Após um fim de semana com exibições determinantes no percurso extraordinário que a nossa União vem a trilhar nesta fase regular da Liga Placard, impunha-se a necessidade de vencer o Illiabum em sua casa, de forma a garantir a entrada nos playoff em 1º lugar da tabela classificativa.

 

Apesar de estar a atravessar um momento menos positivo, em termos de resultados, a equipa do Illiabum coloca problemas atípicos no ritmo de jogo das equipas que integram o nosso campeonato.

O jogo iniciou favorável à nossa equipa, que desde cedo demonstrou vontade de defender “com unhas e dentes” o seu lugar de líder do campeonato, vencendo o primeiro período por 17-23. A nossa União conseguiu, através da sua defesa empenhada, causar 7 turnovers na equipa da casa, nos primeiros 10 minutos. Travante Williams, no final deste período, já somava 10 pontos,  4 ressltos, 3 roubos de bola e 1 desarme de lançamento, números que prometiam a continuidade das boas exibições que vinha a realizar nos últimos jogos.

No segundo período, o crescente da Oliveirense continuou, dominando o jogo através da conversão de ótimos momentos defensivos em situações de contra ataque certeiras, algumas delas recheadas de espetáculo. Em simultâneo, a nossa União ia-se fazendo valer da sua capacidade atlética, “carregando” na luta de tabelas e registando uns assombrosos 12 ressaltos ofensivos, que se vieram a totalizar em 16 pontos, dos 43 convertidos pela equipa na primeira parte do encontro. Já o Illiabum, ia revelando dificuldades a nível ofensivo convertendo apenas 12 pontos no segundo quarto do jogo. Especial destaque do período para a exibição de João Guerreiro, que totalizava 8 pontos, 7 ressaltos, 1 roubo de bola e 1 desarme de lançamento.

O regresso ao jogo foi menos positivo da nossa parte, com o Illiabum a aproveitar para encurtar a distância de 14 pontos a que se encontravam, em parte devido à boa exibição do base sérvio Filip Simic. A equipa da casa chegou a estar a 6 pontos, mas rapidamente a nossa União soube corrigir os detalhes que estavam em falha, voltando à sua normal dinâmica e eficiácia ofensiva, e estabelecendo um parcial de 0-11, com mais uma vez Travante Williams a brilhar no encontro, convertendo 9 pontos, a par de Quintrell Thomas que ia dominando a luta das tabelas e a área do “pintado”, permitindo à nossa equipa entrar no derradeiro período com vantagem de 16 pontos.

Já no último período, o Illiabum foi perdendo aos poucos a sua resiliência, muito em parte pelo desgaste físico inerente à sua filosofia defensiva, mas também pela intensidade que a Oliveirense ia colocando em todas as ações dentro do campo.  Desta forma, a Oliveirense foi gerindo o resultado de forma paciente e tranquila, tendo ainda havido espaço para a utilização e contributo de todos os atletas do plantel.

Destaques para as exibições de Travante Williams (28pts, 5res, 1as, 5rb, 1dl), Quintrell Thomas (13pts, 8res, 1as, 1rb, 3dl), João Guerreiro (11pts, 8res, 1rb, 1dl) e James Ellisor (10pts, 5res, 2as).

Toda a estatística da nossa equipa aqui.

Com esta vitória, a nossa Oliveirense carimbou o percurso de excelência que veio a fazer durante esta fase regular, apenas possível com a ajuda de todos os intervenientes, nomeadamente do nosso caloroso e fiel público, garantindo o primeiro lugar da tabela classificativa da Liga Placard.

Podemos consultar todas as fotos do jogo aqui.

No próximo sábado, dia 12 de Maio, frente à equipa do Lusitânia será o início da fase de playoffs que será encarado como uma nova etapa, e na qual contamos com indispensável o apoio de todos!