A nossa União encerrou a primeira fase do calendário competitivo da Liga Placard, da melhor forma, batendo a equipa do Vitória de Guimarães, e consolidando a 2ª posição da tabela classificativa.


Apesar da série menos positiva por parte da equipa vimaranense, o seu potencial ofensivo deverá ser sempre respeitado e tido em conta na preparação e abordagem do jogo, pelo que os detalhes defensivos assumem uma especial importância no cumprimento do plano de jogo.

O jogo iniciou com elevada intensidade, e com um duelo particularmente interessante entre os dois bases internacionais portugueses, José Barbosa e Miguel Maria Cardoso, que iam assumindo as “rédeas” das suas equipas, do ponto de vista do controlo do jogo, mas também a nível da conversão de pontos. Apesar do Vitória de Guimarães ter começado melhor a partida, convertendo 7 pontos a partir de turnovers da nossa equipa, a Oliveirense terminou o período na frente por 4 pontos (23-19).

No segundo período, a nossa União soube aproveitar de forma inteligente as trocas defensivas que o Vitória ia executando na defesa dos bloqueios diretos e indiretos, procurando as zonas próximas do cesto, capítulo no qual ia revelando especial eficácia. Durante este período, havia sido averbada a 3ª falta pessoal a Eric Coleman, pelo que Quintrell Thomas e João Guerreiro, iam sendo os protagonistas deste período, indo para o intervalo com 9 pts e 5 res e 10 pts e 8 res, respetivamente. O período terminou com a Oliveirense a duplicar a distância pontual do período anterior, fixando o resultado em 43-36.


O terceiro período iniciou com um elevado aproveitamento por parte da Oliveirense, que converteu as suas primeiras 4 posses de bola, aproveitando a sua maior disponibilidade física e atacando o cesto a partir de “curls” nos bloqueios indiretos, que o Vitória ia revelando dificuldade em ajustar. Apesar do Vitória ter ajustado o seu posicionamento defensivo, a nossa União parecia apresentar mais armas, desta vez, indo à procura da vantagem interior de Quintrell Thomas, que conseguiu “arrancar” a 3ª falta à “estrela” da equipa vimaranense, Roderick Nealy, que não conseguiu suster o nosso “gigante” nas zonas próximas do cesto. Apesar do controlo do jogo nunca ter estado em causa, o período terminou com um período menos positivo da nossa equipa, que viu a sua vantagem ser reduzida de 10 para 4 pontos.


O 4º período foi pautado por algum equilíbrio, com Travante Williams a aparecer no jogo e “abrir o livro”, com 3 roubos de bola e 10 pontos convertidos. Nos últimos minutos do jogo, a Oliveirense apostou na utilização do bloqueio direto, estratégia que revelou um ótimo aproveitamento, através dos desiquilíbrios que a partir daí eram gerados com, uma vez mais, José Barbosa, Eric Coleman e James Elissor, a demonstrarem que a capacidade de tomada de decisão e leitura de jogo é intrínseca aos atletas de elite.


Fica a imagem de um jogo de elevada dificuldade, que invariavelmente foi superado através do contributo de toda a equipa, do ponto de vista ofensivo, mas especialmente defensivo. Destaque para Quintrell Thomas (15pts, 10res, 1dl), James Ellisor (15pts, 4res, 3as, 1rb, 1dl), José Barbosa (14pts, 3res, 2as) e João Guerreiro (14pts, 10res, 1dl), enquanto no opositor minhoto estiveram em melhor plano Miguel Maria Cardoso (20pts, 2res, 5as, 2rb) e Nikola Tadic (17pts, 5res, 1rb).

Podes consultar toda a estatística do jogo aqui.