O jogo entre a UD Oliveirense e o Galitos Barreiro teve transmissão no canal oficial da Federação Portuguesa de Basquetebol. Podes ver ou rever o jogo aqui. 

No retorno ao Pavilhão Dr. Salvador Machado, a Oliveirense saiu vitoriosa do confronto com o Galitos Barreiro. Apesar do dilúvio que se fazia sentir no exterior, os oliveirenses não deixaram de apoiar a União.

 

Aproveitar o erro alheio para ganhar vantagem

O primeiro quarto arrancou de modo equilibrado, espelhado na pressão exercida por ambas as equipas. A Oliveirense procurou, desde cedo, jogar na contenção defensiva, de modo a aproveitar o erro do Galitos e proceder ao contra-ataque.
As combinações ofensivas e a solidez defensiva ajudaram a UDO a alcançar a frente do marcador. James Ellisor provocava a falta dos adversários, Thomas De Thaey impunha o poderio físico para conquistar a bola. No fim do primeiro quarto, a Oliveirense vencia por 21-13.

Blocos defensivos a estancar os pontos

Tal como nos primeiros dez minutos, a intensidade pela conquista de pontos manteve-se. A Oliveirense, por intermédio de João Balseiro, acertou três pontos. Eric Coleman transportava a bola, abria espaços na defesa adversária e assistia os colegas para os lançamentos.
O ‘coach’ Norberto Alves alertava a nossa equipa para os espaços abertos no jogo defensivo, de modo a ajustar a estratégia. A firmeza defensiva de parte a parte fez com que ambas as formações cometessem erros. O resultado foi a escassez de pontos neste quarto. Ao intervalo, a Oliveirense vencia 36-26 e De Thaey continuava a ser o jogador mais eficaz.

A vitória no bolso ao terceiro quarto

Depois de dez minutos de pouca eficácia, esperavam-se mais pontos por parte da Oliveirense. Os adeptos presentes no “Palco dos Sonhos” tiveram o que pediram, espetáculo.
A União mostrou-se mais concretizadora, tanto nos lançamentos livres, como nos triplos. Travante Williams evidenciou-se nesta fase do jogo, com vários roubos de bola e pontos. Ao fim de dois minutos do terceiro quarto, a Oliveirense já tinha feito metade dos pontos, em relação ao anterior. O entrosamento entre os atletas e a imposição da força física para ganhar pontos e jogadas, cavaram o fosso entre as duas formações.
À partida para os últimos dez minutos, o marcador assinalava 65-42.

Gerir a vantagem para selar o regresso às vitórias

Num último suspiro, o Galitos procurou ganhar faltas para reduzir a desvantagem. As disputas de bola aumentaram e tornaram-se mais intensas. Junto ao ‘court’, Norberto Alves exigia concentração, para que os nossos jogadores não cedessem qualquer ponto ao adversário. De Thaey continuou em destaque, ao conquistar vários ressaltos e, consequentemente, pontos.
Resignado com o resultado, o Galitos procurou fechar a defesa a sete chaves e, no contra-ataque, alcançar qualquer ponto. Ellisor, com novo triplo, fez tremer o eixo defensivo contrário.
O placar assinalou como resultado final: Oliveirense 82 – 60 Galitos Barreiro. De Thaey terminou o encontro com 27 pontos concretizados.

No final do jogo, Norberto Alves lamentou que a partida não tenha corrido na perfeição. O nosso ‘coach’ lembra que “a época é longa” e afirma saber com quem vai, para onde vai e para o que vai. Por sua vez, De Thaey frisa que “a equipa está unida” e a importância do regresso às vitórias.

A próxima jornada realiza-se no dia 8 de dezembro, com a nossa deslocação a Ílhavo, para defrontar o Illiabum.
Sonhamos juntos, vencemos juntos!

 

  • Nº NOME PTS REB AS
  • 0 Travante W. 16 2 4
  • 2 Coleman 6 0 4
  • 3 Bessa 2 0 2
  • 6 Barbosa 2 3 6
  • 7 Guerreiro 3 0 0
  • 8 Albergaria 0 0 0
  • 10 Renato A. 0 0 0
  • 13 De Thaey 27 1 1
  • 24 Balseiro 6 0 4
  • 34 Ellisor 15 1 3
  • 68 Loncovic 5 0 0

Ficha de jogo completa aqui.