A nossa União partiu, no sábado de manhã, rumo a Ponte de Sôr, para defrontar a equipa do Eléctrico FC, último classificado da Liga Placard. Apesar da referida condição, era imperativa a necessidade de impor desde cedo o favoritismo, dissipando os efeitos da longa viagem e do facto da equipa adversária jogar perante o seu público.

O jogo iniciou com a nossa União a aproveitar as vantagens no jogo interior, fruto seu maior potencial físico nas posições mais perto do cesto, obrigando o Eléctrico a “fechar-se” na área pintada e libertando oportunidades de lançamento exterior para a nossa equipa, que terminou o 1º período com 6 triplos convertidos, tendo sido James Elissor o “timoneiro” (4 convertidos em 4 tentados). Apesar do acerto demonstrado a nível ofensivo, a União ia revelando algumas dificuldades em parar as ações individuais de Gibson, o base norte americano do Eléctrico, que culminou o período com 11 pontos.

A Oliveirense começou o segundo período empenhada em parar as ações ofensivas da equipa da casa, parando com enorme agressividade e sucesso as tentativas de desequilíbrio do Eléctrico através da utilização do bloqueio direto. Também a pressão no portador da bola e o fecho das linhas de passe, iam obrigando a equipa adversária a cometer inúmeros erros que iam sendo aproveitados em contra ataques eficazes, muitos deles pela mão de Travante Williams que somou 8 pontos nesta parte do encontro. A União continuaria a explorar a sua vantagem nas zonas perto do cesto, utilizando e atacando de forma inteligente diversas situações de bloqueio direto, “alimentando” Luka Nikolic no alto dos seus 2,10m, que ia capitalizando e aumentando a distância para a nossa equipa, que terminaria o período com um fantástico parcial de 5-25 e indo para o intervalo vencendo por 29-49.

O terceiro período foi novamente tempo para algum equilíbrio no encontro, com o Eléctrico a ir aproveitando segundos lançamentos através de fortes investidas no ressalto ofensivo, com o capitão Mário Neves a converter 7 pontos. A Oliveirense continuando a aproveitar as suas vantagens interiores e terminou o período com um parcial de 15-18, o que lhe permitiu iniciar o derradeiro período do jogo com uma vantagem de 44-67.

Já no último período, o Eléctrico ia revelando algumas dificuldades físicas que iam causando sérios problemas na defesa dos bloqueios diretos e contra ataques da nossa União, com João Guerreiro a ser o protagonista deste período, juntamente com Luka Nikolic, que juntos converteram 15 pontos dos 25 conseguidos pela equipa neste último quarto do encontro.

A nível individual importa realçar as exibições de James Ellisor (20pts, 2res, 4as, 3rb, 1dl), Luka Nikolic (19pts, 4res, 1as), Travante Williams (12pts, 5res, 2rb) e João Guerreiro (10pts, 7res, 3as, 4rb, 2dl), enquanto no opositor alentejano há que mencionar a prestação de Darius Gibson (15pts, 2res, 6as, 2rb). A nível coletivo importa sublinhar a seriedade e respeito demonstrado dentro de campo, não menosprezando um adversário que, apesar dos menores argumentos, é fiel às suas ideias e capaz de colocar problemas e “fazer suar” equipas com maior favoritismo à vitória.

Toda a estatística da nossa equipa aqui.