A noite de sábado aqueceu no Salvador Machado, palco de um grande jogo de basquetebol entre dois históricos rivais a nossa União e a Associação Desportiva Ovarense. Jogo que era aguardado ansiosamente pelos nossos adeptos, quer pelo cariz do confronto entre as duas equipas, que se antecipava intenso, quer pelo regresso “a casa” do novo reforço da época 2017-2018, James Ellissor.

Podemos ver o jogo aqui:

 

O jogo começou a um grande ritmo, com enorme intensidade defensiva e com duelos duros na lutas das tabelas. A nossa União entrou melhor no jogo, terminando o primeiro período com 25 pontos convertidos, contra 12 por parte da equipa vareira.

No segundo período, os papéis inverteram-se, com a equipa da Ovarense a aplicar uma forte e agressiva pressão campo inteiro, perante a qual a Oliveirense demonstrava enormes dificuldades em superar, consequenciando-se em inúmeros turnovers e elevada desorganização ofensiva.

Face a isto, a Ovarense protagonizou o seu melhor momento do jogo, realizando um parcial de 10-27. Ao intervalo, o marcador registava 35-39, com a nossa União a regressar ao balneário pronta para alterar a sua estratégia ofensiva.

O terceiro período foi pautado por algum equilíbrio, com a Oliveirense com dificuldade em concretizar os seus lançamentos criados através de movimentações ofensivas, mas a conseguir contrapôr a agressividade que se fazia sentir do lado da equipa de Ovar, “arrancando” inúmeras faltas que foram traduzidas em pontos através da linha de lançamento livre, terminando o período com 8 pontos de L.L., em 17 convertidos.

Destaque para Arnette Hallman, que representou a principal ameaça ofensiva da equipa da UDO neste período, com 11 pontos contabilizados. Ainda assim, a AD Ovarense, não vacilava, convertendo 23 pontos e indo para o derradeiro 4º período com 8 pontos de vantagem.

As maiores emoções estavam guardadas para o fim, com a Oliveirense a ser paciente e a recuperar a sua desvantagem, de forma gradual e não precipitada.

A menos de um minuto de terminar o encontro, a Ovarense estava a ganhar por 1 ponto, com Jermel Kennedy a converter um lançamento pouco ortodoxo que colocou a Ovarense com uma vantagem de 3 pontos.

Após desconto de tempo, João Abreu conseguiu “arrancar” uma falta, que viria a ser convertida em 2 pontos, através da linha de lance livre, encurtando novamente a distância no marcador para a margem mínima.

Posto isto, Nuno Manarte, a cerca de 25 segundos de terminar o encontro, pediu novo desconto de tempo para preparar uma das suas últimas posses de bola do encontro.

A equipa da União, aplicou todas as suas forças na defesa da reposição de bola da equipa vareira, forçando-a a incorrer numa violação de 5 segundos.

Norberto Alves aproveitou para utilizar o seu último desconto de tempo, preparando aquele que viria a ser o último ataque da Oliveirense.

O escolhido para atacar o cesto foi o estreante James Elissor, que apesar de bem trabalhado, não conseguiu finalizar o seu lançamento. A bola viria a ser recuperada pelo esforço e garra dos atletas da Oliveirense, que encontraram o capitão João Abreu na linha de 3 pontos, que a 7 segundos de terminar o encontro converteu uma “bomba” que colocou o coletivo oliveirense com 2 pontos de vantagem.

Ainda houve tempo para um último ataque da Ovarense, mas a melhor defesa do campeonato não deixou escapar esta suada e esforçada vitória.

Destaque para a enorme união e coesão de equipa, que permitiu superar um momento bastante negativo do jogo e presentear os seus adeptos, que encheram as bancadas do nosso Salvador Machado, com uma vitória saborosa sobre o rival vizinho.

Notas individuais para Arnette Hallman (23pts, 10res, 3rb), Travante Williams (13pts, 2res), James Ellisor (11pts, 8res), João Guerreiro (9 pts, 6 res) e João Abreu (7pts, 4 ass e 3 res).

No conjunto de Ovar, Jermel Kennedy (18pts, 6res), Cristóvão Cordeiro (9pts, 5res), Emanuel Sá (8pts, 2res) e Will Perry (5pts, 10ass).

Podemos consultar toda a estatística aqui.