A nossa Oliveirense arrancou uma importante vitória frente ao Barreirense Dif Broker, com um 3º período memorável com um parcial de 9 – 26 contrapondo ter perdido os 3 restantes períodos (20 – 15, 25 – 18, 09 – 26 e 24 – 23).

Este jogo a contar para a 9ª jornada da Liga Placard, no Pavilhão Pavilhão Municipal Luís de Carvalho no Barreiro, pôs frente a frente a nossa equipa da Oliveirense, 2ª classificada com 6 vitórias em 8 jogos e a equipa do Barreirense, última classificada assim sem vitórias nesta Liga.

O Barreirense terá aproveitado estas 2 semanas sem competir na Liga para se preparar para este jogo e fez uma excelente primeira parte com 45 pontos, muito acerto no lançamento e a conseguir parar os pontos fortes da União.

A Oliveirense, que vinha de um jogo 3 dias antes com o Benfica, não entrou bem no jogo. Fazendo lançamentos pressionados e sem conseguir fazer jogo interior, a nossa equipa sentiu muitas dificuldades para virar o rumo dos acontecimentos e chegou a ter 12 pontos de desvantagem quase no final do 2º período.

O descanso, e com certeza a conversa com o nosso treinador Norberto Alves, serviram de tónico para um regresso ao jogo com uma excelente atitude. Com uma defesa mais pressionante, que levou a turnovers e lançamentos falhados do adversário, forçando o nosso forte jogo interior e rodando a bola para lançamentos com menor pressão, os pontos foram-se somando.

Após o empate a 52 pontos que marcou o ponto de viragem no encontro, não mais a nossa União perdeu a liderança do marcador até final do jogo, fazendo neste 3º período o parcial de 9 – 26 para um resultado de 54 – 59.

O 4º e decisivo período foi muito competitivo e foi necessário o melhor da Oliveirense para segurar a vantagem e trazer a vitória. Com efeito, a 3 minutos do fim, vencíamos pela margem mínima de 1 ponto e foram 3 minutos de grande controlo emocional onde estivemos mais consistentes.

Raijon Kelly assumiu a responsabilidade com um lançamento de 3 pontos convertido, seguido de entrada para o cesto onde tirou uma falta, convertou ambos os lances livres e na jogada seguinte fez ainda um roubo de bola.

E no “jogo das faltas” para tentar parar o tempo de jogo, o nosso João Balseiro não falhou os 2 lances livres e Arnette Hallman assegurou 1 ponto que precisávamos para ter os 4 pontos que nos deram as “duas posses de bola de vantagem” para controlar os instantes finais do jogo.

Chegamos assim ao final do jogo com uma vantagem de 4 pontos, num jogo muito difícil que espelha a competitividade da Liga Portuguesa de Basquetebol.

Na nossa equipa, destaque coletivo para a União de todo o grupo em busca da recuperação e da vitória, ao nosso treinador Norberto Alves pela procura contínua de soluções para inverter o sentido de jogo, e destaque individual para Travante Williams (23pts, 3res, 1as e 2rb), Arnette Hallman (20pts, 3res, 5as e 1rb), Eric Coleman (12pts, 15res, 2 as e 1rb) e João Balseiro (10pts, 1res, 1as e 1rb).

De destacar ainda a grande consistência e serenidade do nosso base João Abreu (5pts, 2res e 4as) e confiança de Raijon Kelly cujos 5 pontos surgiram num momento decisivo do jogo.

Evolução do marcador (Resultados parciais)

  • 1º Período: 20 – 15
  • Intervalo:  45 – 33 (25 – 18)
  • 3º Período: 54 – 59 (09 – 26)
  • Final: 78 – 82 (24 – 23)

Analisa aqui as estatísticas completas.

Estatísticas individuais da Oliveirense Basquetebol:

  • UD OLIVEIRENSE            PTS        REB       AS
  • 0            T. Williams        23          3            1
  • 2            E. Coleman        12          15          2
  • 4            J. Abreu             5            2            4
  • 6            J. Barbosa          0            0            2
  • 7            J. Guerreiro       0            0            0
  • 10          R. Azevedo        3            0            0
  • 11          R. Franca            0            0            0
  • 17          E. Guimarães    0            0            0
  • 22          A. Hallman        20          3            5
  • 24          J. Balseiro          10          1            1
  • 43          L. Nikolic            4            4            0
  • 50          R. Kelly               5            0            1

O próximo jogo da nossa equipa é em casa, nesta sexta-feira, feriado, 8 de dezembro, às 21h no Pavilhão Dr. Salvador Machado. É o jogo da 10ª jornada da Liga, frente à difícil equipa do Illiabum, que ocupa o 5º lugar do campeonato.

Estaremos com toda a comunidade que segue o Basquetebol da UD Oliveirense no pavilhão a apoiar. Precisamos de mais esta vitória até porque o jogo seguinte é em casa do Vitória SC – Guimarães atual 2º classificado com mais um jogo que a nossa equipa.