Não houve tempo para pensar na derrota de sábado, frente ao CAB Madeira, uma vez que a nossa União viria a deslocar-se ao mítico pavilhão Capitão Nordeste, para defrontar a equipa do Illiabum perante o seu público entusiástico, num jogo que honrou a espetacularidade da modalidade.

Como seria expectável, o estatuto de jogo a “eliminar” que caracteriza a Taça de Portugal traduz-se numa pressão acrescida, e face a um adversário com uma enorme intensidade e agressividade defensiva, capaz de colocar problemas sérios na organização ofensiva de qualquer equipa do escalão principal do nosso basquetebol.

A entrada no jogo, por parte da nossa União foi menos positiva, executando três turnovers consecutivos perante a forte pressão a campo inteiro da equipa ilhavense. Posto isto, a Oliveirense pareceu, por momentos, ter encontrado a fórmula para bater essa pressão, especialmente na entrada para o segundo período do encontro, atacando a equipa do Illiabum em passe, partilhando a bola e capitalizando as suas ações ofensivas com enorme eficácia. Ainda assim, a equipa do Illiabum foi capaz de manter o equilíbrio, atacando de forma inteligente e aproveitando a criatividade e inspiração do seu número 22, Jeffrey Jr., que não deixou a nossa equipa ir para o intervalo com uma vantagem maior do que a margem mínima (42-43).

O início do 3º período revelou alterações táticas no que ao ataque da pressão defensiva do Illiabum diz respeito, tendo a equipa ilhavense também ajustado a sua estrutura defensiva durante o intervalo, mantendo toda a sua agressividade e empenho defensivo, forçando a Oliveirense a jogar fora do seu ritmo confortável, consequenciando-se em diversos turnovers. Ainda assim, o jogo interior da Oliveirense parecia funcionar, permitindo manter o equilíbrio que vinha a ser uma constante durante todo o encontro.

Já nos últimos dez minutos do tempo regulamentar, o Illiabum foi incapaz de manter toda a sua pressão a campo inteiro, possibilitando transições ofensivas mais tranquilos e movimentos ofensivos com maior grau de organização, mesmo perante a manutenção de uma defesa extremamente agressiva do bloqueio direto, traduzindo-se um adiantamento de 10 pontos favorável à nossa União. O Illiabum não “deitou a toalha ao chão” e estabeleceu um parcial de 13-0, à custa de tomadas de decisão de má qualidade por parte da equipa da Oliveirense. Ainda assim, a União fechou a pontuação do 4º período com um lançamento de três pontos convertido e defendendo a sua tabela da última posse de bola dos 40 minutos, favorável ao Illiabum. Ainda houve 2.5 segundos de ataque para o coletivo Oliveirense, colocando a decisão nas mãos de Eric Coleman, que viria a escorregar, devido à humidade que estava sobre o piso de jogo, infortuno esse que foi uma constante durante todo o encontro, tendo três das situações ocorridos em momentos chave do encontro.

Foram necessários três prolongamentos para a decisão do encontro, sendo que a Oliveirense partiu para eles, sem a sua estrela Arnette Hallman, que havia sido excluído no decorrer do 4º período. Na entrada para o 3º tempo extra, a equipa da casa entrou mais forte, incrementando a sua vantagem para os 10 pontos de diferença, que viria a ser incapaz de ser recuperada pela nossa União, face à elevada percentagem de lançamento exterior e talento ofensivo do extremo norte-americano Jeffrey Jr, que terminou o encontro com 41 pontos convertidos.

Importa salientar a percentagem de lançamento exterior da equipa do Illiabum, que atingiu os 43% de eficácia, aliado a 48 idas para a linha de lance livre (contra 25 da equipa da União Desportiva Oliveirense) e aos 28 turnovers executados pela UDO.

Destaques individuais para Travante Williams (28pts, 4res e 3rb), Raijon Kelly (23pts, 5res, 6as, 4rb e 1dl), João Abreu (13pts, 1res, 5as e 1rb), Eric Coleman (10pts, 12res, 4as, 1rb e 2dl), Arnette Hallman (10pts, 7res, 1as, 2rb e 1dl) e Luka Nikolic (9pts, 14res e 1as). Do lado da equipa da casa Jeffrey Jr. fez uma exibição extraordinária (41pts, 8res e 7rb), acompanhado pelos seus colegas Filip Simic (19pts, 1res, 6as e 1rb), Marko Loncovic (15pts, 10res, 2as e 2rb), Filip Pejovic (10pts, 5res, 2as, 2rb e 1dl), Augusto Sobrinho (9pts, 3res, 4as, 2rb e 1dl) e Nuno Sá (8pts, 2res, 1as e 1rb).

 

Fotos por Rita