Na segunda feira, véspera de feriado, foi a vez de receber a equipa do Sport Lisboa Benfica, num jogo em que estava em disputa o 1º lugar da tabela classificativa da Liga Placard.

Ainda sem ter batido o poderoso campeão em título, a nossa Oliveirense encontrava-se com os mesmos pontos no lugar cimeiro da classificação, lugar tão importante pela vantagem relativa na fase de playoff que se avizinha.

As bancadas preencheram-se de azul e vermelho, numa noite em que o nosso Dr. Salvador Machado acolheu cerca de 3000 amantes de basquetebol que puderam assistir a um grande espectáculo, fazendo parte dele.

Podemos ver o jogo em baixo:

Entrámos mais fortes no jogo, principalmente a nível defensivo, conseguindo provocar 5 turnovers ao longo de todo o período, que se viriam a traduzir em 5 pontos convertidos em situações de contra ataque. Foi um período disputado em alta intensidade, com inúmeras posses de bola e que viria a terminar com 17-13 favorável à nossa União. Travante Williams ia sendo o principal agente da nossa União, imprimindo toda a sua “raça” que já nos tem vindo a habituar e a apresentar-se com uma confiança e agressividade ímpar.

Já no segundo período, a equipa do Benfica foi superior nos primeiros 5 minutos, com a entrada do capitão Tomás Barroso que converteu dois triplos consecutivos, a par do experiente Miroslav Todic que ia apresentando um nível de eficácia de excelência e leituras ofensivas que foram colocando problemas no seio da nossa defesa. O Benfica soube também aproveitar a ausência de Eric Coleman, nesta fase do encontro, atacando forte no jogo interior e “arrancando” 2 faltas pessoais a Arnette Hallman e Quintrell Thomas. Ainda assim, a Oliveirense voltou a ascender os seus níveis defensivos, e voltou a colocar-se por cima do encontro, com os nossos extremos norte americanos James Elissor e Travante Williams a darem “dores de cabeça” à equipa visitante, e colocando a nossa União com uma vantagem de dois pontos (38-36), na chegada ao intervalo.

O regresso dos balneários foi favorável à equipa do Benfica, com o base Damier Pitts a “acordar” a alma da equipa visitante através de ações ofensivas individuais. A nossa União deu sempre resposta, com Quintrell Thomas a ser uma presença dominante nas áreas próximas do cesto, lutando, conquistando e aproveitando os ressaltos ofensivos que foram surgindo durante o período. Também o nosso base José Barbosa ia-se fazendo valer da sua extraordinária capacidade de leitura e compreensão de jogo, procurando as vantagens que iam sendo conseguidas, nomeadamente através da habitual utilização de bloqueios diretos. Apesar de ter sido superior, a equipa visitante não se distanciou no marcador (52-56), deixando tudo em aberto para o período das grandes decisões.

Como seria de esperar, o 4º período foi extremamente disputado, com um Benfica empenhado em repetir a história dos jogos anteriores. João Soares estava “quente”, convertendo dois triplos num momento do encontro que vinha a ser favorável à sua equipa, dando lugar à maior vantagem da partida (8 pontos). A nossa Oliveirense voltou mais uma vez a dar provas da sua competência defensiva, “subindo” o cerco e obrigando o Benfica a erros de decisão, tendo provocado 8 turnovers na equipa adversária, ao longo de todo o período. Os internacionais portugueses Arnette Hallman e João Balseiro, lideraram pelo exemplo, contabilizando cada um deles 3 roubos de bola neste período.

Os momentos finais do encontro foram um turbilhão de emoções com alternâncias de liderança sucessivas. A 2:30 minutos do fim, a nossa União estava na liderança por 3 pontos, tendo sido averbada uma falta anti desportiva e uma falta pessoal na sequência da mesma que deram a possibilidade do Benfica passar para a frente do marcador através da conversão de 4 lances livres. Na posse de bola seguinte, João Balseiro que “fervilhava” de emoção dentro de campo, converteu uma “bomba” que fez levantar todo o pavilhão e colocou de novo a nossa União na frente por 2 pontos.

Na resposta, Miroslav Todic converte um triplo do canto que coloca de novo o Benfica na liderança por 1 ponto. Quando todas as atenções estavam voltadas para os extremos da Oliveirense, James Elissor e João Balseiro, eis que José Barbosa decide aproveitar esse fator, atacando de forma extremamente objetiva o cesto adversário, por duas vezes consecutivas, numa dando a marcar a Quintrell Thomas e noutra indo convertendo 2 pontos através da linha de lançamento livre, faltando 17 segundos para o término do encontro e colocando a nossa equipa a vencer por 3 pontos.

O Benfica ainda teve uma posse de bola, mas a nossa Oliveirense com mais uma defesa “sufocante” obrigou a equipa adversária a um lançamento de 3 pontos totalmente desequilibrado, recuperando o ressalto e sendo parada em falta, atirando de novo Arnette Hallman para a linha de lance livre, onde apenas viria a converter o primeiro. O Benfica ainda viria a beneficiar de dois lançamentos livres, tendo apenas convertido o primeiro e fixando o resultado em 79-76 naquela que viria a ser a primeira vitória do nosso coletivo sobre os campeões nacionais, nesta época.

Fica o registo de uma noite de batalha e grandes emoções, perante um público magnífico, que encheu as bancadas do nosso Dr. Salvador Machado, e foi crucial no resultado conseguido. Com esta vitória, a nossa equipa assume a liderança do campeonato, a apenas um jogo de terminar a 2ª Fase da Liga Placard. Sábado ainda existe uma deslocação a Ílhavo para defrontar um adversário difícil, capaz de colocar problemas atípicos, mas para os quais nos prepararemos da melhor forma possível para garantir a manutenção da liderança na entrada para os playoff.

No que toca à estatística, num jogo muito rico, sobressaíram Travante Williams (16pts, 4res, 1as, 2rb), Quintrell Thomas (16pts, 7res), José Barbosa (13pts, 2res, 7as), James Ellisor (13pts, 4res, 4as, 2rb) e Arnette Hallman (13pts, 9res, 4as, 3rb, 1dl), enquanto no Benfica assumiram destaque Miroslav Todic (13pts, 7res, 2as), Damier Pitts (12pts, 4res, 2as, 2rb), Carlos Andrade (10pts, 5res, 5as, 1rb), Raven Barber (10pts, 6res, 1as) e João Soares (10pts, 1res, 1as).

Consulte as estatísticas dos nossos atletas aqui.

Aqui encontramos todas as fotos deste jogo.