Este sábado, foi dia do espetáculo do basquetebol regressar a Oliveira de Azeméis, recebendo a jornada inaugural de uma das meias finais do Campeonato LPB Placard, colocando frente a frente a nossa União e o recém apurado Vitória Sport Clube, que havia conseguido o seu apuramento na “negra”, quarta feira, frente ao CAB Madeira.

Podemos ver o jogo abaixo:

 

O primeiro período foi pautado pelo equilíbrio, com a equipa do Vitória a apresentar-se com grande intensidade a nível ofensivo, apostando numa clara utilização do bloqueio direto, pelas mãos do seu base Miguel Maria Cardoso, que foi conseguindo causar dano na estrutura defensiva da Oliveirense. Apesar da menor eficácia defensiva, a nossa União ia corrigindo a exibição na segunda metade do campo, aproveitando as vantagens nas zonas próximas do cesto, com Quintrell Thomas e Eric Coleman a serem uma referência constante e a capitalizarem com eficácia as bolas que até si iam chegando.

Os dez minutos que sucederam o período inicial do encontro foram caracterizados pela continuidade daquilo que vinha a ser a história do jogo, com o Vitória a centrar as suas iniciativas ofensivas nas mãos do base internacional português, ao mesmo tempo que apostava em manter a sua defesa alternativa. A nossa Oliveirense também teve de procurar soluções alternativas, nomeadamente nas zonas próximas do cesto, com 28 pontos convertidos dentro do “pintado”, dado a falta de inspiração para lá da linha dos 6,75 m, que registava um recorde negativo de 0 em 7. Ainda assim, o resultado ao intervalo era favorável à Oliverense, vencendo pela vantagem mínima, como o marcador estabelecido em 37-36.

Após o regresso dos balneários, a nossa União mostrou-se empenhada em melhorar a sua exibição, imprimindo uma intensidade fabulosa nas suas ações defensivas, com uma participação coletiva mais ativa, como vem a ser imagem de marca da equipa ao longo da época. Esse recuperar de caráter permitiu à Oliveirense, provocar 9 turnovers na equipa adversária, dispararando no marcador, com Travante Williams e Quintrell Thomas a “encherem” as vistas ao público Oliveirense que ia vibrando com o espetáculo e momento crescente da nossa equipa. Esta boa campanha no 3º período permitiu-nos entrar no último período do encontro com uma vantagem de 11 pontos (62-51).

No último período, o Vitória tentou corrigir o seu período menos conseguido, mas esse empenho não viria a ser suficiente na medida em que a Oliveirense soube gerir a vantagem alcançada no período anterior, de forma lúcida, com os nossos experientes bases José Barbosa, que vinha a realizar uma partida fabulosa, e João Abreu a controlarem os ritmos das ações do jogo. O jogo terminou com o resultado fixado em 82-70, com a nossa União adiantar-se na eliminatória que tem continuidade durante o dia de domingo e onde contaremos com o indispensável apoio do nosso público.

Destaques individuais para Quintrell Thomas (22pts, 8res, 2as, 1rb, 1dl), Travante Williams (18pts, 5res, 2as, 2rb) e para as completíssimas exibições de Arnette Hallman (12pts, 8res, 2as, 5rb) e José Barbosa (9pts, 6res, 8as, 2rb. No lado da equipa vimaranense sobressaíram Miguel Maria Cardoso (19pts, 3res, 8as, 2rb), Devaugntah Williams (11pts, 4res, 1as, 1rb), Elvis Évora (11pts, 1res) e Francisco Santos (10pts, 1res, 2rb).

Toda a estatística da nossa equipa aqui.

Fotos de Fernando Vieira – FPB TV
Mais fotos aqui.