Após a vitória caseira da nossa União, neste fim de semana de jornada dupla, foi a vez de nos deslocarmos a Ílhavo, para defrontar o Illiabum que também havia saído vitorioso do seu confronto no dia anterior. A deslocação ao Pavilhão Capitão Adriano Nordeste nunca é fácil, tendo a última terminado com um desfeche negativo, após três prolongamentos.

O primeiro período foi favorável à equipa da casa (23-16), com Marco Loncovic e Augusto Sobrinho a assumirem grande número de ações ofensivas que iam sendo conseguidas, em parte, através da luta das tabelas, tendo o Illiabum conquistado 5 ressaltos ofensivos. A Oliveirense entrou um pouco perturbada no encontro, mas James Elissor ia conduzindo a equipa a nível pontual, convertendo 9 pontos.

No segundo período, a Oliveirense foi à procura das suas soluções interiores, Eric Coleman e Quintrell Thomas que iam interpretando de forma inteligente os desequilíbrios por eles próprios causados na equipa adversária, marcando e dando pontos a marcar aos seus colegas. A dupla interior da nossa União, ao intervalo, já contabilizava 14 pontos, 13 ressaltos, 6 faltas provocadas e 3 assistências. Travante Williams a ser igualmente importantíssimo e a transformar o seu empenho defensivo em situações de contra ataque que foram aproveitadas na totalidade. Ao intervalo, o resultado era favorável à Oliveirense em 34-36, que apesar da vantagem no marcador, ia revelando alguns problemas com o número de faltas pessoais, Eric Coleman e João Guerreiro com três faltas cometidas, cada um.

No terceiro período, a Oliveirense foi “obrigada” a iniciar com Eric Coleman no banco devido aos seus problemas de faltas. A Oliveirense ia apostando numa defesa zona 2-3 que havia dado frutos no período anterior, mas que após o intervalo, permitiu à equipa adversária converter 4 triplos, três dos quais pelas mãos do sérvio Simic. Ainda durante este período, Quintrell Thomas viria a ter de ser substituído, pela execução da sua 4ª falta pessoal, dando lugar à entrada de Eric Coleman.

Na entrada para o derradeiro período, o Illiabum apresentava-se na frente (58-55), com a sua estrela Jeffrey Jr. a começar a “abrir o livro” que até ao intervalo parecia estar fechado, com apenas um ponto concretizado. Ainda assim, a Oliveirense parecia ter encontrado o caminho para a eficácia, procurando isolar o seu jogo interior e, posteriormente, a atacar o pick and roll com inteligência, ocupando os espaços ofensivos e triangulando os passes executados de forma racional e precisa. Eric Coleman era o elemento chave desta estratégia, representando uma ameaça clara à defesa aveirense que ia ajustando da forma que conseguia, consequenciando-se em desequilíbrios que iam dando lugar a tomadas de decisão de elevadíssima qualidade por parte do poste norte americano e do base internacional pela seleção nacional, José Barbosa.

A elevada eficácia ofensiva, viria a ser complementada por um empenho defensivo exímio, nomeadamente na defesa dos bloqueios e “hand offs, que conseguiu parar as últimas ações ofensivas do Illiabum e confirmar a vitória forasteira (74-80) que garantia a confirmação do 2º lugar do campeonato, a uma jornada do término da 1ª fase desta Liga Placard.

Merecidos destaques individuais para Eric Coleman (22pts, 8res e 4as), Travante Williams (14pts, 3res e 2as), João Balseiro (10pts e 2res) e Quintrell Thomas (10pts e 10res), enquanto que do lado do Illiabum sobressaíram Jeffrey Early (16pts, 12 res e 3rb), Loncovic Marko (15pts e 7reb), Augusto Sobrinho (13pts, 3as e 2rb) e para Diogo Araújo (11pts e 4res).

Toda a estatística da nossa equipa está disponível aqui.