.


No regresso ao ‘court’, os vimaranenses voltaram a tentar manter-se na luta pela vitória. Mais agressivos na defesa e também no ataque, conseguiram reduzir a diferença pontual para apenas um dígito. Contudo, mais uma vez, nos minutos finais a nossa equipa encontrou a sua ignição na defesa. Pressão no portador da bola e nas linhas de passe, boas rotações e trocas defensivas, transições rápidas, ritmos de jogo elevados e diferença pontual a subir para 13 pontos.

No último quarto, a nossa União manteve o pé no acelerador, o que provocou grande desgaste nos jogadores mais influentes da equipa adversária. Com o controlo da partida garantido nos minutos iniciais deste último parcial, houve ainda tempo para belas jogadas, ficando apenas por definir qual seria o resultado final: 89-66.

Evolução do marcador:

  • 1º Quarto: UD Oliveirense 22-17 Vitória SC
  • 2º Quarto: UD Oliveirense 22-16 Vitória SC
  • 3º Quarto: UD Oliveirense 19-17 Vitória SC
  • 4º Quarto: UD Oliveirense 26-16 Vitória SC


Todos os jogadores que participaram na partida tiveram uma valorização positiva no Ranking M.V.P. Travante Williams concretizou 14 pontos, conquistou 8 ressaltos e efetuou 4 assistências. Todas as estatísticas disponíveis aqui e aqui.

Atleta / Pts / RES / AS
Williams / 14 / 8 / 4
Coleman / 8 / 1 / 3
André Bessa / 8 / 1 / 3
Barbosa / 3 / 1 / 7
João Guerreiro / 14 / 4 / 0
Francisco Albergaria / 0 / 0 / 0
Renato Azevedo / 6 / 1 / 2
Rui França / 0 / 0 / 0
Thomas Thaey / 9 / 2 / 1
M. Norelia / 12 / 7 / 2
James Ellisor / 13 / 5 / 4
Marko Loncovic / 10 / 3 / 2

Com este resultado, a nossa União segue no primeiro lugar do campeonato para a 2ª fase da Fase Regular do campeonato.
Os nossos atletas vão agora focar-se na ‘final-eight’ da Taça de Portugal, que se realiza em Portimão, entre 14 e 17 de março, em Portimão.

Obrigado a todos os nossos adeptos que voltaram a mostrar o seu apoio no nosso Palco dos Sonhos.
Vencemos Juntos, Conquistamos Juntos! Somos União!