Neste sábado, dia 13 de Janeiro, a nossa equipa da União Desportiva Oliveirense deslocou-se ao Barreiro, para defrontar a equipa do Galitos do Barreiro, 6º classificado do Campeonato da LPB Placard à entrada para este jogo.

Antevia-se um jogo intenso e físico, perante uma equipa com uma elevada organização ofensiva, traduzindo-se na necessidade de um altíssimo grau de aplicação e agressividade nos aspetos defensivos.

O jogo iniciou com um primeiro período pautado pelo equilíbrio entre as duas equipas e correspondendo à expetativa criada em torno da agressividade defensiva da equipa do Galitos, impondo o seu tamanho na zonas próximas ao cesto. Ainda assim, a equipa da Oliveirense, não se deixou intimidar, encontrando várias soluções ofensivas. O período terminou com 23-20, favorável à equipa da casa, em parte devido ao acerto exterior, contabilizando 3 lançamentos de 3 pontos convertidos, que viriam a ser os únicos durante toda a partida.

A nossa União iniciou o 2º período de forma exímia, quer a nível defensivo, quer a nível ofensivo, criando sérias dificuldades ao coletivo do Barreiro, que apenas ia conseguindo encontrar soluções pelas mãos do seu imponente jogador norte americano, Dominic Lee, contabilizando 6 dos 8 pontos convertidos pelo Galitos, neste período do encontro.

Já a Oliveirense, colhendo os frutos do seu empenho defensivo, terminou o período com a conversão de 15 pontos, sem resposta contrária, estabelecendo um parcial de período de 8-25, fixando o marcador ao intervalo com 31-45.

Os 3º e 4º período foram caracterizados pela gestão e domínio dos ritmos e momentos de jogo, por parte da equipa da Oliveirense, atacando inteligentemente as vantagens e os espaços criados pelos bloqueios diretos e dominando defensivamente, com agressividade e entrega, forçando o Galitos a lançamentos atípicos e à busca de soluções maioritariamente individuais, com 9 pontos averbados através da conversão de lances livres.

O jogo terminou com o resultado estabelecido em 60-86, revelando uma vez mais a forte capacidade da equipa da União Desportiva Oliveirense em neutralizar os pontos fortes da equipa adversária, através de uma estratégia defensiva muito bem definida e aplicada.

Destaque para o regresso do capitão João Abreu, bem como para as exibições individuais de Travante Williams (15pts, 7res, 4as e 1dl), João Balseiro (12pts, 4res, 1as e 2rb), João Guerreiro (11pts, 2res e 2as), Luka Nikolic (8pts, 7 res e 2 ass) e Eric Coleman (10pts, 3res e 1rb).

Podes consultar todas as estatísticas no site da FIBA e no site da FPB.