No passado dia 23 de Março, a nossa União deslocou-se ao pavilhão Dragão Caixa para disputar o primeiro jogo da 2ª Fase do Campeonato LPB Placard, frente ao FC Porto, representando o quarto embate entre estas duas grandes equipas do pódio da competição.

Jogo marcado pelo regresso dos recém lesionados Arnette Hallman, na UD Oliveirense, e Will Sheey, no FC Porto, assim como pela ausência do capitão João Abreu.

O FC Porto iniciou melhor a partida, impondo uma elevada intensidade ofensiva e defensiva, forçando-nos a  jogar fora de ritmo habitual e a uma seleção menos inteligente dos nossos lançamentos. Por consequência, o FC Porto ia aproveitando esses mesmos erros capitalizando em pontos a seu favor. Para além disso, o FC Porto foi “sacando” inúmeras faltas pessoais à nossa União, forçando a ida de jogadores chaves para o banco e uma rotação coletiva fora dos timings habituais. José Barbosa ia sendo o protagonista ofensivo da Oliveirense, estando envolvido em todas as tomadas de decisão e mantendo a nossa equipa em jogo. O período terminou com uma vantagem de 7 pontos favorável ao FC Porto (19-12).


No segundo período apostámos em ataques mais dinâmicos, com maior ritmo e velocidade, e pareceu ter encontrado parte do seu “caminho para o sucesso”, com o trio internacional português José Barbosa, João Balseiro e João Guerreiro a serem determinantes a nível ofensivo, com 14 pontos convertidos. Também Renato Azevedo entrou de forma exímia no jogo, convertendo 5 pontos, em 5 pontos tentados, fechando o período com o lançamento de 3 pontos fantástico que encurtou a distância da nossa equipa para 1 ponto, na entrada para o intervalo (40-39). Do lado do FC Porto, destaque do período para Sasa Borovnjak que contabilizava 15 pontos convertidos. Nota menos positiva para os poucos minutos jogados por parte de James Elissor e Eric Coleman, que haviam passado um largo período no banco devido a problemas de faltas.

Na entrada para segunda parte do encontro, a União revelou grande poder de eficácia ofensiva, convertendo 7 posses de bolas consecutivas, totalizadas em 15 pontos, com João Guerreiro e James Elissor a converterem 8 e 7 pontos, respetivamente. Ainda assim, o FC Porto foi respondendo e conseguiu “arrancar” a 4ª falta a Eric Coleman, que foi mais uma vez forçado a ir para o banco de suplentes, substituído por Quintrell Thomas a quem também haveria a ser averbada a 4ª falta. O período terminou com a distância a que havia começado, 1 ponto favorável à equipa portista.


O melhor estava guardado para o final, com José Barbosa a iniciar o período com 5 pontos consecutivos, acrescentando ainda mais valor à exibição que vinha a fazer, a nível defensivo e a nível da gestão das emoções e intensidades do encontro. O FC Porto ia procurando o seu poste Sasa Borovnjak, que ia capitalizando as assistências que lhe iam chegando, e conseguindo durante este período “arrancar” a últimas faltas legais a Quintrell Thomas e Eric Coleman, atirando as duas referências interiores para o banco de suplentes, onde durante todo o jogo passaram grande parte do tempo, devido a faltas a si averbadas, suscetíveis a algumas dúvidas e discussão. A Oliveirense ia procurando as “mãos” de James Elissor que ia correspondendo da melhor forma, causando desequilíbrios que se iam consequenciando em pontos a seu favor, mas também dando a marcar, nomeadamente a João Guerreiro que estava com a sua “mão quente” da linha de 3 pontos, contabilizando 6 triplos convertidos ao longo do encontro.

O últimos segundos de jogo foram frenéticos, com o FC Porto a aproveitar uma reposição de linha lateral para se adiantar no marcador por dois pontos, com um lançamento de Will Sheey que havia entrado no momento. Posto isto, Norberto Alves pediu desconto de tempo para preparar aquilo que viria a ser uma das últimas posses de bola do jogo. O escolhido para a decisão foi James Elissor que acabou por encontrar Arnette Hallman que converteu dois pontos e colocou de novo o marcador empatado (87-87), com um lançamento de média distância. Posto isto, o FC Porto utilizou o seu último desconto de tempo para preparar a sua posse de bola, mas que viria a revelar-se inútil face a uma defesa extremamente agressiva por parte da Oliveirense que conseguiu recuperar a bola ao ser reposta em campo e lançando Arnette Hallaman no contra ataque que acabaria por sofrer falta e converter os dois lançamentos livres.

Com o jogo empatado e sem descontos de tempo, o FC Porto lança-se para a sua última posse de bola com Pedro Pinto, em desespero, após uma grande defesa por parte da União, a lançar de 3 pontos, em desequilíbrio. Um dos árbitros da partida, que também já havia estado envolvido na exclusão discutível de Quintrell Thomas e Eric Coleman, considerou que o internacional português havia sofrido falta, atribuindo 3 lances livres à equipa portista, faltando 14 segundos para terminar o encontro. Pedro Pinto aproveitou apenas dois dos lançamentos, empatando o encontro a 89 pontos. A nossa União utilizou o seu último desconto de tempo, colocando a bola nas mãos de James Elissor para decidir o encontro. A defesa do FC Porto procurou “fechar-se” no pintado de forma a parar o norte americano, que viria a encontrar, após penetração, o seu colega João Guerreiro que deu continuidade à excelência que vinha a apresentar a nível de 3 pontos e converteu o triplo decisivo a faltar 0.9 segundos para terminar o encontro, atribuindo a vitória “suada”, mas merecida à nossa Oliveirense por 89-92.


Destaque coletivo para os 48 % da linha de 3 pontos e individuais para as exibições soberbas dos internacionais portugueses João Guerreiro (22pts, 6res, 1as), José Barbosa (17pts, 5res, 10as, 2rb), e João Balseiro (12pts, 1res, 2as), bem como do norte americano James Ellisor (16pts, 2res, 5as, 2rb, 1dl).

Fica a imagem de uma noite de glória, com muito sacrifício individual e coletivo, de uma equipa de nunca desistiu de lutar contra as inúmeras adversidades que foram acontecendo no desenrolar do encontro e superou-as com o enorme talento defensivo e coletivo que tem vindo a apresentar nesta competição, culminando com a 4ª vitória consecutiva a um adversário poderoso como FC Porto.

Evolução do marcador (Resultados parciais)

  • 1º Período: 19 – 12
  • Intervalo: 40 – 39 (21 – 27)
  • 3º Período: 63 – 62 (23 – 23)
  • Final: 89 – 92 (26 – 30)

Estatísticas individuais da Oliveirense Basquetebol:

  • Nº NOME PTS REB AS
  • 0 T. WILLIAMS 2 1 1
  • 2 E. COLEMAN 6 7 0
  • 6 J. BARBOSA 17 5 10
  • 7 J. GUERREIRO 22 6 1
  • 10 R. AZEVEDO 8 0 0
  • 11 R. FRANCA 0 0 0
  • 13 N. COSTA 0 0 0
  • 17 E. GUIMARÃES 0 0 0
  • 22 A. HALLMAN 5 2 1
  • 24 J. BALSEIRO 12 1 2
  • 32 Q. THOMAS 4 6 0
  • 34 J. ELLISOR 16 2 5

Estatística completa aqui.